segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

EXERCÍCIOS FUNCIONAIS


Você já ouviu falar em exercícios funcionais? Algumas academias deixaram de ter como principal foco apenas a busca pelo corpo perfeito e passaram a ter como opções em sua programação, as aulas que levam a conquista de uma vida mais saudável e funcional.
O principal objetivo desse tipo de exercício é deixar o corpo preparado para os desgastes e funções do dia a dia. Exercícios funcionais, são aqueles que fortalecem e alongam os músculos utilizados em atividades rotineiras:  subir  escadas sem se cansar tanto,  abaixar e levantar sem ficar com a coluna "travada", ou ainda, digitar por diversas horas sem sofrer  com tendinites. Além disso, pode ajudar você a evitar as idas e vindas aos hospitais ou clínicas de fisioterapia, por causa de crises de dores na coluna em decorrência de algum movimento brusco.
Pilates,  Gymnastic Ball ou Fitball – atividades com o Bolão ou, até mesmo a Musculação, desde que direcionada aos grupos musculares que sustentam as principais atividades diárias, são práticas muito recomendadas para quem quer pensar hoje, no amanhã. Você pode utilizar técnicas que combinem os movimentos do nosso cotidiano com um treinamento de força muscular. O resultado é um treinamento com uma carga média para forte e um número de repetições compatível com o peso utilizado.
As aulas utilizam bolas, elásticos e plataformas especiais. São estes os principais responsáveis por dar equilíbrio e estimular os seus músculos.
Quando falamos em exercícios funcionais, não nos preocupamos somente com o perfil físico ou com as medidas dos alunos, mas sim com a capacidade de concentração, força e coordenação que se pode adquirir com as aulas. Flexibilidade, agilidade e força são as principais metas. Entre os benefícios mais observados, destacam-se a redução das dores musculares e do cansaço físico geral e a melhoria da flexibilidade.
Não há dúvida quanto aos benefícios deste treinamento, mas os alunos acostumados a “malhação” comum na maioria das academias, poderão achar os exercícios funcionais um pouco mais lentos e desestimulantes. Mas, para aqueles que estão cansados das modalidades  mais badaladas, essa é, sem dúvida, uma opção inteligente, seja para a estética ou para a saúde.

Maurício Bertolossi Moreira
Personal Trainer – CREF 5511

Nenhum comentário:

Postar um comentário