sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

CORRIDA DE COSTAS - Será que é bom?

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DISTO? PODE PARECER REDUNDANTE FALAR CORRER PRA FRENTE, TANTO QUANTO O É DIZER DESCER PRA BAIXO OU SUBIR PRA CIMA. PARECE... MAS NÃO É! JÁ NÃO SE CORRE SÓ PARA FRENTE! PELO MENOS É O QUE ESTÃO FAZENDO ALGUNS ADEPTOS PELO MUNDO INTEIRO. NA INGLATERRA, ACONTECEU ESTE ANO O 1º CAMPEONATO LONDRINO DE MARCHA REVERSIVA, COMO TAMBÉM É CHAMADA A CORRIDA DE COSTAS.
MAS, O QUE OS DEFENSORES DESTA PRÁTICA, QUE ESTÁ CHEGANDO AS ACADEMIAS BRASILEIRAS, ALEGAM PARA PRATICAR O INUSITADO?
DEFENDEM QUE A CORRIDA DE COSTAS: 1)QUEIMA UM TERÇO A MAIS DE CALORIAS; 2)REDUZ O RISCO DE LESÕES NO JOELHO, INFLAMAÇÕES DA TÍBIA, DISTENSÕES NA REGIÃO LOMBAR E VIRILHAS; 3) AUMENTA A FORÇA MUSCULAR; 4)MELHORA A POSTURA, APRIMORA A VISÃO PERIFÉRICA E O EQUILÍBRIO.
E O QUE PENSAM OS CRÍTICOS DA CORRIDA DE COSTAS, DENTRE OS QUAIS EU ME INCLUO:
1) NÃO HÁ NENHUMA COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA QUE ASSEGURE QUALQUER BENEFÍCIO; 2) FOMOS CRIADOS PARA NOS MOVIMENTAR PRA FRENTE E NÃO PRA TRÁS; 3) A MUSCULATURA ANTERIOR DAS COXAS(OS QUADRÍCEPS) SÃO GRANDES PROTETORES DO IMPACTO PRODUZIDO PELA CORRIDA E NA CORRIDA DE COSTAS, PRATICAMENTE NÃO TEM FUNÇÃO; 4)AS PESSOAS COM PROBLEMAS DE EQUILÍBRIO PODEM CAIR E SE MACHUCAR, CORRENDO DE COSTAS; 5) O PESCOÇO VAI FICAR COM UMA TENSÃO EXTRA POIS O PRATICANTE TERÁ QUE FICAR SE RETORCENDO O TEMPO TODO PARA OLHAR O CAMINHO PERCORRIDO...
ENFIM, DEPOIS DO APRESENTADO, ACREDITO QUE VOCÊ TENHA CHEGADO A CONCLUSÃO DE QUE HÁ ATIVIDADES MAIS FÁCEIS E DE RESULTADOS MAIS EXPRESSIVOS PRA SE FAZER, NÃO É?

MAURÍCIO MOREIRA CREF 5511