segunda-feira, 29 de outubro de 2012

OS TREINOS INTERVALADOS

CADA VEZ MAIS EM MODA, DEPOIS DAS APRESENTAÇÕES DO QUADRO NA MEDIDA CERTA, COM O FENÔMENO RONALDO, OS TREINOS INTERVALADOS TEM SIDO ALVO DE MUITAS PERGUNTAS.
TALVEZ UMA DAS VANTAGENS SEJA A ECONOMIA DE TEMPO NA PRÁTICA DO SEU TREINO. VOCÊ CONSEGUIRÁ FAZER UM ÓTIMO EXERCÍCIO EM 45 MINUTOS.
MAS TECNICAMENTE FALANDO, O TREINO INTERVALADO É BOM PORQUE CONSEGUE ATINGIR PICOS DE LIMIAR AERÓBICO QUE O PRATICANTE NÃO SUSTENTARIA POR MUITO TEMPO EM UM TREINO CONTÍNUO.
VEJAM SÓ: VOCÊ AGUENTARIA CORRER DURANTE 45 MINUTOS A 20 KM/H? CERTAMENTE, NÃO SENDO VOCÊ UM ATLETA DE PONTA, SUA RESPOSTA É NÃO. POIS BEM, TENHO FEITO COM MEUS ALUNOS, DIVERSOS TREINOS NOS QUAIS ELES CORREM A VINTE POR HORA, MAS EM INTERVALOS DE TEMPO DE 30 SEGUNDOS... AÍ VOCÊ CONSEGUE, CERTO?
ENTÃO, QUANDO ISSO OCORRE, SEU ORGANISMO FAZ PICOS DE LIBERAÇÃO DE ADRENALINA E ELEVA SEUS BATIMENTOS CARDÍACOS A NÍVEIS DE EXCELENTE QUEIMA DE GORDURA. MAS, ATENÇÃO: OS INTERVALOS DE "RECUPERAÇÃO" DEVEM SER PREFERENCIALMENTE ATIVOS, ISTO É, COM CAMINHADAS OU CORRIDAS MAIS LEVES, RECUPERANDO PARCIALMENTE OS BATIMENTOS CARDÍACOS.
INFELIZMENTE NÃO EXISTE UMA RECEITA PRECISA. É NECESSÁRIO ANALISAR CADA CASO E MONITORAR O RITMO CARDÍACO EM TREINO. ISTO É FEITO POR ESPECIALISTA.
BONS TREINOS!!!
Maurício Moreira é Professor de Educação Física
Especialista em Treinamento Físico e Saúde Pública
CREF 5511 - G

Nenhum comentário:

Postar um comentário