quinta-feira, 17 de abril de 2014

O TREINO IDEAL

Não fazer nada, não faz bem. Fazer alguma coisa errada, pode fazer mal. E, fazer muita coisa errada, poderá fazer muito mal! A princípio, você pode estar pensando que está sem saída, mas não está...
Na dúvida, opte por atividades de intensidade moderada e que sejam conhecidas. Exemplos: caminhar, pedalar, dançar... As atividades mais intensas, devem ser acompanhadas. As desconhecidas do público, muito mais!
Mas então, qual é o treino ideal? Você deve fazer aquele exercício que mexe com você, sem "detonar" com tudo! Como assim? Sabe aquela peladinha que você joga com os amigos e leva mais de semana com dores por todo o corpo? Pois é...este não é o exercício certo. Ficar extremamente dolorido ou esbaforido não representam um bom treinamento.
Busque um ritmo ideal, aquele no qual você consegue "bater um papo" enquanto corre ou caminha. A respiração não deverá estar muito descompassada. Se você conseguir, pegue seus batimentos na região do punho esquerdo ou no pescoço e observe se a frequência cardíaca está próxima de 140 batidas. Pra maioria das pessoas, isso já faz muito bem...
Não exagerar na dose e fazer um pouco cada dia é a melhor opção. Lembre-se da velha regra: 150 minutos de exercícios por semana são suficientes!
Bons treinos!!!

Maurício Moreira
CREF 5511-G

Um comentário:

  1. Maurício, quanta clareza...conheço muita gente que precisa entender isso!!
    Um abraço!

    ResponderExcluir