quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

NOZES E ATIVIDADE FÍSICA


Consumo de nozes auxilia a prática de atividade física

Oleaginosa deve estar diariamente no cardápio, afirma especialista


As nozes são aliadas poderosas de quem pratica qualquer tipo de atividade física. Segundo o nutricionista doutor em fisiologia Ricardo Zanuto, a frutinha oleaginosa é uma excelente fonte de energia e deve entrar no cardápio diariamente.
Por possuir aminoácidos essenciais, elas auxiliam a recuperação do tecido muscular depois do exercício. Além disso, a presença de ácidos graxos oleico e linoleico garante fontes de energia para o músculo esquelético. O ômega 3 atua, ainda, como importante substância anti-inflamatória.
As fibras presentes provocam maior sensação de saciedade de diferentes formas e retardam a absorção intestinal.
— Já os aminoácidos, principalmente a leucina, diminui a produção de um neurotransmissor relacionado com o aumento da fome, o que é bastante interessante — diz Zanuto.
As nozes também possuem grande quantidade de vitamina E e selênio, importantes substâncias antioxidantes que combatem a formação dos radicais livres que, em excesso, podem ser prejudiciais.
A quantidade das nozes para os praticantes de atividade física vai depender do gasto energético, já que cinco nozes, cerca de 28 gramas, equivalem a 193 calorias.
— Em média, três nozes são suficientes — finaliza o médico.
http://zerohora.clicrbs.com.br
COMETÁRIO DO SEU PROFESSOR MAURÍCIO: É preciso entender que estes alimentos, nestas quantidades propostas acima, são recomendados para PRATICANTES de atividade física. E, quando se fala em praticantes, entendamos aquele que diariamente está fazendo exercícios. Portanto, aqueles que tem regularidade baixa aos treinos, devem ingerir bem menos porções para evitar engordar, já que apenas 5 nozes representam quase 200 calorias !
Colaboração de Gilberto Lemes http://cambuquira.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário