quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Álcool é um perigo!!!

Excesso de álcool na meia-idade aumenta risco de derrame 

De acordo com estudo, consumo da bebida entre os 40 e os 60 anos oferece mais risco de AVC do que fatores como hipertensão e diabetes

Vodca
Bebida: risco de derrame foi maior entre homens que bebiam mais de duas doses por dia (Thinkstock/VEJA)
Beber mais de duas doses de álcool por dia na meia-idade, entre os 40 e os 60 anos, aumenta a probabilidade de sofrer um derrame mais do que fatores de risco tradicionais, como hipertensão e diabetes. A conclusão é de um estudo publicado na quinta-feira no periódicoStroke, da Associação Americana do Coração.

Pesquisadores analisaram dados de 11.644 gêmeos suecos, acompanhados por 43 anos. Eles compararam o impacto do álcool entre pessoas que bebiam pouco (menos de metade de uma dose por dia) a muito (mais de duas doses diárias).
Leia também:
Novo dispositivo pode reduzir pressão arterial
Hipertensão afeta um em cada cinco brasileiros, diz IBGE


Quase 30% dos participantes tiveram derrame. Entre gêmeos idênticos, aqueles que sofreram um AVC bebiam mais do que seus irmãos que não sofreram, sugerindo que o derrame não estava condicionado à genética e ao estilo de vida na infância e adolescência.

Os autores descobriram que os indivíduos que bebiam muito tinham 34% mais risco de sofrer um derrame do que aqueles que bebiam pouco. Para homens na meia-idade, o alto consumo de álcool também se mostrou um maior fator de risco para AVC do que hipertensão e diabetes. Por volta dos 75 anos, porém, a tendência se inverteu: o diabetes e a pressão alta passaram a ser os maiores vilões do derrame.
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/excesso-de-alcool-na-meia-idade-aumenta-risco-de-derrame

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

CAPACIDADE 420 Kg ou 6 PASSAGEIROS

     Quando uso um elevador, observo aquela velha placa que informa a capacidade máxima de carga e o correspondente número de ocupantes. Segundo a mesma, o equipamento tem condições de levar 420 quilogramas ou 6 pessoas. Um simples cálculo matemático irá mostrar que, em média, cada ocupante deve estar pesando 70 Kg.
      Você poderá até discutir que se trata apenas de uma média e que dependendo da estatura de cada pessoa isso poderá variar. Isso é verdade, tanto quanto o fato de não mudar absolutamente nada o meu raciocínio em cima da famosa plaquinha de elevador...
       Ou vamos ignorar a tal placa e alegar que ela foi mal pensada, ou vamos dizer que a mesma era pra outras épocas ou, quem sabe, vamos ter que desenvolver nosso assunto em cima do fato de que as pessoas estão muito acima do peso ideal.
       A tal placa está fundamentada em cima da média da estatura do brasileiro - entre 1,70 e 1,75 m. Então, pense: Com um metro e setenta e cinco centímetros de altura, o sujeito em questão deveria ter até 75 quilos. Pra facilitar o cálculo, suponha a sua altura em centímetros e subtraia 100. O resultado é aproximadamente o seu peso ideal. Para homens, variando 3 kg pra mais ou pra menos, conforme o nível de treinamento. Para mulheres, em função da menor quantidade de massa magra, 5 a 10 quilos a menos que o resultado acima.
       Pra exemplificar, veja o caso de uma mulher de 1 metro e 65 centímetros. Transformando a estatura para centímetros, temos 165. Como falei acima, subtraia 100. O resultado será 65 Kg. Esse é o peso máximo desta mulher. Mas se você for perguntar a ela, a resposta será que com os sessenta e cinco quilos ela se sente "gorda". Mas se ela pesar, quem sabe, entre 55 e 58 Kg, se sentirá bem.
       Toda essa minha conversa é para levar você ao óbvio: estamos engordando cada vez mais! Quantos você conhece que passariam no teste do elevador? Quantas fariam este cálculo e teriam resultado dentro da média. É preciso fazer alguma coisa! Não é uma questão de beleza. É uma questão de saúde. Várias doenças se desenvolvem pelo excesso de peso.Doenças coronarianas, diabetes, hipertensão, são só algumas delas. Pense na sua saúde - tome uma atitude!!!
Maurício Moreira
CREF 5511-G