terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O EXERCÍCIO CERTO PRA VOCÊ

O que parece bom para alguns, não é bom para outros. O exercício físico moderado para uma pessoa, pode ser forte para qualquer outra. Assim, torna-se importante escolher o exercício certo e sua respectiva intensidade.
Caminhar fortemente pode ser mais agressivo ao corpo que correr levemente. Numa caminhada a passos largos, o quadril gira muito, sendo a movimentação do corpo parecida com a dos atletas da “marcha atlética”. E se você não pretende treinar isto para a próxima Olimpíada, este não é o exercício e nem o ritmo adequado.
Mas então, qual é o exercício ideal? É aquele que gera um certo esforço físico sem danos ao seu sistema músculo-esquelético. A caminhada pode ser boa opção. A atividade na água também, mas é preciso observar se estas atividades conseguem elevar seus batimentos cardíacos a nível de treino.
Numa conta simples, subtraia de 220 a sua idade. O resultado multiplique por 65%. O resultado numérico será a expressão de seus batimentos cardíacos por minuto de atividade. Vamos a um exemplo prático: uma pessoa de 30 anos. 220 – 30 = 190. O resultado vezes 65%. 190 x 65% = 123 batimentos por minuto. Desta forma, a grosso modo, podemos dizer que esta pessoa estará fazendo um exercício de intensidade ideal para sua saúde quando seu coração bate a 123 por minuto.
Há ainda uma outra possibilidade, mais fácil ainda. Observe se sua respiração se altera muito com a atividade física realizada. Se você fica muito ofegante, não conseguindo controlar plenamente a respiração, o exercício está acima do nível ideal pra você. Assim, com estes conhecimentos, escolha sua atividade com segurança. Faça o necessário para manter sua saúde em bom estado!!!
MAURÍCIO MOREIRA - CREF 5511

Nenhum comentário:

Postar um comentário