segunda-feira, 11 de março de 2013

COMEÇA HOJE CAMPANHA CONTRA OBESIDADE INFANTIL


Começa nesta segunda-feira (11) uma campanha contra a obesidade infantil nas escolas públicas de todo o Brasil. Os números do IBGE mostram que uma em cada três crianças está acima do peso.
Em uma semana de campanha, dez milhões de alunos da rede pública, de 5 a 19 anos de idade, vão aprender como se alimentar bem, e ter hábitos mais saudáveis. 
São apenas 12 anos de vida, 75 quilos, e algumas limitações. “Tem coisas que eu não consigo fazer porque eu sou gordo. Não consigo correr muito, não consigo jogar futebol muito bem, não consigo subir em uma árvore. Para emagrecer preciso parar de comer muito, fazer dieta, correr, fazer exercício”, conta Vitor de Araújo.
É isso que equipes de saúde vão mostrar em 30 mil escolas públicas do país. No ano passado, 16 mil passaram por um acompanhamento.
De cada dez adolescentes, dois estão acima do peso. A maioria, garotos. Entre as crianças, o problema é mais grave: de cada três, uma está obesa.
O excesso de peso pode provocar diabetes, pressão alta, problemas ortopédicos e psicológicos, como a depressão.
As principais causas da obesidade em crianças e adolescentes são a falta de atividade física e o excesso de comida industrializada, segundo o Ministério da Saúde, que comprovou também que quanto mais cedo eles recebem orientação, maior é a chance de reeducação alimentar.
Para a endocrinologista Jamilly Drago, resultado mesmo só se houver também mudança de hábitos em casa. “Exige mudança de hábitos de vida familiar. A obesidade infantil é diretamente proporcional à mudança do hábito dos pais, da família, e isso faz com que a prevenção ocorra já desde o nascimento dessa criança”, explica.
A taxa de obesidade da população brasileira, em geral, é de 15%. Menor que as do Chile e da Argentina, que são de mais de 20%, e que a dos Estados Unidos, que é de 25%. A meta é evitar que o país chegue a esses níveis.
“Precisamos agir agora em toda a população, mas com um olhar muito especial para nossas crianças e adolescentes. Evitar a construção de uma geração obesa no futuro para o nosso país”, afirma Alexandre Padilha, ministro da Saúde.
Os estudantes também vão fazer testes para avaliar como está a visão deles. Um problema que contribui muito para a evasão escolar e a dificuldade de aprendizagem.
fonte http://g1.globo.com/bom-dia-brasil

Um comentário:

  1. Espero que isso não seja somente mais uma iniciativa eleitoreira como outras tantas que temos assistido na TV que visam conquistar votos em 2014.

    ResponderExcluir