quarta-feira, 2 de julho de 2014

Como se hidratar bem durante o dia?

Houve-se muito que é preciso beber água, é preciso beber sucos, necessitamos de cerca de dois litros de água por dia. Se é mesmo necessário isso tudo de verdade, não sabemos. Há quem diga que isto é invenção da Indústria da Água - grandes empresas que envazam e comercializam as águas minerais.
Enfim, uma coisa é certa - precisamos beber água, precisamos de líquidos. Com base em muito do que já li a esse respeito e em minha experiência própria, posso afirmar que cada um de nós possui uma necessidade toda especial. Uns precisam beber 1 litro e meio...outros mais de dois litros. Atletas de alto rendimento, bebem cerca de três litros.
Observe a cor de sua urina. Ela não deve estar nem muito escura e nem muito clara demais. Se está escura, você bebe pouca água e está desidratado. Pode estar forçando seus rins, intestinos e tendo dores de cabeça a toa. É só beber um pouquinho mais de água e verificar a cor da urina.
A cor muito clara da urina também não é ideal. Pode ser sinal de que diversos minerais necessários a nossa boa saúde estão se diluindo na digestão e "passando" rapidamente pelo organismo sem serem absorvidos.
Interessante a dica que recebi outro dia de um grande acupunturista. Pegue uma garrafinha de 500 ml de água, pingue algumas gotinhas de limão, coloque uma pitada de sal e açúcar e está pronto seu hidratante natural. Com pouca ingestão de água e uma pitada de sabor, você hidrata a manhã toda. Faça a tarde também.
E...quanto aos isotônicos - Gatorade e cia limitada...deixe para os atletas beberem. Eles sim, precisam dessas concentrações de líquidos, devido as altas perdas que sofrem durante seus treinamentos. Você, esportista dedicado, que vai a academia suar um pouco ou faz sua corridinha três vezes por semana, não precisa consumir estes líquidos.
Bons treinos! Ótima saúde pra você!
Maurício Moreira
CREF 5511 - G

Nenhum comentário:

Postar um comentário