terça-feira, 30 de junho de 2015

Corrida e seus benefícios

 Correr faz bem? Pode ser que pra você sim! Muito embora nem todos devam ou possam correr, sou muito fã de corrida. Alguns irão se adaptar melhor a caminhada. Mas, minha experiência com corridas é muito boa...Correndo, já conheci cidades...Lembro-me de uma corrida que fiz em Campos do Jordão, num frio e chuva danados. A opção mais real era ficar trancado num quarto de hotel...mas decidi conhecer a cidade e saí correndo. Como esporte já competi em várias oportunidades, obtendo ótimos resultados.
Recomendo cuidado na iniciação da prática da corrida. Comece com intervalados. Aumente a intensidade dos treinos gradativamente. Não esqueça de alongar. Procure orientação profissional pra organizar os treinos e escolher o calçado ideal.
1. Coração: a corrida exige que o coração aumente o fluxo de sangue para todo o corpo. As fibras do músculo se fortalecem e a cavidade aumenta. Há uma hipertrofia excêntrica do miocárdio (alteração na parede e na cavidade do ventrículo esquerdo) melhorando a ejeção sanguínea. Desta forma o coração bombeia mais sangue com menos batidas, se tornando mais eficiente. Com o aumento da circulação sangüínea pelo corpo, cresce a entrada de oxigênio nos tecidos.

2. Pulmões: correr faz com que o volume de ar inspirado seja maior, aumentando a sua capacidade de respiração. Há também um aumento da quantidade de oxigênio absorvido do ar atmosférico.

3. Ossos: estimula a formação de massa óssea, aumentando a densidade óssea evitando problemas como a osteoporose.

4. Pressão arterial: correr estimula a vasodilatação, o que reduz a resistência para a circulação de sangue. Há trabalhos específicos para alunos hipertensos, como trabalhar a velocidade em terrenos planos. Uma maneira de diminuir a sua pressão é trabalhando a velocidade em terrenos plano.

5. Cérebro: aumenta os níveis de serotonina, neurotransmissor que regula o sono e o apetite. Em baixas quantidades, essa substância está associada ao surgimento de problemas como a depressão.

6. Peso: quanto maior a intensidade do exercício maior a queima calórica e de gordura. A corrida ajuda a gastar muitas calorias, favorecendo a perda ou manutenção do seu peso. Em uma hora de treino, um atleta chega a queimar até 950 calorias.

7. Colesterol: diminui os níveis de LDL (colesterol "ruim"). Corredores de longas distâncias têm o nível mais alto de HDL (colesterol bom ), encarregado de transportar os ácidos graxos no sangue e de evitar o seu depósito nas artérias.

8. Estresse: com a corrida, há liberação do hormônio cortisol, aliviando o estresse e a ansiedade.

9. Sono: fazer atividade física, melhora a qualidade de sono. Correr faz a pessoa dormir melhor. Após o exercício, o corpo libera endorfina, substância que provoca a sensação de bem-estar e ajuda a relaxar.

10. Músculos: a corrida ajuda a melhorar a resistência muscular e também queima a gordura dos tecidos musculares, deixando-os mais fortes e definidos.

11. Rins: com o aumento da circulação, há também uma melhora da função dos rins, que filtram o sangue e reduzem o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo.

12. Articulações: correr torna a cartilagem das articulações mais espessa, o que protege melhor essas regiões tão frágeis do nosso corpo.

Bons treinos!!! Para saber mais, visite a página abaixo
 http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/2064-seu-corpo-da-13-motivos-para-voce-comecar-a-correr-ja

terça-feira, 23 de junho de 2015

DORES NA REGIÃO CERVICAL

       Cada vez mais pessoas se queixam de dores na região cervical. Um pouco desta gente, reclama também de dores de cabeça, a chamada cefaléia tensional. O fato é que a cabeça do ser humano é relativamente pesada e raras são as pessoas que desenvolvem algum tipo de treinamento para os grupos musculares que a sustentam.
       O uso de tablets, celulares e similares tem feito com que assumamos uma postura que sobrecarrega demais a musculatura do pescoço. Normalmente, diversas pessoas andam nas ruas olhando para baixo enquanto manuseiam seus aparelhos.
       O ideal seria que estes equipamentos cada vez mais usados, estivessem sendo segurados na linha de nossos olhos, mas isso é pouco comum que alguém faça.
       Além de fazer alongamentos, que deveriam ser regulares para defender o estresse da musculatura cervical, torna-se importante o fortalecimento deste grupo de músculos afim de minimizar ou eliminar as inconvenientes tensões cervicais.
       Enrolar uma toalha e colocá-la entre a cabeça e a parede poderá ser uma boa opção. Experimente pressionar a toalha, sustentando de 15 a 30 segundos. Faça o exercício tanto para a musculatura lateral do pescoço, quanto para a frontal e posterior.
       Uma bolinha de tênis bem usada, tendendo a ficar murcha, também pode ser utilizada para os mesmos exercícios. Pressione a bolinha e sustente pelo mesmo período de tempo. Experimente repetir o exercício 3 vezes.
       Ainda há uma ótima opção que é a utilização de bandas elásticas, tipo Thera Band. Para utilizá-las corretamente, será melhor que você faça estes exercícios em dupla. O meio da banda elástica passará na sua testa, enquanto que as extremidades do elástico serão seguras pelo seu parceiro de treino. A distensão da banda elástica deverá ser média e você deve evitar o movimento. Escolha exercícios estáticos.
       Aconselho que você, que se interessou por estes exercícios, procure um professor de educação física, acostumado a prescrever exercícios de fortalecimento ou um fisioterapeuta. Seu exercício ficará bem mais seguro e voltado a sua necessidade!
Maurício Moreira
Personal Trainer
CREF 5511-G  

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Dez alimentos que não podem faltar !

Todos nós precisamos cuidar da alimentação se quisermos preservar nossa saúde e fugir das principais doenças que nos afligem na vida moderna. Associados a prática regular de atividades físicas, estes alimentos promovem seu bem estar e podem aumentar sua expectativa de vida. Vejamos quais são:
  
1.    Abacate: Apesar de ser uma fruta calórica, o abacate é uma ótima fonte de gordura monoinsaturada, vitamina E, vitamina C, ácido fólico, ferro, fósforo, magnésio, entre outros nutrientes, que atuam na saúde como anti-inflamatório natural, combatendo infecções ajudando no controle dos níveis de LDL e HDL colesterol. A fruta funciona ainda como protetora do coração, evitando doenças cardíacas e o acidente vascular cerebral.

2.    Castanha do Pará: É rica em selênio, vitaminas do complexo B, zinco, magnésio, gordura mono e poliinsaturadas e combate o envelhecimento celular. Ela também desintoxica o organismo, melhora memória e a imunidade e controla os níveis de colesterol.

3.    Azeite de oliva virgem ou extravirgem: É rico em polifenóis e antioxidantes capazes de combater radicais livres. Possui efeito protetor de diversas doenças degenerativas e auxilia no controle do colesterol.

4.    Frutas de cor avermelhada: São fontes de substâncias anti-inflamatórias – como vitaminas do complexo B, vitamina C, zinco, selênio, entre outras –, que atuam reduzindo os riscos de doenças cardíacas e o envelhecimento celular. Contêm antioxidantes, que melhoram as funções cerebrais.

5.    Vegetais verde-escuros: Contêm alto teor de Vitaminas A, C, K, ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio e fibras; combatem os radicais livres; melhoram o funcionamento intestinal e o perfil de colesterol; e ajudam na prevenção da anemia, da osteoporose e de doenças cardiovasculares.

6.    Grãos integrais: São fonte de vitaminas e minerais, além das fibras e do ômega 3, que atua no controle do colesterol e da glicose sanguínea. Melhoram a função intestinal e aumentam a sensação de saciedade.

7.    Aveia: É Rica em proteínas, Omega 3, potássio e fibras solúveis. Atua “limpando” as artérias, controlando os níveis de colesterol e evitando doenças do coração. Melhora o funcionamento intestinal e ainda aumenta a sensação de saciedade.

8.    Linhaça: É rica em ômega 3 e ômega 6, fibras, gorduras mono e poliinsaturadas, magnésio, fósforo e potássio. Ela protege o coração, melhora função intestinal, controla a liberação de glicose na corrente sanguínea e aumenta a sensação de saciedade.


9.    Batata doce: De baixo índice glicêmico, oferece carboidrato de melhor qualidade, sem elevar muito a quantidade de açúcar no sangue, é fonte de fibras, que controlam a sensação de saciedade, e de vitaminas A e C, que melhoram o sistema imunológico.

10.  Água de coco: Ainda não conseguiu se criar melhor suprimento de eletrólitos que este. Ela é rica em potássio, magnésio, cálcio, sódio, fósforo, vitamina C, entre outros nutrientes. Protege contra cãibras e melhora o desempenho físico durante treinos, repondo nutrientes perdidos na transpiração.
Adaptado de http://vida-estilo.estadao.com.br/

quarta-feira, 10 de junho de 2015

O seu sono é bom?

Qualidade de vida é assunto cada vez mais comum em nossas conversas. E uma das preocupações de quem pratica uma atividade física ou faz um esporte é, também, garantir uma vida mais saudável, com mais qualidade.
Muito antes de o tema virar moda, Nuno Cobra já falava em qualidade de vida. Preparador físico de Ayrton Senna, e de muitos outros grandes atletas do cenário mundial, ele destaca três principais pilares para se ter uma vida de qualidade: sono, alimentação e atividade física. No livro “A Semente da Vitória”, Nuno reserva um capítulo inteiro para falar especialmente de sono, para ele o elemento mais importante dessa tríade.
Para Nuno Cobra o sono é a chave da vida, da disposição, da energia, do bom humor. Todas e quaisquer pessoas têm de dormir bem. O sono é o momento mais importante de restauração do corpo humano. É durante ele que realizamos a mais completa limpeza do nosso organismo. Por isso, deve-se dar ao sono a atenção que ele merece. Dormir não é nem nunca foi perda de tempo. Pelo contrário: é dormindo que restabelecemos o nosso equilíbrio orgânico.
Importante para a saúde física, emocional, mental e espiritual de todos, o sono é mais relevante ainda para pessoas que realizam uma atividade física sistemática. Atletas amadores ou profissionais têm de ter um sono mais profundo, mais reparador e mais longo. Noites de sono bem dormidas fazem toda a diferença no desempenho de um atleta. Então, num mundo em que cerca de até 40% das pessoas sofrem de insônia, e outras tantas se esforçam para reduzir o número de horas diárias de sono (achando que dormir é perder tempo), é preciso conscientizá-las da imprescindibilidade do sono.
Além de descansar física e mentalmente, é durante o sono que vários processos metabólicos acontecem e que, se alterados, podem afetar todo o equilíbrio do organismo a curto, médio e longo prazo. Pessoas que dormem mal ou menos que o necessário são candidatas a doenças e sintomas como cansaço, irritabilidade, alterações de humor, desatenção, dificuldade de concentração, gripes constantes, problemas gastrointestinais, hipertensão, colesterol alto, diabetes, obesidade, infarto, síndrome do pânico, diminuição do tônus muscular, déficit do sistema imunológico, perda crônica da memória, além de terem menor energia vital e vigor físico. Para piorar, noites de sono mal dormidas ainda provocam o envelhecimento precoce.
Durante o sono também é que são fabricados alguns hormônios essenciais para o funcionamento do organismo como, por exemplo, o GH (o hormônio do crescimento) e a leptina. O GH possibilita o rejuvenescimento e a renovação celular. Já a leptina controla a sensação de saciedade. Sem o tempo necessário de sono para fabricar tais hormônios, a produção deles, logicamente, fica prejudicada.
Então, precisamos respeitar nosso organismo para que ele possa trabalhar durante o sono da melhor maneira possível. Para tanto, é necessário ouvir o que o corpo diz. Segundo Nuno Cobra, o corpo começa a fazer algumas solicitações de sono ao final do dia. A primeira solicitação acontece assim que escurece. É a natureza nos chamando para dormir. Outras solicitações irão ocorrer ao longo da noite. Ou seja: vá para a cama o mais cedo possível.
Mas mais importante que o horário de nos recolher, é o tempo do sono. O ideal seria que todos nós dormíssemos em torno de oito horas por dia. Como o sono passa por vários estágios diferentes, é importante que cumpramos todos eles, pois cada fase é responsável por um trabalho específico do organismo. Por exemplo: durante o sono REM (sigla em inglês para o movimento rápido dos olhos) acontece uma seleção natural da atividade cotidiana, que é quando separamos o relevante do irrelevante. É aqui que as zonas cerebrais da aprendizagem são estimuladas. Ou seja, a memória se torna mais efetiva se alcançamos o sono REM. É nessa fase também que o hormônio do crescimento é liberado. Então, as oito horas diárias de sono são recomendadas sim – obviamente com variações de pessoa para pessoa. Quanto mais dormirmos, mais revitalizador e reparador será o sono.
Leia mais em
 http://www.circuitoqualidadecaixa.com.br/index.php/2012-07-19-17-26-46/2012-07-20-13-48-23