terça-feira, 7 de maio de 2013

O que as grávidas podem fazer ?


Bebida alcoólica com moderação é permitido? E tomar remédio? Alguns hábitos ainda provocam controvérsia e obstetras discordam sobre o que restringir durante a gravidez

Raquel Paulino - especial para o iG São Paulo 



Thinkstock/Getty Images
Grávida pode frequentar academia, mas com algumas limitações
Consumir bebida alcoólica? 
Há controvérsia. Os médicos são unânimes em afirmar que as destiladas (vodca, cachaça, tequila, rum, gim etc.) são 100% vetadas na gravidez, por poderem levar à SAF (Síndrome Alcoólica Fetal).
Já quanto às fermentadas (cerveja e vinho), muitos dos médicos divergem. 
Fumar? 
Não. Cigarros não fazem bem a nenhuma pessoa, independentemente de sexo e idade. Para gestantes, eles são vetados porque o fluxo sanguíneo diminui, o transporte de nutrientes para o feto fica deficiente, o bebê nasce com baixo peso e QI menor. Há, ainda, o risco de parto prematuro. Caso a fumante sinta ansiedade por abandonar os cigarros durante a gravidez, uma boa saída é o tratamento com acupuntura.
Comer sushi? 
Sim, mas com cuidados. A maior preocupação no caso de alimentos crus é em relação ao seu armazenamento e manuseio. A mulher só deve comer peixe cru durante a gravidez se tiver certeza de que ele está bem conservado. Cuidados com molho shoyu que acompanha o peixe cru: “Ele tem uma concentração muito alta de sal, o que não é bom para a mulher nesse período”.
Viajar de avião? 
Sim, mas não durante toda a gestação . O problema de gestantes embarcarem em aviões não é apenas a altitude. O que mais preocupa os médicos, em todos os estágios da gestação, é o tempo que a mulher ficará sentada durante a viagem. “Uma grávida em solo tem cinco vezes mais chances de ter trombose do que o restante da população. Em voo, essa proporção sobe para dez vezes”, afirmam os médicos. 
Tingir os cabelos? 
Há controvérsia. Alguns médicos não enxergam problemas se a mulher tingir os cabelos do quarto mês de gestação em diante, desde que a tinta não tenha contato com o couro cabeludo e sua fórmula não contenha amônia ou chumbo.
Fazer ginástica na academia? 
Sim, mas com limitações. A mulher que já tem uma rotina de malhação na academia pode continuá-la durante a gestação, mas precisará abrir mão dos exercícios de impacto, dos saltos e das flexões de coluna, que comprimem o útero contra a estrutura óssea da bacia. Repetições em aparelhos para braços e pernas são liberados com carga baixa. Esteira e bicicleta devem ser feitas na velocidade que não cause desconforto à mulher. “A grávida continua aquilo que estava acostumada a fazer. Quem não ia à academia não vai começar nesse momento. Não tem motivo para virar atleta durante a gestação”, recomendam. 
Tomar remédios? 
Há controvérsia. No caso de antidepressivos, apenas o obstetra que cuida da gestação, com base em exames, poderá decidir se o medicamento será mantido ou suspenso pelos nove meses.Quando o assunto são aqueles remédios que todo mundo tem na bolsa, as opiniões dos médicos variam, alguns achando prudente também não ingerir, outros achando possível tomar um ou outro medicamento de vez em quando.
Adaptado de  http://delas.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário