terça-feira, 23 de junho de 2015

DORES NA REGIÃO CERVICAL

       Cada vez mais pessoas se queixam de dores na região cervical. Um pouco desta gente, reclama também de dores de cabeça, a chamada cefaléia tensional. O fato é que a cabeça do ser humano é relativamente pesada e raras são as pessoas que desenvolvem algum tipo de treinamento para os grupos musculares que a sustentam.
       O uso de tablets, celulares e similares tem feito com que assumamos uma postura que sobrecarrega demais a musculatura do pescoço. Normalmente, diversas pessoas andam nas ruas olhando para baixo enquanto manuseiam seus aparelhos.
       O ideal seria que estes equipamentos cada vez mais usados, estivessem sendo segurados na linha de nossos olhos, mas isso é pouco comum que alguém faça.
       Além de fazer alongamentos, que deveriam ser regulares para defender o estresse da musculatura cervical, torna-se importante o fortalecimento deste grupo de músculos afim de minimizar ou eliminar as inconvenientes tensões cervicais.
       Enrolar uma toalha e colocá-la entre a cabeça e a parede poderá ser uma boa opção. Experimente pressionar a toalha, sustentando de 15 a 30 segundos. Faça o exercício tanto para a musculatura lateral do pescoço, quanto para a frontal e posterior.
       Uma bolinha de tênis bem usada, tendendo a ficar murcha, também pode ser utilizada para os mesmos exercícios. Pressione a bolinha e sustente pelo mesmo período de tempo. Experimente repetir o exercício 3 vezes.
       Ainda há uma ótima opção que é a utilização de bandas elásticas, tipo Thera Band. Para utilizá-las corretamente, será melhor que você faça estes exercícios em dupla. O meio da banda elástica passará na sua testa, enquanto que as extremidades do elástico serão seguras pelo seu parceiro de treino. A distensão da banda elástica deverá ser média e você deve evitar o movimento. Escolha exercícios estáticos.
       Aconselho que você, que se interessou por estes exercícios, procure um professor de educação física, acostumado a prescrever exercícios de fortalecimento ou um fisioterapeuta. Seu exercício ficará bem mais seguro e voltado a sua necessidade!
Maurício Moreira
Personal Trainer
CREF 5511-G  

Um comentário:

  1. Olá Maurício, essa é uma realidade que chegou até nós, tenho recebido cada vez mais pacintes com alterações significativas no segmento cervical, dores e contraturas por uso inadequado e excessivo de celulares e afins, uma pena.
    Informação e orientação se faz cada vez mais necessário, parabéns pela postagem!
    Um abraço.

    ResponderExcluir