segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A polêmica dos adoçantes

E continua a polêmica: devo usar adoçantes? Qual o melhor? É cancerígeno? Faz eu ter vontade de comer mais açúcar? Engorda? Ajuda a emagrecer?
A pesquisa divulgada ontem no Fantástico da Globo, mostrou que ratos que usavam adoçantes tinham tendência a engordar.
A reportagem ainda mostrou pessoas que se utilizavam de adoçantes compulsivamente e que desenvolviam diabetes.
Acredito que toda pesquisa, principalmente quando não é em humanos, necessita de um tempo para ser ratificada. Essa não é só minha opinião, mas é ideia corrente na comunidade científica. Assim sendo, e o próprio pesquisador recomendou, aceite os dados apresentados com moderação.
Acho importante ressaltar que a entrevista mostrou extremos. Uma moça que usa 90 gotas de adoçante por dia!!! Isso não pode ser normal...Alguém que pinga adoçante em morangos para então comê-los?
Quase tudo com moderação pode ser bom, mas os exageros são condenáveis. Eu fico com a ideia de que, pelo menos no início, deve-se usar o adoçante como complemento, utilizando-se açúcar cristal em pequenas quantidades e uma ou duas gotinhas de adoçante. Eu fico com a Stévia, por ter muito menos sódio que os demais e por ser mais natural.
Você tem que procurar o que é melhor pra você e se for continuar usando o próprio açúcar...use-o com moderação. Espero ter ajudado...
Maurício Moreira
CREF 5511-G

Nenhum comentário:

Postar um comentário