quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

A MAÇÃ E O COLESTEROL

Uma maçã por dia é eficaz contra colesterol e doenças do coração

Estudo foi feito apenas no Reino Unido, mas conclusões valem para qualquer país

D-G
PUBLICADO EM 18/01/14 - 04h00
OXFORD, REINO UNIDO. Dispostos a provar que o ditado vitoriano mais conhecido do Reino Unido tem fundamento científico, especialistas da Universidade de Oxford demonstraram que, de fato, comer uma maçã por dia, especialmente para quem tem mais de 50 anos, pode ser tão eficaz na prevenção de problemas cardiovasculares quanto o uso regular de estatinas – as drogas para baixar o colesterol. E isso sem nenhum efeito colateral.

O estudo, publicado recentemente na edição de Natal da “British Journal of Medicine”, confirma que “an apple a day keeps the doctor away” (uma maçã por dia mantém o médico distante, em tradução livre para o português).

Os especialistas do grupo de pesquisa para a Promoção da Saúde da universidade britânica usaram um modelo matemático para comparar o uso de estatinas à ingestão diária da fruta, que tem propriedades anti-inflamatórias e é rica em antioxidantes.
No Reino Unido, estima-se que cerca de 17,6 milhões de pessoas que não tomam estatinas poderiam estar recebendo o medicamento. Se todas elas estivessem medicadas, revela o trabalho, cerca de 9.400 mortes por infarto e derrame seriam evitadas por ano.
No entanto, se, em vez de medicar todas essas pessoas, fosse oferecida uma maçã por dia a 70% da população de 50 anos ou mais (22 milhões de pessoas), o número de mortes por problemas cardiovasculares evitadas seria próximo: 8.500.
Leia mais em  http://www.otempo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário