quinta-feira, 29 de maio de 2014

O açúcar é o verdadeiro inimigo, e não a gordura

Documentário americano sobre a obesidade pede leis que limitem o consumo de adoçantes daninhos ocultos em alimentos "saudáveis". The Observer

por The Observer — publicado 16/05/2014 05:24
Primeiro veio "Uma Verdade Inconveniente". Depois  Nação Fast Food: Uma Rede de Corrupção. Então foi Blackfish: Fúria Animal. Cada um mostrava o poder de documentários bem sucedidos, aclamados pela crítica, de modificar as percepções sobre questões polêmicas que vão do aquecimento global aos maus-tratos a animais em cativeiro e o comportamento das gigantes da indústria alimentícia.
Reprodução
Fed Up
80% dos produtos vendidos nos supermercados dos Estados Unidos têm açúcar adicionado
Agora vem Fed Up, um filme que examina o problema global do crescimento dos índices globais de obesidade humana e doenças relacionadas à obesidade. O filme, produzido por Laurie David, ex-mulher de Larry David, criador de Seinfeld, e narrado pela jornalista da tevê Katie Couric, pretende contestar décadas de enganos e desinformação patrocinados pela indústria de alimentos sobre dietas e exercícios, boas e más calorias, genes de gordura e estilo de vida.
Quando se trata de obesidade, a gordura pode não ser sua amiga, mas não é tão inimiga quanto o açúcar, diz o consultor científico do filme, Robert Lustig, um neuroendocrinologista, autor e presidente do Instituto para Nutrição Responsável. É uma visão que está conquistando o apoio de médicos.
Um estudo do governo americano descobriu recentemente que 17% das crianças e jovens entre 2 e 19 anos são considerados obesos. Outro previu que as crianças americanas de hoje viverão menos que seus pais. Laurie David, que fez o filme sobre mudança climática Uma Verdade Inconveniente, considera essa estatística "preocupante e trágica".
Segundo Lustig, porém, nem a obesidade nem a gordura são o problema. "A indústria alimentícia quer que você se concentre em três mentiras que a impedem de enfrentar questões de culpabilidade. Uma é sobre a obesidade. A segunda é que uma caloria é uma caloria. A terceira é sobre responsabilidade pessoal. 
Leia maishttp://www.cartacapital.com.br/saude/o-acucar-e-o-verdadeiro-inimigo-e-nao-a-gordura-2457.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário