terça-feira, 17 de setembro de 2013

MEDIDA CERTA, PROPOSTA ERRADA

O quadro Medida Certa da rede Globo sem dúvida nenhuma é de grande importância e mostra que a prevalência do sobrepeso e do sedentarismo é hoje um fato que, além de já ser caracterizado como uma verdadeira epidemia, com certeza dá muita audiência.
Com certeza, a intenção é muito boa, uma vez que o projeto procura levar a proposta de fazer exercícios, estimulando a população com ações promocionais em praças públicas, além de usar artistas conhecidos para promover uma maior sensibilização.
Apesar de bem intencionado, o projeto tem algumas deficiências que talvez sejam consequência de priorizar a audiência, que com certeza é a mola propulsora da maior importância.
O que mais chamou a atenção foi a falta de um diagnóstico adequado do estilo de vida e das aptidões e necessidades específicas dos participantes. O cuidado com a prevenção de problemas, que inclusive já provocou uma séria dificuldade em uma das participantes, não foi devidamente considerado. Sabemos que os métodos de avaliação empregados deixaram muito a desejar. Este é um aspecto que chama muito a atenção, porque estamos falando de um quadro que está servindo de exemplo para milhões de pessoas.
Agora, o problema mais sério é o método utilizado, talvez fruto da necessidade de criar um quadro para a televisão em um programa semanal. A proposta de um programa de intervenções agressivas nós já sabemos que não funciona como resultado definitivo. É quase a mesma proposta de um spa, onde as pessoas são “patrulhadas” com restrições muito agressivas, perdem peso, entretanto quando o programa termina voltam a ganhar todo o peso perdido e ainda com um saldo a mais.
Para perder peso, ganhar condicionamento físico e saúde, é precisoMUDAR HÁBITOS. Não deu para perceber nenhuma satisfação dos participantes ao fazer os exercícios propostos, ao contrário, ou eles estavam envolvidos em atividades competitivas ou fazendo exercícios com enorme sacrifício e desconforto. Dificilmente algum deles irá manter estas propostas quando o programa terminar. É quase a mesma coisa que a lipoaspiração que um dos participantes declarou ter feito. Voltaram os hábitos errados, voltou a gordura acumulada.
Seria ótimo se a excelente intenção do programa adotasse a proposta correta, tentando intervir dentro da rotina de vida de cada um, propondo exercícios e orientações de correção de hábitos nutricionais inadequados que pudessem ser bem aceitos e proporcionassem sua adoção definitiva. As atividades físicas propostas teriam que ser realizadas com prazer pelos participantes e a orientação nutricional corrigir as “imprudências”.
De qualquer forma devemos louvar a iniciativa da Globo, e quem sabe esperar que o próximo quadro tenha uma proposta mais adequada proporcionando ATINGIR E MANTER a medida certa.
meu comentário: CONCORDO PLENAMENTE E ACRESCENTO QUE ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS DEVERIAM SER DADAS SEMPRE POR PROFISSIONAL NUTRICIONISTA. Maurício Moreira CREF 5511 G  

Nenhum comentário:

Postar um comentário