quinta-feira, 29 de maio de 2014

O açúcar é o verdadeiro inimigo, e não a gordura

Documentário americano sobre a obesidade pede leis que limitem o consumo de adoçantes daninhos ocultos em alimentos "saudáveis". The Observer

por The Observer — publicado 16/05/2014 05:24
Primeiro veio "Uma Verdade Inconveniente". Depois  Nação Fast Food: Uma Rede de Corrupção. Então foi Blackfish: Fúria Animal. Cada um mostrava o poder de documentários bem sucedidos, aclamados pela crítica, de modificar as percepções sobre questões polêmicas que vão do aquecimento global aos maus-tratos a animais em cativeiro e o comportamento das gigantes da indústria alimentícia.
Reprodução
Fed Up
80% dos produtos vendidos nos supermercados dos Estados Unidos têm açúcar adicionado
Agora vem Fed Up, um filme que examina o problema global do crescimento dos índices globais de obesidade humana e doenças relacionadas à obesidade. O filme, produzido por Laurie David, ex-mulher de Larry David, criador de Seinfeld, e narrado pela jornalista da tevê Katie Couric, pretende contestar décadas de enganos e desinformação patrocinados pela indústria de alimentos sobre dietas e exercícios, boas e más calorias, genes de gordura e estilo de vida.
Quando se trata de obesidade, a gordura pode não ser sua amiga, mas não é tão inimiga quanto o açúcar, diz o consultor científico do filme, Robert Lustig, um neuroendocrinologista, autor e presidente do Instituto para Nutrição Responsável. É uma visão que está conquistando o apoio de médicos.
Um estudo do governo americano descobriu recentemente que 17% das crianças e jovens entre 2 e 19 anos são considerados obesos. Outro previu que as crianças americanas de hoje viverão menos que seus pais. Laurie David, que fez o filme sobre mudança climática Uma Verdade Inconveniente, considera essa estatística "preocupante e trágica".
Segundo Lustig, porém, nem a obesidade nem a gordura são o problema. "A indústria alimentícia quer que você se concentre em três mentiras que a impedem de enfrentar questões de culpabilidade. Uma é sobre a obesidade. A segunda é que uma caloria é uma caloria. A terceira é sobre responsabilidade pessoal. 
Leia maishttp://www.cartacapital.com.br/saude/o-acucar-e-o-verdadeiro-inimigo-e-nao-a-gordura-2457.html

segunda-feira, 19 de maio de 2014

ATIVIDADES NA ÁGUA x ATIVIDADES EM TERRENOS DIVERSOS

A DÚVIDA EXISTE E JÁ É RECORRENTE: AS ATIVIDADES DENTRO DE PISCINA SÃO MELHORES QUE OS EXERCÍCIOS EM TERRENOS VARIADOS - FORA D'ÁGUA?
SE FORMOS OLHAR PELO PRISMA DA PROTEÇÃO ARTICULAR, A ÁGUA É UM ÓTIMO MEIO PRA SE DESENVOLVER TREINAMENTO. E SE A QUESTÃO FOR O GASTO CALÓRICO, PODE SER VANTAJOSO.
EU DISSE QUE O TREINO NA ÁGUA PODE SER VANTAJOSO PORQUE VAI DEPENDER DA INTENSIDADE DA AULA E DO NÍVEL DO PRATICANTE. UM EXEMPLO QUE TENHO COMO MUITO PRÁTICO É O DAQUELE CARA QUE RESOLVE TREINAR NA ÁGUA, MAS NEM SABE NADAR. O APRENDIZADO IRÁ LHE CONSUMIR TANTO TEMPO DE AULA QUE, DIFICILMENTE IRÁ GASTAR MUITAS CALORIAS ATÉ QUE APRENDA A NADAR...
SE O PRATICANTE JÁ SABE NADAR, TREINANDO EM RITMO INTENSO, PODE SER UMA BOA IDEIA. TREINAR CORRENDO NA ÁGUA PODE GASTAR CERCA DE 400 CALORIAS EM 45 MINUTOS. MAS, OBSERVE QUE CORRER NA RUA PODE GASTAR 300 CALORIAS EM 20 MINUTOS DE TREINO. ENTÃO, COMPLICOU O RACIOCÍNIO NÉ? NÃO!
É IMPORTANTE TER EM MENTE QUE TUDO VAI DEPENDER DO RITMO EMPREGADO NA AULA. MAIS INTENSIDADE, MAIS GASTO CALÓRICO. MAIS RITMO CARDÍACO, MAIOR O GASTO DA ATIVIDADE.
ACREDITO QUE ESCOLHER A ATIVIDADE QUE MAIS LHE ATRAI É A MELHOR OPÇÃO. VARIAR, DE VEZ EM QUANDO, TAMBÉM É IMPORTANTE. MONITORAR A INTENSIDADE DO TREINO COM UM FREQUENCÍMETRO, MELHOR AINDA.
NÃO SE PRENDA TANTO AOS NÚMEROS. PROCURE SOMAR 150 MINUTOS DE EXERCÍCIOS, DE MODERADOS A INTENSOS, POR SEMANA. ISSO VAI AJUDAR VOCÊ A ESCAPAR DE DIVERSAS DOENÇAS! BONS TREINOS!!!
Maurício
C R E F
5511-G

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Mesmo sem causar ganho de peso, comer açúcar faz mal ao coração

Pesquisa aponta que ingestão causa efeitos na pressão arterial e nos lipídios

15/05/2014 
Mesmo sem causar ganho de peso, comer açúcar faz mal ao coração divulgação/carolinasales.com.br
Açúcar tem efeito direto nos fatores de risco para doenças do coração e na pressão arterialFoto: divulgação / carolinasales.com.br
O brigadeiro vai ter que esperar: pesquisadores da Universidade da Nova Zelândia descobriram que consumir açúcar tem efeito direto nos fatores de risco para doenças do coração e na pressão arterial, mesmo quando não há ganho de peso.
Os pesquisadores realizaram uma meta-análise de 37 estudos publicados entre os anos de 1965 e 2013 que compararam os efeitos do consumo alto ou baixo de açúcar na pressão arterial e nos lipídios (gordura no sangue ou colesterol), que são importantes fatores de risco cardiovasculares.
— Nossa análise confirmou que os açúcares contribuem para o risco cardiovascular, independente do efeito no peso corporal. Embora esses efeitos sejam relativamente modestos, os resultados suportam as recomendações de saúde pública para reduzir o açúcar da dieta como uma das medidas para diminuir a carga global de doenças cardiovasculares — diz uma das autoras do estudo, a professora Lisa Te Morenga.
A pesquisadora afirma que pesquisas anteriores apontaram que dietas com muito açúcar não geravam efeitos metabólicos especiais se a quantidade de carboidratos e calorias ingeridas fosse igual a de uma alimentação com pouco açúcar.
— No entanto, nosso estudo mostra que o açúcar causa efeitos significativos em lipídios e na pressão arterial. Isso sugere que nosso corpo reage de maneiras diferentes a outros tipos de carboidratos — aponta Lisa.
Embora ainda haja a necessidade de mais estudos de longo prazo para entender os efeitos do açúcar sobre vários resultados de saúde, as descobertas da pesquisa reforçam as recomendações das organizações internacionais de saúde de reduzir a quantidade de açúcar ingerida.
Extraído de Zero Hora

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Consumo exagerado de carne e queijo pode ser tão ruim quanto fumar

Segundo estudo, proteína em excesso na meia idade quadruplica risco de morte por câncer

Consumo exagerado de carne e queijo pode ser tão ruim quanto fumar Rafaela Martins/Agencia RBS

Quantidade de proteína considerada ideal ainda é um tema bastante controversoFoto: Rafaela Martins / Agencia RBS
Aquele bife grelhado aparentemente inofensivo pode ser tão mortal quanto um cigarro. Um novo e amplo estudo acompanhou adultos por quase duas décadas e revelou que uma dieta rica em proteínas animais durante a meia idade pode quadruplicar as chances de morrer de câncer, um risco comparável ao do fumo.
Além do maior risco de morte por câncer, as pessoas de meia idade que consomem uma grande quantidade de proteína animal — incluindo carne, leite e queijo — também são mais suscetíveis a morte precoce em geral, revela o estudo publicado na "Cell Metabolism". Elas também são muito mais propensas a morrer de diabetes.
— A grande maioria dos americanos poderia diminuir seu consumo de proteína. A melhor mudança a se fazer seria reduzir a ingestão diária de proteínas, sobretudo as derivadas de animais — afirma um dos coautores do estudo, Valter Longo, professor de gerontologia da Universidade do Sudeste da Califórnia e diretor do Instituto da Longevidade.
Mesmo quem come uma quantidade moderada de proteína apresenta um risco três vezes maior de morrer de câncer do que aqueles que comem pouca proteína, revela o estudo. De forma geral, pequenas reduções na quantidade de proteína ingerida diariamente podem reduzir o risco de mortalidade precoce em 21%.
Mas a quantidade de proteína considerada ideal ainda é um tema bastante controverso, especialmente pela popularidade de dietas ricas em proteínas como a paleolítica e a atkins. Embora, a curto prazo, essas dietas funcionem, segundo Longo, elas podem estar levando a uma deterioração da saúde a médio e longo prazo.
No estudo, os cientistas definem uma dieta "rica em proteína" como aquela em que pelo menos 20% das calorias ingeridas provêm de proteínas. A alimentação pobre em proteína teria menos de 10%. O ideal, diz o cientista, seria seguir as recomendações das principais agências de saúde do mundo e consumir cerca de 0,8 grama de proteína por quilo de seu peso total por dia — algo como 55 gramas para uma pessoa de cerca de 70 quilos.
De acordo com Longo, o problema é que um número crescente de pessoas em nações desenvolvidas e em desenvolvimento come duas ou três vezes mais do que isso, sendo que boa parte vem de proteína animal e não de vegetal, como sementes, feijões e castanhas. Os pesquisadores descobriram que as proteínas de origem vegetal não têm o mesmo efeito sobre a mortalidade que as proteínas animais. O risco de câncer e morte precoce também não parece ser alterado por dietas pobres em carboidrato ou gorduras, indicando que a proteína animal é mesmo a maior culpada.
— Quase todo mundo vai ter uma célula cancerosa ou celular pré-câncerosa em algum momento da vida. A pergunta é: será que ela vai progredir? Um dos principais fatores para determinar se isso vai acontecer ou não é a ingestão de proteínas — disse Longo.
Sugiro que continue lendo http://zh.clicrbs.com.br/
Recomendo a leitura do livro Anti-câncer de Daivid Shriber

quarta-feira, 14 de maio de 2014

TREINAMENTO FUNCIONAL x MUSCULAÇÃO x AERÓBICO

Antes de tentar entender o que é melhor, ou se é possível ganhos de massa muscular com este ou aquele, é importante entender o que de fato, é o tão badalado treinamento funcional.
Como é desenvolvido o treinamento funcional? Treino funcional é um conceito de treinamento físico que visa trabalhar o corpo de forma global, todas as capacidades físicas (força, equilíbrio, mobilidade, estabilidade, agilidade, velocidade, coordenação) com foco em tornar o corpo mais inteligente, produzindo movimentos mais eficientes seja nos esportes ou nas atividades de vida diária.
Sendo assim, pequenos ganhos de massa muscular são possíveis sim, com o treinamento funcional. Entretanto, é mais objetivo se procurar uma academia de musculação quando se quer hipertrofia muscular. Ganhos consideráveis de massa muscular só se conseguem quando se trabalha de forma isolada a sua musculatura. Como assim? Se quero ganhar massa muscular em peitorais, será interessante um exercício específico para este grupo. No treinamento funcional, os exercícios são de efeito global - mais ou menos como o que ocorre com o Pilates.
E a melhoria cardiopulmonar, pode vir com o treinamento funcional? Não, será muito difícil, mesmo que a dinâmica utilizada nas sessões, seja do tipo circuito-treino. A melhoria cardiovascular será discreta no treino funcional e torna-se importante buscar exercícios aeróbicos(correr, caminhar, pedalar, nadar...) pra melhorar todo o sistema circulatório.
Cada tipo de treinamento citado acima, é importante pra sua saúde. Lembre-se que um tripé bem estabelecido em termos de treinamento, engloba força muscular, aeróbicos e alongamentos. 
Bons treinos pra você!
Maurício Moreira
Personal Trainer
CREF 5511-G



quarta-feira, 7 de maio de 2014

AERÓBICO ATRAPALHA MUSCULAÇÃO?

PARECE UMA PERGUNTA BIZONHA, MAS ELA É MUITO COMUM ENTRE OS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO, QUE COSTUMAM JUSTIFICAR A AUSÊNCIA DE TREINOS AERÓBICOS PARA NÃO "ATRAPALHAR" OS RESULTADOS DA MUSCULAÇÃO.
É MITO! O TREINO AERÓBICO, SEJA UMA PEDALADA, CORRIDA OU CAMINHADA NÃO PREJUDICA OS RESULTADOS DE GANHO DE MASSA MUSCULAR. NÃO SERÁ ESSE TIPO DE TREINO QUE IRÁ "SECAR" A MASSA MAGRA DO PRATICANTE.
O QUE ACONTECE É QUE SE O TREINO NA ESTEIRA OU NA BICICLETA FOR MUITO PROLONGADO E NO MESMO MOMENTO(SESSÃO) DE TREINAMENTO, PODERÁ PREJUDICAR O DESEMPENHO DO ATLETA NO TREINO DE MUSCULAÇÃO.
MAS VOCÊ NÃO PRECISA FAZER OS DOIS TREINOS NO MESMO MOMENTO...ORGANIZE SEU PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA FAZER UMA SESSÃO EM UM DIA E OUTRA, NO DIA SEGUINTE. ISSO PODERÁ, ATÉ, AJUDAR NOS RESULTADOS.
NA MEDIDA EM QUE O QUE SE QUER É GANHO DE MASSA, O EXERCÍCIO AERÓBICO IRÁ "QUEIMAR" GORDURA CORPORAL, DESTACANDO AINDA MAIS OS GRUPOS MUSCULARES DO CORPO DO PRATICANTE.
ENTÃO, NÃO ADIANTA ARRUMAR DESCULPAS PRA NÃO TREINAR SEU SISTEMA CARDIOPULMONAR! UM TREINO COMPLETO PRECISA INCLUIR, EXERCÍCIOS DE FORÇA, DE RESISTÊNCIA CARDIOVASCULAR E ALONGAMENTOS. PENSE NISSO E ORGANIZE SEUS TREINOS!
Maurício Moreira
CREF 5511-G

domingo, 4 de maio de 2014

O poder das nozes

A semente desse fruto de casca dura é a parte comestível que os antigos chineses já recomendavam para fazer bem ao organismo

Elas têm cara de Natal. E é mesmo um presente para o paladar e para a saúde. Deliciosas, as nozes fortalecem as defesas do corpo, auxiliam na formação de glóbulos vermelhos, ajudam a curar ferimentos mais depressa, fortalecem ossos e dentes e, ainda, actuam contra o envelhecimento das células. Com tantas qualidades, desses frutos de casca dura, e põe dura nisso, o que se come é a semente e elas podem e devem entrar no cardápio todos os outros dias do ano.

Mas qual é a melhor: a pecã, nacional, ou a importada? Saiba que as duas são iguais. A noz importada da Europa e da América do Norte e a pecã brasileira (aquela mais comprida e de casca lisa) têm praticamente os mesmos valores nutricionais. Na verdade, a maior parte das mudas de nogueira pecã trazidas para o Brasil nos anos 70 vieram do sul dos Estados Unidos.

Elas são tão poderosas que a ingestão diária dessas `cápsulas de saúde`, mesmo em pequenas quantidades, pode evitar - acredite! - até 65% o risco de doenças do coração. Isso porque reduzem as taxas de colesterol e a formação de coágulos no sangue, além de ter acção anti inflamatória. Os responsáveis por esses benefícios são os ácidos graxos essenciais, principalmente o linolênico e o linoléico. Mais: contêm fósforo e potássio e pouco sódio, o que fortalece o músculo cardíaco.

Os chineses sempre souberam das vantagens desse alimento. Como a nogueira é originária da Ásia, não é de se estranhar que um milenar ditado da região recomende comer uma noz ao dia para beneficiar o coração.

Por serem ricas em antioxidantes, especialmente vitamina E e selênio, as nozes funcionam ainda como agentes de prevenção do câncer. E a mesma vitamina é importante para estimular a fertilidade masculina. Por outro lado, seus compostos chamados fitoestrogênios - aqueles encontrados também na soja - reduzem os problemas relacionados à menopausa. Além disso, o fruto é rico em cálcio, fundamental para a saúde de ossos e dentes.

Quem fuma ou vive em cidades poluídas encontra no alimento um grande aliado. Os antioxidantes presentes nas nozes melhoram a resistência pulmonar e reduzem os danos das toxinas inaladas. Essas substâncias aumentam ainda as defesas contra doenças, segundo pesquisa feita na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

E não acabou: ela é um dos itens com maior teor de vitamina B6. Só o gérmen de trigo e peixes como a sardinha ou o salmão, ganham da noz nesse quesito. Essa vitamina atua no bom funcionamento do cérebro e na produção de glóbulos vermelhos.

Mas ela engorda?
Só para quem exagera no consumo. Para ter todos os benefícios, basta comer cinco nozes (28 gramas) ao longo do dia. Isso equivale a 193 calorias, o que é igual a duas barras de cereais.

Você pode saboreá-las no café da manhã, com cereais e frutas ou batidas com leite; no almoço ou jantar, picadas na salada verde, sobre risotos, massas e molhos. No lanche, experimente misturá- las a frutas secas. É difícil encontrar outro alimento tão versátil!


Fonte: Revista Viva Saúde