segunda-feira, 28 de outubro de 2013

CARNE VERMELHA: o problema não está na marca!

Consumo excessivo de carne vermelha aumenta risco de câncer

Ingerir muita carne vermelha aumenta os riscos de desenvolver câncer, segundo estudo da Universidade de Harvard, divulgado recentemente. Os pesquisadores observaram estilos de vida e hábitos alimentares de 37.689 homens e 83.644 mulheres por 28 anos. Nesse período, 9.464 voluntários morreram devido a algum tipo de câncer. Outro fatores de risco como tabagismo, histórico familiar e idade, foram descartados, fazendo com que os pesquisadores concluíssem que existem fortes indícios entre o consumo do alimento e a incidência de câncer.
Os especialistas recomendam que o consumo de carne vermelha seja de, no máximo, 70g por dia, o que corresponde a meio bife. De acordo com o estudo, uma pessoa que consome um bife de 140g por dia teria 10% de chances de morrer de câncer. Se a carne for processada (hambúrguer, salsicha ou bacon, por exemplo) o percentual se elevaria para 16%. Os resultados obtidos se referem especialmente aos frequentadores assíduos de churrascarias.
Como forma de prevenção ao câncer, os pesquisadores recomendam moderação ao ingerir a carne vermelha, sem a necessidade de retirar o alimento por completo das refeições.



MEU COMENTÁRIO: Acho inadmissível que num país banhado por oceano, os pescados ainda custem tanto. Não há estímulo para um aumento do consumo de peixes, que sabidamente fazem muito mais bem, do que mal. Será que existe uma "pressão" de grupos de produtores bovinos para que nossos governantes não invistam na pesca? Tenho visto muita propaganda de carne na TV e muito e-mail criticando determinada marca, mas isso é o que menos importa. Come-se muita carne vermelha, muita carne gorda e reduzir este consumo sim, é mais importante que criticar essa ou aquela marca. Todo o processo de produção da carne está condenado e condenando você! Sugiro a leitura do livro Anti Câncer de Daivid Schribber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário