terça-feira, 29 de julho de 2014

Corpos sarados, físicos artificiais!

É cada vez  mais comum a comparação do seu corpo com o de uma pessoa da academia ou com aquela sarada que treina com personal. Isso não é bom e na maioria das vezes...não é justo!
Eu explico: você nem deveria se comparar com ninguém, mas apesar disso vou lhe dizer que na maioria das vezes, essa comparação é imprópria. Isso se dá pelo fato de que, muitas vezes, e eu diria na maioria delas, a sua amiga ou colega de academia tem um corpo artificial. É verdade - você vai escutar que ela treina há muito tempo, que cuida muito da alimentação, e isso e aquilo...mas a verdade é que as pessoas estão cada vez mais envolvidas com algum tipo de "suplementação" que extrapola o simples uso de vitaminas ou o fato de comer bem.
Então, se você é uma atleta dedicada e se esforça pra se alimentar de uma maneira conveniente, digo que está no caminho certo. Não olhe para aqueles corpos esculturais e artificiais, tão comuns nas academias. Muito provavelmente esta pseudo perfeição está acompanhada de termogênicos, de anabolizantes e de treinamentos desgastantes que nada tem a ver com uma boa saúde.
Pense nisso e continue a ser aquela atleta dedicada, buscando sim uma melhora estética, mas priorizando sua saúde!
Maurício Moreira
CREF 5511-G

domingo, 27 de julho de 2014

CERVEJA TAMBÉM É ÁLCOOL!!!

O Ministério Público do Estado de São Paulo propõe uma ampla mobilização da sociedade em um assunto que atinge os interesses da criança e do adolescente expostos diariamente à propaganda de cerveja
Sabia que a exposição à publicidade de bebidas alcoólicas está relacionada com um consumo maior e mais precoce, principalmente entre adolescentes e adultos jovens? Quer ajudar a impedir que isso aconteça? Faça parte da campanha que o Ministério Público de São Paulo está organizando. 
A campanha "Cerveja Também é Álcool" propõe a alteração do parágrafo único do artigo 1º da Lei Federal 9.294/96 para que as restrições à publicidade passem a abranger toda e qualquer bebida, com graduação alcoólica igual ou superior a 0,5 grau Gay-Lussac, conforme definição técnica do Decreto 6.117/2007, que institui a Política Nacional Sobre o Álcool. Pela atual redação, a restrição só é aplicada às bebidas com teor alcoólico superior a 13 graus Gay-Lussac, o que contribui para o consumo indevido de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes. 
Todo mundo pode participar. Divulgue também nas redes sociais com a hashtag #cervejaéalcool. Você tem visto como as mobilizações chamam a atenção da imprensa e, por consequência, dos políticos.
Que bom que tem gente que pensa como eu penso!
Eu tô dentro dessa campanha!!!
Maurício Moreira
https://www.change.org/pt-BR/peti%C3%A7%C3%B5es/congresso-nacional-inclua-qualquer-bebida-alco%C3%B3lica-dentro-das-restri%C3%A7%C3%B5es-%C3%A0-propaganda-de-%C3%A1lcool?utm_source=action_alert&utm_medium=email&utm_campaign=102270&alert_id=AQWKxEvuEa_tXRMenrocLi%2FAgQcCWJJUQl4rOgqyP%2FSQdeRm959k6OD2yTcXd7iJiHlOvVSWPFA

sábado, 26 de julho de 2014

Propaganda Enganosa!

Já ficou chato ver e ouvir propagandas enganosas, que prometem de tudo para pessoas que querem emagrecer ou entrar em forma!
No rádio ou na TV é comum se escutar que tal aparelho faz você perder tantos quilos em menos de uma semana e que um tal comprimidinho acelera seu metabolismo e emagrece sem  fazer força...
É tudo propaganda enganosa e não tenho medo de afirmar isso, além de dizer que se você comprar irá estar jogando dinheiro pela janela!
Não existe milagre!!! Isso é a mesma coisa que afirmar que você pode ganhar dinheiro sem sair de casa - só ganha grana parado quem acertou na Mega!!!
Você só irá baixar peso e entrar em forma, se decidir que precisa se mexer mais e comer menos. Não adianta partir pra dietas milagrosas ou produtos especiais - vários produtos já entraram e saíram de moda e não resolveram o problema da população, que já chega aos 50% no sobrepeso.
Pare de brincar de comer, avançando como um "glutão" na feijoada do fim de semana ou naquela costela para a qual você se preparou a semana toda! Coma sim, mas com moderação!
Decida se movimentar mais, saindo da tv e deste computador ou celular para fazer uma corridinha no bairro, ou simplesmente, saindo do sofá para cuidar do jardim...Vá a pé para o trabalho...Lave você mesmo seu carro no fim de semana!
E, se você achou minhas ideias absurdas ou que eu sou radical demais...acredite na propaganda enganosa!
Abraços,
Maurício Moreira
CREF 5511-G

quinta-feira, 17 de julho de 2014

AGRESSIVIDADE DOBRA RISCOS DE AVC

Ter sentimentos de agressividade, cinismo ou hostilidade em relação às outras pessoas pode dobrar os riscos de acidente vascular cerebral (AVC) em adultos com mais de 45 anos, revelou um estudo divulgado nesta quinta-feira (10).
O estudo, publicado no periódico "Stroke", da Associação Americana do Coração, revelou que a depressão e o estresse excessivo também aumentam o risco de AVC, popularmente chamado de derrame.
Para fazer a pesquisa, mais de 6.700 adultos com idades entre 45 e 84 anos responderam a questionários sobre seu estado mental e seu comportamento.
Essas pesquisas avaliaram estresse crônico, depressão, raiva e hostilidade nesses indivíduos durante dois anos.  Os voluntários, que incluiam caucasianos, afro-americanos, hispânicos e asiáticos, não reportaram doenças cardíacas no início do estudo.
Eles foram acompanhados por um tempo que variou entre 8 e 11 anos, período no qual 147 tiveram AVC e 48 tiveram ataques isquêmicos transitórios (AITs), um bloqueio temporário do fluxo sanguíneo no cérebro.
Os cientistas descobriram que os indivíduos com os maiores níveis de hostilidade - medidos pela avaliação das expectativas cínicas de uma pessoa a respeito das motivações dos demais - foram mais de duas vezes mais propensos a sofrer AVC ou AIT, em comparação com aqueles indivíduos com menos hostilidade.
De forma similar, taxas elevadas de sintomas depressivos representam um risco 86% de sofrer AVC ou AIT. Nos cronicamente estressados, esse risco foi 59% maior.
De forma surpreendente, a raiva não foi associada com qualquer risco maior de derrame.
A associação entre os fatores psicológicos e o risco de AVC se manteve mesmo depois que os cientistas consideraram fatores como idade, raça, sexo, cuidados com a saúde e outros fatores reconhecidamente ligados ao AVC.
"Dão muita ênfase em fatores de risco tradicionais - níveis de colesterol, pressão sanguínea, tabagismo e assim por diante - e estes realmente são muito importantes, mas estudos como este mostram que as características psicológicas são igualmente importantes", disse a principal autora do estudo, Susan Everson-Rose, professora associada de medicina na Universidade de Minnesota, em Mineápolis.
"Em vista do envelhecimento da nossa população, é importante considerar estes outros fatores que podem representar um papel no risco da doença", destacou.
colaboração Gilberto Lemes

terça-feira, 15 de julho de 2014

A HORA É ESSA!!!

UMA DAS COISAS QUE MAIS OUÇO É ..."PRECISO COMEÇAR A TREINAR..."
SE ISSO É UMA VERDADE, A HORA É ESSA!!! VOCÊ PRECISA ARRUMAR TEMPO.
PENSE SERIAMENTE QUE VOCÊ FOI AO MÉDICO E ELE DISSE QUE SE VOCÊ NÃO FIZER EXERCÍCIO REGULARMENTE IRÁ MORRER EM UMA SEMANA! PARECE DRÁSTICO, NÃO É? MAS TALVEZ VOCÊ COMECE A TREINAR...
AGORA PENSE QUE, AO DENTISTA, VOCÊ VAI REGULARMENTE, GOSTANDO OU NÃO DE PASSAR PELO TRATAMENTO...MAS TEM QUE IR!!! POIS É, ENTÃO IRA A ACADEMIA, CAMINHAR NO PARQUE, SER MAIS ATIVO, DEVERIA SER SUA OBRIGAÇÃO QUASE QUE DIÁRIA...PARECIDO COM PASSAR FIO DENTAL.
ENTÃO PARE DE INVENTAR DESCULPAS, CHEGA DE TANTO ATIVISMO QUE IMPEDE VOCÊ DE ARRUMAR TEMPO...PRA VOCÊ! ESSE TEMPO CHEGOU E É O HOJE!!!
AMANHÃ PODE NÃO DAR MAIS TEMPO...VOCÊ JÁ PODE ESTAR DOENTE!
ALIMENTE-SE CORRETAMENTE, SOME MAIS TEMPO DE ATIVIDADES VOLUNTÁRIAS, VINCULE-SE A UM GRUPO QUE PRATICA EXERCÍCIOS FÍSICOS, SEJAM CICLISTAS DETERMINADOS OU CORREDORES DE RUAS, OU SIMPLESMENTE UM GRUPO DE PESSOAS QUE REGULARMENTE TREINA EM ACADEMIAS POPULARES...
NÃO FIQUE PARADO! A HORA É ESSA!!!
Maurício Moreira
CREF 5511-G

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Como se hidratar bem durante o dia?

Houve-se muito que é preciso beber água, é preciso beber sucos, necessitamos de cerca de dois litros de água por dia. Se é mesmo necessário isso tudo de verdade, não sabemos. Há quem diga que isto é invenção da Indústria da Água - grandes empresas que envazam e comercializam as águas minerais.
Enfim, uma coisa é certa - precisamos beber água, precisamos de líquidos. Com base em muito do que já li a esse respeito e em minha experiência própria, posso afirmar que cada um de nós possui uma necessidade toda especial. Uns precisam beber 1 litro e meio...outros mais de dois litros. Atletas de alto rendimento, bebem cerca de três litros.
Observe a cor de sua urina. Ela não deve estar nem muito escura e nem muito clara demais. Se está escura, você bebe pouca água e está desidratado. Pode estar forçando seus rins, intestinos e tendo dores de cabeça a toa. É só beber um pouquinho mais de água e verificar a cor da urina.
A cor muito clara da urina também não é ideal. Pode ser sinal de que diversos minerais necessários a nossa boa saúde estão se diluindo na digestão e "passando" rapidamente pelo organismo sem serem absorvidos.
Interessante a dica que recebi outro dia de um grande acupunturista. Pegue uma garrafinha de 500 ml de água, pingue algumas gotinhas de limão, coloque uma pitada de sal e açúcar e está pronto seu hidratante natural. Com pouca ingestão de água e uma pitada de sabor, você hidrata a manhã toda. Faça a tarde também.
E...quanto aos isotônicos - Gatorade e cia limitada...deixe para os atletas beberem. Eles sim, precisam dessas concentrações de líquidos, devido as altas perdas que sofrem durante seus treinamentos. Você, esportista dedicado, que vai a academia suar um pouco ou faz sua corridinha três vezes por semana, não precisa consumir estes líquidos.
Bons treinos! Ótima saúde pra você!
Maurício Moreira
CREF 5511 - G

terça-feira, 1 de julho de 2014

Como escolher o tênis ideal?


Com foco na corrida e caminhada, é fundamental levar em conta elementos que vão determinar a compra do produto certo. O ortopedista começa a lista pelo preço. Ele delimita modelos na faixa entre R$ 300 e R$ 1.500 como aqueles que vão agregar características básicas para essas atividades. Em seguida, destaca o conforto, já que é preciso ter uma identidade entre o pé e o calçado. “Há diferenças anatômicas de pé para pé que precisam ser levadas em conta.” Outro ponto de análise é quanto ao tipo de apoio, que pode ser neutro (considerado normal), supinado (inclinação para dentro) ou pronado (a planta do pé desvia para fora, o pé chato). “Tudo isso tem de influenciar na decisão de compra.”

A flexibilidade do tênis e a atenção que se deve ter com o peso. “A sensação é de quase andar descalço. Para esportes, é importante que sejam ultraleves, porque vão fazer diferença na performance.” A ventilação é outra preocupação. “A umidade favorece fungos e, nesse caso, é preciso atentar para palmilha e meias ajustadas.”

Nada de tênis velho. Para aqueles que praticam uma atividade física regular, a receita é “três calçados com idades diferentes para que haja um rodízio. Um novo, outro com meia-vida e um mais velho. Recomendo duas aquisições por ano. A troca a cada quatro, seis meses. Essa atitude é uma prevenção. Mas não existe regra encaixotada, tem o problema do preço, logo, é adequar caso a caso”. A favor do consumidor, o avanço acelerado da tecnologia. “Hoje, os tênis são fabricados para pés pronados e supinados. Então, basta encontrar o modelo certo e se certificar de que o vendedor está orientado a passar as informações corretas.

Arnóbio Moreira Félix, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Minas Gerais (Sbot-MG)
Adaptado de http://sites.uai.com.br