quinta-feira, 30 de março de 2017

QUANDO O EXERCÍCIO FAZ MAL...

Ao longo dos meus mais de trinta anos de experiência em musculação e preparação física voltada à saúde, tenho me deparado com diversas situações, relatadas por alunos que fazem seus treinamentos em academias ou parques públicos e que também são comentadas comigo por médicos, que recebem pacientes lesionados por causa de treinamentos com exercícios errados.
É difícil pra mim, como professor e personal trainer, ver uma determinada pessoa fazendo um exercício que lhe vai fazer mal e não poder falar nada. Isso ocorre, infelizmente, quando o praticante está(vejam só), acompanhado de seu professor, seja numa sala de musculação ou mesmo em trabalho externo - numa praça, parque ou rua. Abaixo, trato dos piores exercícios que você pode fazer(ou seria, que não deve fazer). São eles:

STIFF: Tá aí um exercício muito usado, mas extremamente perigoso!
Resultado de imagem para StiffMuitas mulheres estão usando este exercício na ânsia de ter um bumbum perfeito, mas o risco para desenvolver uma hérnia de disco é imenso e, dependendo da carga utilizada, não irá demorar muito!!! Existem muitos outros movimentos para treinar glúteo e que não agridem tanto a sua lombar.

LEG 45:Não vou aqui "crucificar" o Leg 45 totalmente. Quero fazer ressalvas ao exercício.
 Resultado de imagem para LEG 45 Treinando no ângulo certo, flexionado-se joelhos até no máximo 90 graus, o praticante não deverá sofrer lesões em joelhos. O problema é que as pessoas, como a aluna da foto, querendo "otimizar" o movimento, trazem as coxas até o abdomem, forçando demais os joelhos, com ângulos que podem causar contusão em ligamentos e até mesmo meniscos.

SALTOS NA CAIXA ou SUBIDA COM SALTOS em ARQUIBANCADAS : Veneno pra seus joelhos!!! Muito utilizado em Praças de Esporte, em atividades fora das academias ou mesmo dentro delas, como na foto. Notem, mais uma vez que o ângulo de trabalho dos joelhos é agressivo demais, podendo levar o praticante à lesão!!! Deixem esse exercício para atletas - eles, dependendo da modalidade, precisarão fazer - você não!!!


Resultado de imagem para Treinamento com saltos em escadas

BOM DIA AMIGO: Como se trata de um "novo invento" ... nem consegui arrumar a foto! Mas, imagine-se com uma barra atravessada nas suas costas, na altura dos seus ombros, cheia de anilhas, e você em posição ereta. Agora, se imagine curvando-se à frente e sem dobrar os joelhos, com esse peso nas suas costas...Dá pra entender que sua coluna não irá gostar muito né? Pois bem, isso tem sido feito, sob orientação de profissional da educação física, por praticantes ansiosos em fortalecer suas costas ou mesmo em desenvolver glúteos mais volumosos. Não faça!!! Já tenho tido notícias de vários que deixaram de treinar com dores na coluna. Em breve, estas pessoas estarão nas clínicas médicas e de fisioterapia, com dores crônicas nas costas...

Eu teria muitos outros movimentos errados pra mostrar. Esses, no entanto, são os piores de todos! Espero, em breve, colaborar com você, mostrando como substituir esses movimentos por outros, muito bons, sem agredir sua saúde.

Bons treinos!!!
MAURÍCIO MOREIRA
CREF 5511-G

2 comentários:

  1. Absurdos que continuam acontecendo com frequência, exercícios que trazem muito mais problemas que benefícios. Seguimos trabalhando para corrigir essa prática.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Cristina!Vários profissionais da área, infelizmente, inventam exercícios que nossa estrutura não foi feita pra fazer...

      Excluir