sexta-feira, 19 de abril de 2013

GORDO OU MAGRO? QUEM TEM SAÚDE?

SOU ABORDADO, POR VEZES, QUANDO FAÇO MINHAS AVALIAÇÕES FÍSICAS, POR PESSOAS, GERALMENTE "GORDINHAS" QUE ME QUESTIONAM SE O FATO DE SER MAGRA REPRESENTARÁ SAÚDE.
MINHA RESPOSTA: NEM SEMPRE!
TENHO OBSERVADO QUE AQUELES QUE SE ENCONTRAM ACIMA DO PESO QUEREM JUSTIFICAR SEU EXCESSO DE GORDURA, ALEGANDO TEREM MUITO BOA SAÚDE. E DIZEM QUE CONHECEM MUITOS MAGRINHOS E MAGRINHAS QUE VIVEM DOENTES.
PODE SER VERDADE...
HÁ MAGREZA QUE LEVA À FALTA DE SAÚDE. GERALMENTE QUANDO SE ESTÁ ABAIXO DA LINHA DO PESO IDEAL. A PESSOA ACUSA MAL ESTAR, SOFRE COM GRIPES FREQUENTEMENTE... ENFIM, PODE NÃO TER BOA SAÚDE. ENTRETANTO, VALE DIZER QUE SE A PESSOA É MAGRA MAS SEUS EXAMES CLÍNICOS SÃO BONS, NÃO DEVE SE PREOCUPAR COM A MAGREZA.
POR OUTRO LADO, EXISTEM "GORDINHOS" QUE SE SENTEM BEM, PRATICAM ESPORTES E SEUS EXAMES CLÍNICOS VÃO BEM TAMBÉM. DIGO PRA ESTES QUE ACOMPANHEM SEU PESO CRITERIOSAMENTE, NÃO DEIXANDO QUE ELE ESCAPE AOS POUCOS, POIS A SAÚDE DE HOJE NÃO SERÁ GARANTIA DE BEM ESTAR AMANHÃ...
EXISTEM DIVERSOS ESTUDOS QUE RELACIONAM A OBESIDADE A DIVERSAS DOENÇAS E ESTAS NÃO VEM DE IMEDIATO, SURGEM AOS POUCOS. PORTANTO, NEM GORDURA E NEM MAGREZA EXTREMA REPRESENTAM SAÚDE. FIQUE ATENTO !!!
MAURÍCIO MOREIRA
CREF 5511-G

Nenhum comentário:

Postar um comentário