sábado, 27 de outubro de 2012

CONSUMO DIFERENTE !

Para habitar o planeta, precisamos consumir. Necessitamos de matéria-prima, água , energia. Morando em cidades, como a maioria, este consumo é bem mais complexo.
Nosso imprescindível alimento, por exemplo, normalmente não pode ser todo plantado por nós mesmos. Então alguém o produz nos lugares onde ainda não há cidades, onde o clima e o solo permitem, e traz para os centros urbanos. Antes de chegar aos mercados e lojas, quase tudo ganha nova cara. O arroz perde a casca, fica brilhante e “atraente” e recebe um saco plástico. Uma folha de chá é seca, moída, ganha um saquinho, um barbante, um envelope, uma caixinha, um celofane, atravessa oceanos e ganha mais... uma sacola! Pouca coisa dos pacotes que carregamos são, efetivamente, os produtos que queremos. Observe. Até as verduras, de uns tempos para cá, têm aparecido “vestidas”. E cada coisa, cada uma mesmo, é um pedaço de mundo que chega a nós depois de gastar recursos naturais.
É preocupante perceber que tudo o que consumimos, não só em casa, mas nos locais de trabalho, nas escolas, nos momentos de lazer, vem de um "mundo"  que tem fim. É verdade... o mundo em que vivemos e o que exploramos são finitos ! Mas é muito bom saber que quem decide o quê e quanto vamos usar deste mundo, somos nós. Cabe a nós a decisão do que vai virar lixo e o que pode ser devolvido a suas respectivas cadeias produtivas.
Um planeta com pessoas felizes certamente será bem cuidado.
Um consumo diferente, que cause menos degradação, menos desmatamento, menos perda de biodiversidade, menos poluição, enfim, menos impactos ao planeta poderá gerar:
mais qualidade de vida
mais alegria
mais compreensão
mais cidadania
mais liberdade...
Enfim, queremos que você seja mais feliz.
Um planeta com pessoas felizes certamente será bem cuidado. Pense nisto !!! WWF-BRASIL
 para cada menos há:
  • mais qualidade de vida
  • mais alegria
  • mais compreensão
  • mais cidadania
  • mais liberdade...
Enfim, queremos que você seja mais feliz.
Um planeta com pessoas felizes certamente será bem cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário