segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Estudo recente recomenda 5 vezes mais exercícios que OMS

Recomendação de exercícios da OMS é insuficiente.
É o que diz estudo publicado esta semana no periódico científico BMJ.
O estudo indica que o mínimo necessário está entre 5 a 7 vezes o aconselhado atualmente pela Organização Mundial da Saúde(OMS).
A recomendação atual da OMS é que se faça 150 minutos de caminhadas ou 75 minutos de corrida por semana. Isso equivale a 600 METs(equivalentes metabólicos).
Os pesquisadores revisaram 174 estudos sobre a relação entre a prática de atividades físicas e o risco de desenvolver câncer de mama ou de cólon, diabetes, doença arterial coronariana e derrame cerebral.
Eles verificaram de fato, que ganhos substantivos são alcançados por indivíduos que praticam acima de 3.000 METs por semana, ou seja mais de cinco vezes a recomendação atual da OMS.
Por exemplo, no diabetes, o risco de desenvolvimento da doença é 2% menor para quem pratica a recomendação atual e sobe para 21% menor para quem faz treinamentos que superam os 3.000 METs ou 750 minutos de caminhadas por semana.
Pode até parecer muito, mas se você incluir atividades no seu dia a dia, você alcançará essa marca e irá diminuir muito o risco de desenvolver as doenças cronico degenerativas citadas anteriormente.
Pense seriamente nisso!!!
Adaptado de Jornal Extra, pág 20, 9-08-2016
Maurício Moreira
CREF 5511-G

Nenhum comentário:

Postar um comentário