segunda-feira, 8 de maio de 2017

Treinar mais de 5 horas por semana aumenta risco de lesões

Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, quem treina mais de 5 horas semanais está exposto a um aumento perigoso de complicações e lesões

Overtraining: saiba os riscos de treinamentos exagerados  Stock Images/Stock Images
Foto: Stock Images / Stock Images
Depois de horas de trabalho, trânsito e estresse acumulado, você finalmente chega em casa. Decide, então, dar uma olhadinha nas redes sociais. É aí que começa a enxurrada de fotos que te deixam com um toque de inveja e sentimento de culpa. Não é de hoje que o mundo fitness vem dando as caras. Muitos perfis no Instagram tornaram-se famosos pelas postagens com diferentes exercícios e dicas de como ficar em forma.
Tudo muito bonito, todas muito saradas e esbeltas, mas até onde isso é saudável? Qualquer exercício físico deve ser acompanhado por um personal trainer e suas condições precisam ser avaliadas por um médico. Praticar esportes melhora, e muito, a qualidade de vida, o humor, a aparência e nossa saúde física e mental. Além de diminuir os riscos de depressão e ansiedade. O problema está em saber o próprio limite. Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (SBME), quem treina mais de 5 horas semanais está exposto a um aumento perigoso de complicações e lesões.
O que o overtraining causa?Para o Dr. Fábio Cardoso, especialista em medicina preventiva e membro da SBME, aqueles que viciam em alguma atividade física sofrem com o efeito contrário ao esperado.
— A pessoa pode desenvolver a Síndrome do Excesso de Exercício Físico, que aumenta o risco de morte súbita ou arritmias cardíacas complexas e isso independe de histórico cardiovascular - afirma.
Quando há um excesso no treinamento, o rendimento do praticante diminui, fator que o leva a intensificar sua rotina. Nesse estágio, sintomas mais graves surgem, como aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, insônia, irritabilidade e queda do sistema imunológico.
http://zerohora.clicrbs.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário