terça-feira, 12 de março de 2013

COMEÇANDO A CORRER...


Estou impressionado com a quantidade de pessoas que estão correndo. São pessoas de todas as idades, homens e mulheres. As pessoas querem correr...
O problema é que correr não é tão simples e nem fácil, quanto caminhar. Correr eleva muito mais os batimentos cardíacos. Correr exige muito mais da musculatura corporal. Então? O que fazer? Como fazer pra correr?
Em primeiro lugar, faça um teste de esforço com um cardiologista e verifique se está apto pra treinar corrida. Quando for iniciar seu programa...não tenha pressa!
-Comece cada  treino com um aquecimento geral, de aproximadamente 10 minutos. Uma caminhada em terreno plano já é suficiente. Alongue!!!
- Para começar, faça pequenos intervalos de 30 segundos correndo intercalados com 1 ou 2 minutos de descanso ativo (caminhada leve). Nos primeiros treinos repita isso até 8 vezes. Serão oito "tiros" correndo.
- Conforme você vai se adaptando ao estímulo de corrida,  aumente a duração do intervalo de corrida pra 45 segundos, 1 minuto, 1 min e 30 segundos e assim por diante. Tente também diminuir o tempo de descanso ativo.
- Vai chegar um momento em que você não vai precisar mais fazer os descansos ativos(caminhadas) e vai emendar os trechos correndo. Imagine-se correndo por 30 minutos. Isto já é ótimo !!!
-Lembre-se que roupas frescas e tênis bom pra correr são fundamentais! Bom treino!
Maurício Moreira CREF 5511-=G

Nenhum comentário:

Postar um comentário