terça-feira, 6 de agosto de 2013

ORGÂNICOS MAIS CAROS POR QUE?

Por que os produtos orgânicos são mais caros?

O preço dos orgânicos pode variar de acordo com o local da compra. Nos supermercados, normalmente, são mais caros. Já nas feiras de produtores, costumam ser mais baratos. No entanto, existem outros fatores que influenciam o preço mais elevado


Luciana Fuoco
Vida Simples 
"Alguns produtos são sempre mais caros, porque são de adaptação forçada ao nosso ambiente. A batatinha e o tomate, por exemplo, são difíceis de produzir, pois exigem clima ou solo muito diferentes do que as condições em que a gente vive. E isso faz com que custem mais", explica o professor Carlos Armênio Khatounian, do departamento de Agroecologia e Agricultura Orgânica da Esalq-USP.
Se pensarmos no valor da carne orgânica - que, em geral, é de 10% a 15% mais cara -, a lógica também esbarra na produção. No sistema orgânico, é preciso buscar uma solução que não envolva produtos sintéticos (antibióticos, adubos químicos).
"A diferença de filosofia retrata os diferentes sistemas de produção. Além disso, o sistema orgânico produz de forma mais saudável, porém em menor quantidade", afirma o professor Claudio Haddad, do departamento de Zootecnia da Esalq-USP. Para Ming Liu, coordenador executivo do Projeto Organics Brasil, "o baixo volume afeta diretamente sua distribuição e seu preço final".
MEU COMENTÁRIO: Estive de férias e passando na estrada, próximo a Cambuí-MG, parei pra comprar morangos. O preço da caixa do morango convencional era de 10 reais, contra 16 do orgânico. Já ouvi várias explicações pra isso, li várias explicações e tenho minhas conclusões.
                                Acredito que no momento em que houver mais divulgação a respeito dos alimentos orgânicos, mais gente de diversas classes sociais, irão buscar este tipo de alimento. Gente simples também sabe o que é bom! Acontece que hoje, quem busca estes produtos " pode pagar" o que é pedido. Como a produção destes alimentos é mais difícil, o custo é repassado para o consumidor final.
Maurício Moreira
CREF 5511 - G

Nenhum comentário:

Postar um comentário