quarta-feira, 14 de maio de 2014

TREINAMENTO FUNCIONAL x MUSCULAÇÃO x AERÓBICO

Antes de tentar entender o que é melhor, ou se é possível ganhos de massa muscular com este ou aquele, é importante entender o que de fato, é o tão badalado treinamento funcional.
Como é desenvolvido o treinamento funcional? Treino funcional é um conceito de treinamento físico que visa trabalhar o corpo de forma global, todas as capacidades físicas (força, equilíbrio, mobilidade, estabilidade, agilidade, velocidade, coordenação) com foco em tornar o corpo mais inteligente, produzindo movimentos mais eficientes seja nos esportes ou nas atividades de vida diária.
Sendo assim, pequenos ganhos de massa muscular são possíveis sim, com o treinamento funcional. Entretanto, é mais objetivo se procurar uma academia de musculação quando se quer hipertrofia muscular. Ganhos consideráveis de massa muscular só se conseguem quando se trabalha de forma isolada a sua musculatura. Como assim? Se quero ganhar massa muscular em peitorais, será interessante um exercício específico para este grupo. No treinamento funcional, os exercícios são de efeito global - mais ou menos como o que ocorre com o Pilates.
E a melhoria cardiopulmonar, pode vir com o treinamento funcional? Não, será muito difícil, mesmo que a dinâmica utilizada nas sessões, seja do tipo circuito-treino. A melhoria cardiovascular será discreta no treino funcional e torna-se importante buscar exercícios aeróbicos(correr, caminhar, pedalar, nadar...) pra melhorar todo o sistema circulatório.
Cada tipo de treinamento citado acima, é importante pra sua saúde. Lembre-se que um tripé bem estabelecido em termos de treinamento, engloba força muscular, aeróbicos e alongamentos. 
Bons treinos pra você!
Maurício Moreira
Personal Trainer
CREF 5511-G



Nenhum comentário:

Postar um comentário