quarta-feira, 10 de junho de 2015

O seu sono é bom?

Qualidade de vida é assunto cada vez mais comum em nossas conversas. E uma das preocupações de quem pratica uma atividade física ou faz um esporte é, também, garantir uma vida mais saudável, com mais qualidade.
Muito antes de o tema virar moda, Nuno Cobra já falava em qualidade de vida. Preparador físico de Ayrton Senna, e de muitos outros grandes atletas do cenário mundial, ele destaca três principais pilares para se ter uma vida de qualidade: sono, alimentação e atividade física. No livro “A Semente da Vitória”, Nuno reserva um capítulo inteiro para falar especialmente de sono, para ele o elemento mais importante dessa tríade.
Para Nuno Cobra o sono é a chave da vida, da disposição, da energia, do bom humor. Todas e quaisquer pessoas têm de dormir bem. O sono é o momento mais importante de restauração do corpo humano. É durante ele que realizamos a mais completa limpeza do nosso organismo. Por isso, deve-se dar ao sono a atenção que ele merece. Dormir não é nem nunca foi perda de tempo. Pelo contrário: é dormindo que restabelecemos o nosso equilíbrio orgânico.
Importante para a saúde física, emocional, mental e espiritual de todos, o sono é mais relevante ainda para pessoas que realizam uma atividade física sistemática. Atletas amadores ou profissionais têm de ter um sono mais profundo, mais reparador e mais longo. Noites de sono bem dormidas fazem toda a diferença no desempenho de um atleta. Então, num mundo em que cerca de até 40% das pessoas sofrem de insônia, e outras tantas se esforçam para reduzir o número de horas diárias de sono (achando que dormir é perder tempo), é preciso conscientizá-las da imprescindibilidade do sono.
Além de descansar física e mentalmente, é durante o sono que vários processos metabólicos acontecem e que, se alterados, podem afetar todo o equilíbrio do organismo a curto, médio e longo prazo. Pessoas que dormem mal ou menos que o necessário são candidatas a doenças e sintomas como cansaço, irritabilidade, alterações de humor, desatenção, dificuldade de concentração, gripes constantes, problemas gastrointestinais, hipertensão, colesterol alto, diabetes, obesidade, infarto, síndrome do pânico, diminuição do tônus muscular, déficit do sistema imunológico, perda crônica da memória, além de terem menor energia vital e vigor físico. Para piorar, noites de sono mal dormidas ainda provocam o envelhecimento precoce.
Durante o sono também é que são fabricados alguns hormônios essenciais para o funcionamento do organismo como, por exemplo, o GH (o hormônio do crescimento) e a leptina. O GH possibilita o rejuvenescimento e a renovação celular. Já a leptina controla a sensação de saciedade. Sem o tempo necessário de sono para fabricar tais hormônios, a produção deles, logicamente, fica prejudicada.
Então, precisamos respeitar nosso organismo para que ele possa trabalhar durante o sono da melhor maneira possível. Para tanto, é necessário ouvir o que o corpo diz. Segundo Nuno Cobra, o corpo começa a fazer algumas solicitações de sono ao final do dia. A primeira solicitação acontece assim que escurece. É a natureza nos chamando para dormir. Outras solicitações irão ocorrer ao longo da noite. Ou seja: vá para a cama o mais cedo possível.
Mas mais importante que o horário de nos recolher, é o tempo do sono. O ideal seria que todos nós dormíssemos em torno de oito horas por dia. Como o sono passa por vários estágios diferentes, é importante que cumpramos todos eles, pois cada fase é responsável por um trabalho específico do organismo. Por exemplo: durante o sono REM (sigla em inglês para o movimento rápido dos olhos) acontece uma seleção natural da atividade cotidiana, que é quando separamos o relevante do irrelevante. É aqui que as zonas cerebrais da aprendizagem são estimuladas. Ou seja, a memória se torna mais efetiva se alcançamos o sono REM. É nessa fase também que o hormônio do crescimento é liberado. Então, as oito horas diárias de sono são recomendadas sim – obviamente com variações de pessoa para pessoa. Quanto mais dormirmos, mais revitalizador e reparador será o sono.
Leia mais em
 http://www.circuitoqualidadecaixa.com.br/index.php/2012-07-19-17-26-46/2012-07-20-13-48-23

Nenhum comentário:

Postar um comentário