quarta-feira, 25 de maio de 2016

Atividade Física Expontanea melhora Condicionamento Físico

Você manda um e-mail para se comunicar com um colega de trabalho que senta a poucos metros de você? Vai à padaria próxima de casa usando o carro? Pare com isso. Mexa-se! De acordo com pesquisadores canadenses, a atividade física incidental – aquela que envolve qualquer movimento não chamado formalmente de exercício, pode contribuir bastante para o seu preparo físico.
O estudo, realizado pela School of Kinesiology and Health Studies, em Ontário, e publicado no Medicine & Science in Sports & Exercise, afirma que 30 minutos diários de atividades incidentais são capazes de melhorar a aptidão cardiorrespiratória e trazer benefícios à saúde ao longo prazo.
"O melhor de tudo é que essas atividades não ocupam muito tempo e não são difíceis de fazer”, diz Ashlee McGuire, pesquisadora principal do estudo.
Para chegar ao resultado, os pesquisadores recrutaram voluntários saudáveis, porém sedentários. Eles foram orientados a usarem um acelerômetro, um equipamento que mede a duração e intensidade do movimento, durante uma semana. Os resultados mostraram uma sensível melhora no condicionamento físico dos participantes.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde é que cada pessoa pratique 30 minutos diários de atividade física pelo menos cinco vezes por semana. Esses 30 minutos não precisam ser contínuos, ou seja, você pode fazer 15 minutos em determinado horário e mais 15 em horário diverso.

MAURÍCIO MOREIRA
CREF 5511 - G

sábado, 21 de maio de 2016

Protetor solar x Vitamina D

Sol é principal sintetizador de vitamina D. Consumir alimentos que contêm a vitamina é importante para fugir de doenças

Quem nunca ouviu alguém contar que está com falta de vitamina D? Pois é, o uso ininterrupto do protetor solar tem protegido a pele, mas deixado o organismo orfão da vitamina que ajuda na saúde dos ossos e até no bom funcionamento da mente.
Isso porque a vitamina D só é absorvida adequadamente com a exposição da pele direto ao sol, completamente livre de outras barreiras. Especialistas recomendam que haja uma exposição sem protetor solar por 15 minutos diariamente, fora dos horários de sol a pino (o ideal é se expor até as 10h e depois das 17h).
Com isso, o corpo conseguirá sintetizar a vitamina essencial para a manutenção do corpo humano e o desenvolvimento de um novo, no caso da gravidez.
E lembre-se, o 'sol em gotas', como é apelidado a suplementação de vitamina D só deve ser consumido sob orientação médica, pois, assim como a carência, o excesso dessa vitamina pode gerar problemas sérios.

extraído de ig.com.br

MEU COMENTÁRIO: Você pode estar se perguntando porque isso não é divulgado, visto que é fato verdade? As grandes indústrias de protetores solares não querem perder mercado. Acham que uma notícia como esta pode ser entendida pelo consumidor como um indicativo de que deve usar menos bloqueador solar. Claro que isso não é a verdade dos fatos...Devemos usar sim, mas também devemos expor nosso corpo ao sol nos horários alternativos.
E tem mais: como me disse um renomado dermatologista em um programa de tv do qual participamos juntos falando de saúde, usar protetor fator 30 ou fator 50 ou mais, só fará um bloqueio 5% maior. Ou seja, dito por alguém qualificado e que também comercializa este tipo de produto, não faz diferença.

Maurício Moreira
CREF 5511-G


terça-feira, 10 de maio de 2016

Exercício Ideal - Entenda a matéria do Fantástico



Muitas pessoas repercutiram a máteria de domingo no Fantástico, que é na verdade um material da BBC de Londres.. Alguns se apresentaram pra mim com muitas dúvidas. Decidi então, acompanhar a sequência de programas e ajudar você a entender o que de mais importante foi falado.
O novo trabalho de Márcio Atalla traz como novidades pra maioria do público brasileiro, três tipos de perfis das pessoas que exageram na comida. Ainda há uma outra novidade pra grande maioria, que é o exame de biópsia de fibras musculares de cada indivíduo.
Sabe-se que cada um possui fibras brancas e vermelhas na musculatura. As brancas ou rápidas, “gostam” de treinos de alta intensidade e pouca duração – os anaeróbicos: corridas de alta velocidade, levantamento de pesos, dentre outros exercícios. Já as vermelhas ou lentas, preferem treinos longos e de intensidade moderada: caminhadas, corridas leves, passeios de bicicleta em terrenos planos, dentre outros.
Os pesquisadores trabalharam com 75 pessoas, divididas em três grupos de 25 cada. Um grupo de pessoas, todas acima do peso, é o daqueles que Não Param Nunca de comer(NPN). O segundo grupo é formado por aqueles que Descontam Na Comida(DNC) seus problemas do dia a dia. Finalmente, o outro grupo, terceiro, formado por pessoas que tem Boca Nervosa(BN). Segundo os cientistas, essa turma BN tem problemas genéticos e por isso não tem noção exata de saciedade.
Em todos os casos – e você pode se encaixar em algum desses grupos – o mais importante é combater o desejo de comer durante o dia. O desequilíbrio energético ocorre porque há excesso de calorias e falta de exercício físico.
Porque será que aquele treino “da moda” não funciona pra você? O grande X da questão pode estar na composição de suas fibras musculares. E é aí que entra um exame de biópsia que identifica o tipo de fibra muscular que mais se encontra em seu corpo, como já mencionamos acima.
Identificada a sua tendência muscular, seu treino poderá ser direcionado para alcançar de forma mais rápida e eficiente, os resultados que você tanto quer. A título de exemplo, imaginemos que você tenha mais fibras brancas. O treino mais indicado pra você pode ser composto por tiros de corrida de alta intensidade e curtos, bem como um forte trabalho na sala de musculação.
É isso. Tentei clarear pra você, aquilo que o programa Fantástico levou ao ar neste último domingo. Conforme as matérias forem indo ao ar nos domingos estaremos lhe ajudando a compreender e, quem sabe, vencer o sobrepeso!
Boa semana!!!

segunda-feira, 9 de maio de 2016

AERÓBICO ATRAPALHA MUSCULAÇÃO?

PARECE UMA PERGUNTA ESTRANHA, MAS ELA É MUITO COMUM ENTRE OS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO, QUE COSTUMAM JUSTIFICAR A AUSÊNCIA DE TREINOS AERÓBICOS PARA NÃO "ATRAPALHAR" OS RESULTADOS DA MUSCULAÇÃO.
É MITO! O TREINO AERÓBICO, SEJA UMA PEDALADA, CORRIDA OU CAMINHADA NÃO PREJUDICA OS RESULTADOS DE GANHO DE MASSA MUSCULAR. NÃO SERÁ ESSE TIPO DE TREINO QUE IRÁ "SECAR" A MASSA MAGRA DO PRATICANTE.
O QUE ACONTECE É QUE SE O TREINO NA ESTEIRA OU NA BICICLETA FOR MUITO PROLONGADO E NO MESMO MOMENTO(SESSÃO) DE TREINAMENTO, PODERÁ PREJUDICAR O DESEMPENHO DO ATLETA/PRATICANTE NO TREINO DE MUSCULAÇÃO.
MAS VOCÊ NÃO PRECISA FAZER OS DOIS TREINOS NO MESMO MOMENTO...ORGANIZE SEU PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA FAZER UMA SESSÃO EM UM DIA E OUTRA, NO DIA SEGUINTE OU ATÉ NO MESMO DIA, EM HORÁRIOS SEPARADOS...  ISSO PODERÁ, DE FATO AJUDAR NOS RESULTADOS DE TREINAMENTOS COM CARGAS(MUSCULAÇÃO).
NA MEDIDA EM QUE O QUE SE QUER É GANHO DE MASSA, O EXERCÍCIO AERÓBICO IRÁ "QUEIMAR" GORDURA CORPORAL, DESTACANDO AINDA MAIS OS GRUPOS MUSCULARES DO CORPO DO PRATICANTE. ISSO SIM, NÃO É MITO - É FATO!
ENTÃO, NÃO ADIANTA ARRUMAR DESCULPAS PRA NÃO TREINAR SEU SISTEMA CARDIOPULMONAR! UM TREINO COMPLETO PRECISA INCLUIR, EXERCÍCIOS DE FORÇA MUSCULAR, DE RESISTÊNCIA CARDIOVASCULAR E ALONGAMENTOS.
PENSE NISSO E ORGANIZE SEUS TREINOS!
Maurício Moreira
CREF 5511-G