segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A DROGA CHAMADA ...CIGARRO


Cigarro prejudica o funcionamento ideal do cérebro

Estudo feito por cientistas da Inglaterra com oito mil pessoas indica que tabagismo afeta memória e capacidade de raciocínio

Rio -  Um estudo realizado por pesquisadores da universidade King’s College London, na Inglaterra, e publicado na revista científica “Age and Beinge”, informa que o cigarro causa danos ao cérebro. Segundo o estudo, pessoas a partir de 50 anos ou mais e que fumam estão mais propensas a ter as funções cerebrais comprometidas.
Déficit no raciocínio lógico, na memória e no aprendizados seriam as principais consequências do fumo. Pressão alta e estar acima do peso também agravam o quadro, mostra o estudo, que foi feito com 8,8 mil pessoas.
Eles — todos com mais de 50 anos — fizeram testes de memorização de novas palavras e foram interrogados para a dizer o maior número de nomes de animais em um minuto. Os testes foram repetidos após quatro anos e depois de oito anos.
Também foi investigada a relação entre o funcionamento do cérebro e ataques cardíacos e derrames. Os resultados indicaram que os riscos estão associados ao declínio cognitivo. As pessoas com maior possibilidade foram as com maior decadência.
Para o neurologista Daniel Schachter, do Hospital São Vicente de Paulo e membro da Academia Brasileira de Neurologia, o estudo traz o grande benefício de alertar as pessoas de que o cigarro, além dos males já conhecidos, como o câncer e o enfisema, pode levar também à demência: “O cigarro, a hipertensão, o colesterol alto e o diabetes são os grandes vilões que entopem as artérias cérebro-cardio-vasculares. Deles todos, o fator mais fácil de se modificar é, claro, parar de fumar. Então, para evitar uma futura demência, a pessoa deve parar de fumar ou nem comecar”, aconselha o médico.

SEM LADOS POSITIVOS
Schachter diz que o grande mérito da pesquisa é mostrar que o cigarro não tem nenhum lado positivo. “Muito pelo contrário, cada vez mais aparecem lados negativos, como esse que associa a demência ao tabagismo. O ideal é perceber que parar de fumar é o caminho para se evitar esses riscos ”, afirma ele.
COLABORAÇÃO DE GILBERTO LEMES
http://cambuquira.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário