segunda-feira, 18 de novembro de 2013

FALTA DE ATIVIDADE E DISTRIBUIÇÃO DE GORDURA

A prática regular de atividade física traz imensas vantagens para a saúde. Tais benefícios estão indiscutivelmente estabelecidos e são bem conhecidos pela grande maioria das pessoas. Consequentemente, o risco de muitos problemas físicos poderia ser reduzido com a prática de exercício no dia a dia.
Estudos realizados nos últimos anos sugerem que o comportamento sedentário (caracterizado pelo tempo que se passa em atividades recreativas em que nos encontramos sentados, como, por exemplo, assistindo televisão, lendo, jogando cartas, etc.) pode estar relacionado com um maior risco de desenvolvimento de uma série de problemas de saúde. Algumas complicações possíveis incluem a obesidade, a hipertensão, a diabetes, a síndrome metabólica e problemas cardiovasculares. Em alguns casos, esse risco pode persistir, independentemente de quanto nos exercitamos.
Uma pesquisa recente publicada na revista Medicine and Science in Sport and Exercise concluiu que o hábito de ficar sentado e a prática de atividade física têm associações distintas com a acumulação de gordura localizada em adultos mais velhos. Os resultados do estudo, conduzido pela Dra. Britta Larsen (pesquisadora da University of California San Diego), mostrou que a prática de exercícios estava associada a um grau menor de gordura intratorácica, visceral, subcutânea e intramuscular, enquanto um maior grau de sedentarismo estava associado a maiores níveis de gordura nas regiões pericárdica e intratorácica.
Leia mais em

Nenhum comentário:

Postar um comentário