quarta-feira, 19 de junho de 2013

Óleo de peixe ajuda a conter o câncer

O óleo de peixe, utilizado comumente no enriquecimento de dietas, tem potencial para agir em outra frente da medicina: a de recuperação de pacientes com câncer. É o que indica um estudo feito por professores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Eles utilizaram o suplemento durante o período pós-operatório de pessoas submetidas a cirurgias de câncer gastrointestinal e perceberam uma melhora na resposta imunológica dos pacientes.

Sessenta e três voluntários participaram do estudo e foram divididos em dois grupos. O experimental, que recebeu a infusão com óleo de peixe, tinha 31 pessoas. O de controle, com 32, foi tratado com emulsão normalmente aplicada depois da retirada de tumores. Os pesquisadores notaram, no primeiro grupo, um aumento da substância interleucina IL-6, que é um mediador imunológico relacionado com inflamação, além de maiores níveis da interleucina IL-10, que tem propriedades anti-inflamatórias.

De acordo com a bióloga Raquel Torrinhas, que realizou a pesquisa com o professor e orientador Dan Waitzberg, nutrólogo da USP, as constatações foram positivas ao tratamento. “Esses pacientes apresentaram algumas funções e marcadores de funções de células imunológicas mais preservadas do que aqueles que receberam a emulsão de controle. Os efeitos podem prevenir a imunossupressão, que é a redução da atividade ou da eficiência do sistema imunológico”, explica.



Por Vilhena Soares do Correio Braziliense
4.6.13

Nenhum comentário:

Postar um comentário