sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Como tirar agrotóxicos dos alimentos?

O que fazer para, no dia a dia, se proteger dos agrotóxicos? A melhor forma, todos sabem, é consumir produtos orgânicos. O problema está no preço, que pode ser o triplo do que se paga pelo alimento cultivado com agrotóxico. Por isso, alguns truques simples ajudam a cortar boa parte dos agrotóxicos contidos nas frutas, verduras e legumes. Veja abaixo como fazer: 
Alface, couve e repolho: descartar as folhas externas e lavar as outras por 3 minutos em água corrente, e deixar na solução de bicarbonato de sódio. Foto: Getty Images
Pimentão e morango – são os campeões de agrotóxicos. “A quantidade de agrotóxicos que eles vão carregar depende de quanto tempo levam para amadurecer. Quanto mais tempo, mais pulverizações”, explica Navarro. Embora uma parte das toxinas penetre a polpa dos alimentos, é possível diminuir bem a incidência ao lavá-los e deixá-los de molho por meia hora em uma solução de 1 litro de água para 1 colher de bicarbonato de sódio. Depois disso, lavar bem novamente e consumir. O bicarbonato de sódio é eficiente para retirar o agrotóxico contido na casca.
Pepino, maçã, manga e mamão – como boa parte dos agrotóxicos está na casca, se a pessoa descasca, já se livra bem deles. O problema, no entanto, é que as fibras da maçã – que são saudáveis – estão na casca. “Lavar bem em água corrente, com uma esponja ou escovinha, ajuda bastante. Se quiser usar detergente, que seja neutro”, diz Navarro. Esses alimentos também podem ser deixados na solução de bicarbonato de sódio.
Navarro explica que aquelas frutas ou verduras que têm a casca bonita, com aspecto brilhante, sofreram ação de uma cera bactericida e fungicida, que também é um agrotóxico. “Tem que lavar bem com uma escovinha ou esponja, e depois deixar também no bicarbonato de sódio e lavar bem novamente em seguida”.
Alface, couve, repolho e cebola – As folhas externas são as que contêm mais agrotóxicos. “É bom tirar ao menos uma ou duas camadas, tanto das folhas como da cebola. Em seguida é preciso lavar bem em água corrente por dois ou três minutos e deixar por meia hora na solução de bicarbonato de sódio. Depois disso, é bom lavar novamente – o bicarbonato não deve ser ingerido”, explica Navarro. O nutrólogo explica que, com esse truque, é possível eliminar praticamente todo o agrotóxico dessas folhas.
Mas não se assuste com a nova cor que as folhas ganharão: provavelmente elas ficarão um pouco amareladas, fato que, segundo Navarro, não interfere no sabor.
Abacaxi e laranja – Navarro explica que o agrotóxico dessas frutas normalmente fica na casca. “A pessoa vai descascar e pronto. Não tem problema”.
Batata – Boa parte dos agrotóxicos entra na polpa, então não há nada que se possa fazer em relação a isso. Para aquele agrotóxico que se concentrou na casca, descascar a batata já elimina. “Passar uma escovinha também”, explica Navarro.
Tomate – O nutrólogo explica que o melhor é optar por tomates bem maduros. “Aquele que não está muito maduro ainda, que o agricultor colhe para poder vender e não estragar, contém maior quantidade de agrotóxicos. O maduro não, o agrotóxico vai saindo um pouco”, explica. Embora a maior parte das toxinas se concentre na polpa, Navarro recomenda também colocar o tomate no bicarbonato de sódio ou retirar a casca, pois essa atitude ajuda a eliminar as toxinas contidas ali.
Cenoura e beterraba – lavar bem em água corrente com uma esponja. A maior parte dos agrotóxicos fica na casca e a esponja já retira, segundo Navarro. “Pode colocar no bicarbonato de sódio também”, acrescenta.
Arroz e feijão – A recomendação é lavar bem em água corrente e não usar o bicarbonato de sódio, já que ele vai interferir no cozimento. “A quantidade de agrotóxicos no arroz e feijão não é tão grande e parte deles serão perdidos na água”, explica o médico.
http://saude.ig.com.br/

terça-feira, 14 de outubro de 2014

ACROYOGA:Pra quem gosta de exercícios alternativos

Um misto de acrobacias de solo e ioga, com as posições praticadas em grupo. A acroyoga, uma das várias modalidade da ioga, tem atraído muita gente. A atividade inclui, ainda, a chamada thai yoga massagem — técnica baseada na massagem tailandesa, importante para soltar os músculos e relaxar depois do esforço físico e do uso da força.

 A atividade é dividida em dois tipos de posições: Primeiro são as acrobáticas. Usam a força e a explosão do corpo. O segundo são as terapêuticas. São atividades calmas e relaxantes.

O maior diferencial da acroyoga está, principalmente, na interação entre os participantes. Tudo é feito em duplas, trios e grupos. É muito importante a relação entre as pessoas. É preciso aprender a ouvir, manter o entrosamento. Além disso, há o trabalho de confiança, já que as posições incluem os praticantes completamente fora do chão, apoiados apenas pelas pernas de outros.

É muito comum a prática em trios: a base permanece deitado de costas no chão; o voador apoia as pernas na base em várias posições; e o cuidador fica ao lado, arrumando o corpo de quem sobe e cuidando para que ele não caia. A ideia é usar a força do corpo e, então, relaxar. Por isso, costuma-se começar com a parte acrobática, passando-se em seguida para os vôos terapêuticos e, finalmente, para a thai massagem.


Adaptado de http://sites.uai.com.br


terça-feira, 7 de outubro de 2014

Azeite contra Insuficiência Cardíaca!

ILLINOIS - O azeite de oliva pode ajudar a reverter insuficiência cardíaca imediatamente, dizem cientistas da Universidade de Illinois, em Chicago, EUA, que usaram evidências anteriores documentadas sobre os benefícios do azeite para estudar o oleato. A substância, uma gordura encontrada no azeite, pode ajudar o coração doente a bombear o sangue de forma mais eficaz.
No estudo publicado pela revista científica “Circulation”, os pesquisadores analisaram como o coração dos ratos reagia ao oleato ou ao palmitato, encontrado em produtos de origem animal e laticínios. Quando o oleato era bombeado por um coração insuficiente, os cientistas observavam uma melhora imediata em como o coração contraía e bombeava o sangue. Já com o palmitato o coração piorava e mais gordura tóxica era produzida.
Atualmente não há maneira de reverter a doença, mas uma combinação de medicamentos e mudança de estilo de vida ajudam a manter a condição do paciente estável. Uma das razões mais comuns pelas quais uma pessoa pode sofrer de insuficiência cardíaca é quando o músculo fica danificado, como depois de um ataque cardíaco, hipertensão ou por abuso de álcool. Respiração curta mesmo durante períodos de repouso, inchaço dos pés, tornozelos, barriga e parte inferior das costas podem ser sintomas de insuficiência cardíaca.
— Este estudo prova que o consumo de gordura saudável tem um efeito significativo na saúde cardíaca — disse ao jornal “Telegraph” o pesquisador Douglas Lewandowski, da Universidade de Illinois.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

MISSÃO POSSÍVEL!!!

Emagrecer é possível!
E não adianta querer fórmulas mágicas...
Não existe uma receita de bolo! Não acredite em dietas da moda...
Pra emagrecer você precisa gerar um desequilíbrio energético tal que, aquilo que você ingere, lhe ofereça menos calorias do que aquilo que você gasta de energia em seu dia.
Em linhas gerais, esta equação da saúde funciona da seguinte maneira: quanto mais você se movimenta, se exercita, e menos come, mais você emagrece. É claro que você precisa de orientação nutricional pra que não falte nenhum nutriente e para que seu emagrecimento seja otimizado.
Tenha em mente que emagrecer é possível! As experiências bem sucedidas são muitas e nada tem a ver com cirurgias plásticas ou bariátricas.
Você precisa pensar diferente. Pense Magro!!! Pense que o doce, os chocolates, os refrigerantes não precisam sofrer um verdadeiro ataque. Você até pode degustá-los, mas com equilíbrio!
Uma vez escrevi que as pessoas se alimentam como crianças. Quando se é criança, há espaços pra flexibilidade na alimentação porque nesta faixa etária, o metabolismo está a pleno vapor, acelerado e gasta quase tudo de besteiras que caem no estômago. Agora, mais velhos e mais experientes, precisamos refletir o que vamos comprar no mercado e o que pretendemos comer a mesa...
Pense nisso! Emagrecer é uma missão possível. Só depende de você!!!
Maurício Moreira
CREF 5511-G

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

GENGIBRE: Saiba como usar esta raiz

Comer muito gengibre pode fazer mal?

É verdade que comer gengibre em excessopode trazer alguns problemas. Segundo a nutricionista Alessandra Carneiro, uma quantidade exagerada por dia pode causar desconforto estomacal, provocar gases e dificultar a digestão. Contudo, a especialista garante que não há risco de problemas mais graves para pessoas saudáveis. “Quem não tem problemas de saúde e consome muito gengibre pode até sentir algum tipo de mal estar no estômago, mas não deve passar disso. Ninguém passa mal por comer muito da raiz”, garante.
O indicado por especialistas é consumir algo em torno de dois pedaços de cerca de 3 cm diariamente. Essa medida equivale a cerca de duas colheres de chá do gengibre ralado.

Gengibre aumenta a pressão?

Quem sofre de pressão alta não deve consumir gengibre. “Hipertenso não pode de jeito nenhum. O alimento acelera o metabolismo e aumenta a vasodilatação, o que pode causar um descontrole da pressão arterial que pode ser perigoso”, alerta Alessandra, que afirma que mesmo quem toma medicação e tem o problema controlado não deve consumir.
Ainda de acordo com a profissional, essa alteração na pressão só é prejudicial a quem é hipertenso. Para pessoas saudáveis não há perigo em ter o metabolismo acelerado com o gengibre, pelo contrário, é um alimento aliado da saúde e da dieta que deve estar presente no cardápio.

Gengibre na gravidez

Créditos: ThinkstockGengibre pode provocar aborto (Créditos: Thinkstock)
Outra dúvida muito comum é se grávida pode comer gengibre. A raiz é contraindicada para gestantes, principalmente nos três primeiros meses de desenvolvimento do feto, porque possui efeito abortivo. Mesmo depois desse período, deve existir muita cautela e o melhor é não consumir. “Mulheres têm tendência a desenvolver pressão alta na gravidez, que é chamada de eclampsia. Como o gengibre aumenta a pressão, pode acabar favorecendo esse quadro. Por isso, é sempre melhor não comer. Não há necessidade de provocar um problema”.
Se você não está no grupo de risco – não é gestante ou hipertensa – e quer consumir gengibre, conheça os benefícios dessa raiz na galeria abaixo e descubra como ela pode transformar o seu corpo.
http://www.bolsademulher.com/