terça-feira, 16 de abril de 2013

EXERCÍCIOS LEVES ALIVIAM DOR


Para aliviar a dor muscular, aposte em exercícios leves

Pesquisa mostra que eles funcionam tão bem quanto massagem na hora de aliviar a musculatura dolorida da malhação





Getty Images
Malhação leve: ela pode ajudar a aliviar as dores causadas pelo exagero na prática de exercícios
As dores musculares que surgem depois de malhar mais do que o habitual podem ser aliviadas tão bem por uma nova sessão de exercícios quando pela massagem, aponta um novo estudo.
“Existe uma crença comum de que a massagem é a melhor forma de aliviar essas dores, mas não é. Na pesquisa mostramos que massagem e exercícios tiveram os mesmos benefícios”, disse Lars Andersen, principal autor do estudo e professor do Centro Nacional de Pesquisa para o Ambiente de Trabalho, em Copenhague (Dinamarca).
Estudos anteriores já haviam mostrado que a massagem pode oferecer algum alívio para as dores decorrentes da atividade física. Para ver se exercícios leves podiam ter o mesmo efeito da massagem, Andersen e seus colegas pediram a 20 voluntárias para fazer um exercício de ombros conectadas a uma máquina de resistência.
As mulheres trabalharam os ombros enquanto a máquina aplicava resistência, uma atividade que envolveu os músculos trapézios, localizados entre o pescoço e os ombros. Dois dias depois, as mulheres voltaram para o laboratório com dores musculares nos trapézios. Em média, eles classificaram as próprias dores como cinco em uma escala de 10 pontos, 0,8 pontos acima do relatado antes de terem feito o exercício inicial de ombros.
O exercício leve também envolveu a musculatura dos ombros, mas desta vez as mulheres puxaram um tubo elástico mantido pressionado preso no pé, o que conferia uma certa resistência ao movimento. O grupo de Andersen constatou que, em comparação com o ombro que não estava recebendo nenhuma atenção, massagem e exercícios ajudaram a diminuir a dor muscular.Em seguida, as mulheres receberam uma massagem de 10 minutos em um ombro e fizeram um exercício leve de 10 minutos no outro ombro. Algumas mulheres receberam primeiro a massagem, enquanto outras fizeram primeiro o exercício.
O efeito atingiu seu pico 10 minutos depois de cada tratamento, com as mulheres relatando uma redução da dor de 0,8 pontos após o exercício de aquecimento e 0,7 pontos após a massagem.
EXTRAÍDO DE saude.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário