terça-feira, 1 de julho de 2014

Como escolher o tênis ideal?


Com foco na corrida e caminhada, é fundamental levar em conta elementos que vão determinar a compra do produto certo. O ortopedista começa a lista pelo preço. Ele delimita modelos na faixa entre R$ 300 e R$ 1.500 como aqueles que vão agregar características básicas para essas atividades. Em seguida, destaca o conforto, já que é preciso ter uma identidade entre o pé e o calçado. “Há diferenças anatômicas de pé para pé que precisam ser levadas em conta.” Outro ponto de análise é quanto ao tipo de apoio, que pode ser neutro (considerado normal), supinado (inclinação para dentro) ou pronado (a planta do pé desvia para fora, o pé chato). “Tudo isso tem de influenciar na decisão de compra.”

A flexibilidade do tênis e a atenção que se deve ter com o peso. “A sensação é de quase andar descalço. Para esportes, é importante que sejam ultraleves, porque vão fazer diferença na performance.” A ventilação é outra preocupação. “A umidade favorece fungos e, nesse caso, é preciso atentar para palmilha e meias ajustadas.”

Nada de tênis velho. Para aqueles que praticam uma atividade física regular, a receita é “três calçados com idades diferentes para que haja um rodízio. Um novo, outro com meia-vida e um mais velho. Recomendo duas aquisições por ano. A troca a cada quatro, seis meses. Essa atitude é uma prevenção. Mas não existe regra encaixotada, tem o problema do preço, logo, é adequar caso a caso”. A favor do consumidor, o avanço acelerado da tecnologia. “Hoje, os tênis são fabricados para pés pronados e supinados. Então, basta encontrar o modelo certo e se certificar de que o vendedor está orientado a passar as informações corretas.

Arnóbio Moreira Félix, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Minas Gerais (Sbot-MG)
Adaptado de http://sites.uai.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário