quinta-feira, 23 de maio de 2013

O EXCESSO DE TREINAMENTO


O SPORTV REPÓRTER DESTE DOMINGO LEVOU AO AR UMA INTERESSANTE MATÉRIA SOBRE O OVERTRAINING.
MAS, O QUE É ISSO? A PALAVRA RESUME O EXCESSO DE TREINAMENTO. EXCESSO DE EXERCÍCIO FÍSICO.
NUM PASSADO RECENTE, SÓ SOFRIAM DESTE MAL, ATLETAS DE ALTO NÍVEL,  DESPORTISTAS QUE SE SUBMETEM A TREINOS FORTES, VISANDO RESULTADOS QUE SATISFAÇAM SEUS PATROCINADORES.
COM A AMPLA DIVULGAÇÃO DOS BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO PRA SAÚDE, DIVERSOS PRATICANTES ANÔNIMOS FORAM SURGINDO.  A CORRIDA, POR EXEMPLO, É O ESPORTE MAIS PRATICADO NO ESTADO DE SÃO PAULO. A MUSCULAÇÃO FICA EM SEGUNDO LUGAR.
O PROBLEMA É QUANDO O TREINAMENTO VIRA QUASE QUE UMA OBRIGAÇÃO. COMO SE FIZESSE O PAPEL DO TRABALHO PARA DIVERSAS PESSOAS. NESTE PONTO DO EXAGERO, APARECE O VÍCIO DO EXERCÍCIO. AÍ SURGEM AS CONTUSÕES.
PSIQUIATRAS E FISIOLOGISTAS, CONSULTADOS PELOS JORNALISTAS APONTAM AS CAUSAS DESTA BRUSCA FRENÉTICA PELO TREINAMENTO EM EXCESSO: MAU RELACIONAMENTO EM CASA E NECESSIDADE DE MAIS ADRENALINA.
ALGUNS COMEÇARAM A TREINAR PRA EMAGRECER, OUTROS PRA “FUGIR” DE CASA E AINDA OUTROS, NA BUSCA PELO SUCESSO, QUE NÃO CONSEGUEM NA VIDA PROFISSIONAL.
O FATO É QUE O EXERCÍCIO NA DOSE CERTA É O MELHOR REMÉDIO PRA PREVENIR E TRATAR VÁRIAS DOENÇAS CRÔNICAS. MAS, CUIDADO!!! NÃO PODE VIRAR OBSESSÃO.
MAURÍCIO MOREIRA
PERSONAL TRAINER
CREF 5511-G

Nenhum comentário:

Postar um comentário