quarta-feira, 1 de outubro de 2014

GENGIBRE: Saiba como usar esta raiz

Comer muito gengibre pode fazer mal?

É verdade que comer gengibre em excessopode trazer alguns problemas. Segundo a nutricionista Alessandra Carneiro, uma quantidade exagerada por dia pode causar desconforto estomacal, provocar gases e dificultar a digestão. Contudo, a especialista garante que não há risco de problemas mais graves para pessoas saudáveis. “Quem não tem problemas de saúde e consome muito gengibre pode até sentir algum tipo de mal estar no estômago, mas não deve passar disso. Ninguém passa mal por comer muito da raiz”, garante.
O indicado por especialistas é consumir algo em torno de dois pedaços de cerca de 3 cm diariamente. Essa medida equivale a cerca de duas colheres de chá do gengibre ralado.

Gengibre aumenta a pressão?

Quem sofre de pressão alta não deve consumir gengibre. “Hipertenso não pode de jeito nenhum. O alimento acelera o metabolismo e aumenta a vasodilatação, o que pode causar um descontrole da pressão arterial que pode ser perigoso”, alerta Alessandra, que afirma que mesmo quem toma medicação e tem o problema controlado não deve consumir.
Ainda de acordo com a profissional, essa alteração na pressão só é prejudicial a quem é hipertenso. Para pessoas saudáveis não há perigo em ter o metabolismo acelerado com o gengibre, pelo contrário, é um alimento aliado da saúde e da dieta que deve estar presente no cardápio.

Gengibre na gravidez

Créditos: ThinkstockGengibre pode provocar aborto (Créditos: Thinkstock)
Outra dúvida muito comum é se grávida pode comer gengibre. A raiz é contraindicada para gestantes, principalmente nos três primeiros meses de desenvolvimento do feto, porque possui efeito abortivo. Mesmo depois desse período, deve existir muita cautela e o melhor é não consumir. “Mulheres têm tendência a desenvolver pressão alta na gravidez, que é chamada de eclampsia. Como o gengibre aumenta a pressão, pode acabar favorecendo esse quadro. Por isso, é sempre melhor não comer. Não há necessidade de provocar um problema”.
Se você não está no grupo de risco – não é gestante ou hipertensa – e quer consumir gengibre, conheça os benefícios dessa raiz na galeria abaixo e descubra como ela pode transformar o seu corpo.
http://www.bolsademulher.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário