domingo, 30 de março de 2014

DOR MUSCULAR DEPOIS DO TREINO: Você já sentiu?

É muito comum ouvir esportistas reclamando de dores após o treino. Alguns até gostam, outros se sentem incapacitados para a próxima aula e mais alguns não sabem o que fazer - se continuam treinando ou se esperam a dor passar.
Na minha opinião, erram professores e alunos quando querem treinar muito forte pra sentir a tal dor muscular. E digo, principalmente se isso se dá no início de um processo de treinamento. Tanto professor, como aluno, devem dosar o treino de forma a evitar que dores fortes tomem conta do corpo no pós treino.
A dor depois do treinamento é muito discutida na literatura, que aponta tanto a formação de ácido lático, quanto uma série de micro lesões musculares, como possíveis causas. Então, perceba que se a primeira opção é seu caso, esta dor irá aparecer em até 48 horas após seu treino e exercícios moderados poderão ajudar a minimizar ou até eliminar esta dor. Já se sua dor vem logo depois do treino, por exemplo, depois daquela "peladinha" de fim de semana, muito provavelmente, sua musculatura sofreu microscópicas lesões, que irão se refazer ao longo dos dias seguintes ao treino.
Muito embora escute praticantes e colegas dizendo que se deve treinar forte, mesmo depois de sentir as tais dores, isso não é o melhor a se fazer. Melhor é dosar o treino e não sentir dores fortes! Mas, se elas vierem, evite treinar fortemente nos dias seguintes. Isso só irá agravar o caso e retardar sua volta aos bons treinamentos.
Meus amigos, a melhor forma de treinar pra quem quer saúde, é fazer sua aula com equilíbrio entre os aeróbicos e os treinamentos de força muscular, respeitando a intensidade ideal pra você em cada um deles. Infelizmente não há uma receita de bolo pra eu passar pra você...É preciso analisar caso a caso!
Bons treinos!!!
Maurício Moreira
CREF 5511-G  

Um comentário:

  1. Olá Maurício, não posso deixar de comentar sobre esse post, aliás, bem pertinente.Concordo plenamente com vc, dosagem do treino, equilíbrio e respeitar a intensidade, ponto, falou tudo...na verdade resume-se a bom senso, o que falta a maioria.
    Um abraço!

    ResponderExcluir