quarta-feira, 1 de agosto de 2012

GORDURA TRANS: o perigo é bem maior...


A lei que entrou em vigor em 31 de Agosto de 2007, passou a obrigar os fabricantes de alimentos industrializados a identificar e discriminar no rótulo de seus produtos, a quantidade de gordura trans contida neles.
O problema é que enquanto a gordura animal – aquela encontrada na gordura da picanha ou nas manteigas – entope as artérias por placas gordurosas, a gordura trans não só entope, mas também torna a pessoa mais gorda ; o peso extra, tem tendência a se concentrar mais no abdomem, entre as vísceras ; triplica o risco de infarto ou derrame ; quintuplica a probabilidade de diabetes ; oferece 30% a mais de risco de casos de câncer, em especial os de mama, útero e cólon ; aumenta as taxas de triglicérides e de LDL, o colesterol ruim ; eleva a pressão arterial e reduz o colesterol bom, o HDL.
Não há gordura mais nociva à saúde do que a gordura trans! Ela é utilizada para dar mais sabor aos alimentos e para prolongar o prazo de validade dos mesmos.
A Organização Mundial de Saúde defende que a gordura trans não passe de 1% do total calórico diário. Então, sendo assim, você deve evitar ingerir as pipocas de microondas, os salgadinhos de pacote, as bolachas recheadas, os sorvetes, a maioria das margarinas e os lanches tipo fast-food.
Você pode e deve cuidar da sua alimentação. É uma questão de decidir o que é melhor para a sua saúde!!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário