segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

CAMINHAR OU CORRER?

Qual o melhor exercício, a caminhada ou a corrida?A caminhada é um exercício que provoca uma sobrecarga menor as articulações, no entanto o gasto calórico dessa atividade é inferior ao da corrida. Pensando no princípio da individualidade biológica, sabemos que algumas pessoas estão aptas a executarem exercícios mais complexos que promovam maior sobrecarga e maior gasto calórico, enquanto outras provavelmente apresentariam lesões por não suportar a sobrecarga imposta pela corrida.
O segundo princípio sobre a sobrecarga progressiva enfatiza a preocupação em aumentar a sobrecarga para promover adaptações ao corpo humano, ou seja, um caminho natural para a corrida passa pela caminhada leve em torno de 4km/h, depois uma caminhada mais acelerada cerca de 6km/h chegando finalmente no trote (corrida pouco intensa, cerca de 7kmh) e a partir dessa velocidade a pessoa começa efetivamente seu treino de corrida.
Outro princípio e não menos importante é o da reversibilidade, que especificamente no caso da corrida/caminhada diz que após um período de inatividade os benefícios se perdem, ou seja, aquele indivíduo que era capaz de correr 30 minutos há 10km/h, não será capaz de executar o mesmo exercício após 3 meses sem treinamento.
Enfim,tanto a caminhada quanto a corrida são bons exercícios, nenhum dos dois pode ser considerado melhor que o outro e sim mais adequado a determinado indivíduo após a análise dos princípios de treinamento e dos objetivos da etapa de treinamento.    
EM TEMPO: O declínio a que se refere o princípio da reversibilidade é mais acentuado no treinamento contra resistido(musculação) que no treinamento aeróbico(caminhadas, pedaladas e corridas...). Ou seja, o praticante sente mais as perdas com a inatividade na musculação do que com o tempo sem treino de corrida, por exemplo.
MAURÍCIO MOREIRA
CREF 5511-G         

Nenhum comentário:

Postar um comentário