terça-feira, 29 de abril de 2014

12 alimentos pra viver mais e melhor !!!

Tomate

Vermelhinho e suculento, é quase impossível resistir ao sabor desse legume, que também é superpoderoso contra o aparecimento de tumores, principalmente o de próstata, de pâncreas e de pulmão, e doenças cardiovasculares, pois reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e ajuda a controlar a pressão arterial. Seu ótimo desempenho é devido à presença de licopeno, carotenoide que dá cor ao alimento e combate a degradação causada pelos radicais livres no organismo. “Molho de tomate ou tomates cozidos são ainda mais protetores, pois o calor libera o licopeno e outros nutrientes. Se preparado com azeite, é ainda melhor, pois a gordura facilita a absorção da boa gordura pelo organismo”, orienta a nutricionista Greice Caroline Baggio. 
Dica: o tomate in natura é um alimento light, mas nada de abusar do tipo seco, riquíssimo em caloria.
Quanto consumir: 1 tomate pelo menos 3 vezes por semana.

Alho

Analgésico, antioxidante, anti-inflamatório, anticoagulante… Por essas ou por ser muitas outras propriedade, vale a pena encarar alguns momentos de hálito ruim para se beneficiar com o consumo de alho. “ajuda a diminuir o colesterol e os triglicerídeos no sangue e combate doenças cardiovasculares, auxilia no tratamento da hipertensão, no combate a formação de coágulos, prevenindo derrames e infarto. Contém enxofre, que reduz os efeitos de nitratos e nitritos altamente cancerígenos e que se formam na preparação de carnes cozidas em altas temperaturas”, lista Greice. estudos também sugerem que o alho pode retardar a progressão do câncer, pois induz a apoptose (degradação) de tumores de mama, próstata, cólon, pulmão e leucemia.
Quanto consumir: 1 ou 2 dentes de alho por dia.

Brócolis

Faz parte dos alimentos funcionais, que são capaz de tratar ou prevenir doenças. Possui elevados teores de vitamina C, minerais, fibras e baixo valor calórico, que o faz ser ótimo para quem precisa aplacar a fome e perder ou manter o peso. sua maior virtude está no sulforafano, substância que relaxa as artérias e controla a pressão sanguínea; protege o estômago de gastrite e úlcera; elimina toxinas responsáveis por mutações cancerígenas. “Pesquisas relacionam o consumo de brócolis  à redução de risco de alguns tipos de câncer”, diz a nutricionista Gabriela Marcelino. Seus folatos cuidam do cérebro, ajudando na prevenção do Alzheimer.
Quanto consumir: 1 xícara (chá) por dia.

Azeite

Quem disse que todo óleo é tuim? Tudo depende de sua fonte de origem e da quantidade consumida. O extraído das azeitonas é um verdadeiro elixir para o corpo. “O azeite contém ácidos graxos monoinsaturados, gorduras de boa qualidade que protegem o coração. Rico em vitamina E, tem importantes propriedades antioxidantes, auxiliando no combate aos radicais livres. Também possui esqualeno e oleocanthal, anti-inflamatórios que reduzem o colesterol”, lista a nutricionista Suzana Machado. O óleo também melhora a circulação do sangue, previne tumores, especialmente de mama, evita gastrite, cuida da saúde dos olhos, afasta a gordura da região abdominal e combate o diabetes tipo 2.
Quanto consumir: 2 colheres de sopa por dia.

Nozes

Graças às suas gorduras poli-insaturadas e à arginina, substância que atua na regeneração dos órgãos, podem ser chamadas de amigas do peito. “Elas são ricas em vitamina E, que tem função antioxidante e reduz o risco de ocorrência de lesões causadas pelos radicais livres nas células, como o envelhecimento precoce, câncer e doença do coração”, diz a nutricionista Fernanda Granja. Também tem porções generosas de potássio e vitaminas do complexo B, que, respectivamente, ajuda a controlar a pressão arterial e dá energia a todas as células do corpo.
Quanto consumir: 2 unidades por dia.

Linhaça

De acordo com a nutricionista Alessandra Coelho: “É um alimento fonte de ômega 3 e 6, gorduras essenciais capazes de diminuir o colesterol ruim (LDL) e o triglicérides, através de inibição de enzimas produtoras desses compostos. Atua diretamente na parede de vasos e artérias, prevenindo o aparecimento de placa de gordura. Também é rica em fibras, que auxiliam na diminuição do colesterol, no controle glicêmico e no bom funcionamento intestinal, além de promover sensação de saciedade, diminuindo o apetite”. Diversos estudos destacam a lignana, substância presente na linhaça, como sendo capaz d prevenir câncer de intestino, de mama e de próstata, além de amenizar os efeitos da menopausa.
Dica - Sementes, farinha ou óleo, a forma de consumir a linhaça depende de suas necessidades. A primeira (sementes) precisa ser triturada e é ótima para o intestino, se hidratada e consumida pela manhã. A segunda (farinha) é muito prática, assim como quando consumida na forma de óleo. A vantagem desse último tipo é a maior concentração de ômegas.
Quanto consumir: 2 colheres de sopa por dia.

Aveia

Outro alimento funcional é esse cereal que contém betaglucana, uma fibra especial que absorve parte da gordura na corrente sanguínea e a elimina do organismo. De modo geral, as fibras encontradas na aveia agem como um detergente reduzindo os níveis de colesterol e controlando o açúcar no sangue, sendo uma aliada e tanto na prevenção e controle do diabetes. “Também ajuda no funcionamento do intestino, retarda o esvaziamento do estômago e, portanto, ajuda a controlar a fome. Consumir aveia melhora a pele, o humor, auxilia na perda de peso e na eliminação de toxina pelo organismo, que também previne contra tumores. Ainda auxilia no tratamento de anemia, de falta de energia e de osteoporose”, acrescenta Alessandra.
Dica: Farinha, flocos ou farelo, você escolhe a melhor forma de ingerir aveia, que mantém suas propriedades em qualquer dessas versões.
Quanto consumir: 3 colheres de sopa por dia.

Iogurte

O laticínio está sempre concorrendo entre os campeões da boa alimentação, por causa de suas inúmeras qualidades. “O iogurte tem bactérias vivas e ativas que promovem o equilíbrio da flora intestinal, favorece as bactérias benéficas e inibe as patogênicas. Os micro-organismos também facilitam a digestão de nutrientes como as proteínas e o cálcio. Geralmente, é bem tolerado até por pessoas intolerantes à lactose. O iogurte ajuda na produção de anticorpos, hormônios e enzimas, importantes para o metabolismo, contribuindo para reforçar o sistema imunológico e retardar o envelhecimento”, conta a nutricionista Juliana Castelli. Rico em cálcio, contribui para o fortalecimento dos ossos e do sistema nervoso. Sua vitamina A melhora a saúde da pele, da visão, das unhas e dos cabelos e as do complexo B proporcionam energia e oxigenam as células.
Quanto consumir: de 1 a 3 porções (potes de 180 g cada) por dia.

Maçã

A ciência vem comprovando o que a sabedoria popular já sabia: uma maçã por dia é suficiente para deixar você longe do médico. Isso porque a fruta é rica em quercetina, antioxidante que combate os danos causados às células. Sua casca, principalmente, contém pectina, fibra solúvel que ajuda a regular o intestino e previne contra o câncer de cólon e também de mama.
Quanto consumir: 1 unidade por dia.

Soja

Na lista dos grãos e cereais vitais, ele não pode faltar. Possui grande quantidade de proteína e é considerada um alimento de alto valor biológico. A soja tem ação antioxidante e anticancerígena, reduz a absorvição de glicose e os níveis de colesterol (LDL), alivia os sintomas da menopausa, por equilibrar a ação do hormônio estrógeno, tudo devido à presença de uma substância chamada isoflavona.
Quanto consumir: 1 concha de grãos cozidos, intercalando com outras leguminosas durante a semana (feijões, ervilha, lentilha).

Chá verde

Possui a capacidade de desintoxicar o organismo, pois ativa enzimas no fígado que eliminam toxinas. Rico em polifenóis como as catequinas, tem propriedades anticâncer e melhora o sistema imunológico, aumentando as células de defesa. Ainda reduz os níveis do colesterol LDL (colesterol ruim) e de triglicérides e aumenta os do HDL (colesterol bom). Essas qualidades protegem de doenças cardiovasculares.
Quanto consumir: 2 xícaras (chá) por dia.

Uva

As uvas, em especial as de coloração que vão do vermelho ao preto são alimentos importantes que agem a favor da saúde do coração. Os principais antioxidantes presentes na fruta são os flavonoides e o resveratrol. Rica em antocianina, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, inibe a produção de radicais livres, combate o envelhecimento precoce e previne doenças, incluindo o câncer. Possui fibras, licopeno, cálcio, fósforo, potássio e vitamina A e C, além de flavonoides que reduzem o colesterol e fortalecem o sistema imunológico”, Explica a nutricionista Juliana de Lucca.
Quanto consumir: no mínimo 1 porção por dia, 3 a 4 vezes por semana.

Lógica da natureza

A fórmula para alcançar saúde e longevidade já é bem conhecida: Atividade física controle emocional, eliminação de vícios e alimentação balanceada. Mas porque é tão importante comer adequadamente? Muito simples! As células, pequenas unidades orgânicas que funcionam como tijolos na construção do corpo humano são compostos e dependem de nutrientes (proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e minerais) para fazer com que o corpo desempenhe qualquer atividade, inclusive dormir. Para isso as melhores fontes de energia são os alimentos naturais, disponíveis  numa enorme variedade de legumes, verduras, frutas, grãos, cereais, etc.

Inversamente proporcional

As necessidades calóricas para manutenção do corpo caem a partir dos 30 anos. Depois dos 50, diminuem 10% a cada década. Estudos apontam que a longevidade está associada ao consumo de baixas calorias diárias, assim como o excesso de alimentos está associado ao aparecimento de doenças crônicas na vida adulta. Portanto conforme a idade aumenta, o tamanho das porções e valor calórico de suas refeições precisam diminuir – caso contrário, os ponteiros da balança tendem a apontar para o sobrepeso e suas muitas e possíveis complicações.
Fontes: Consultoria – Roberta Molinari, Greice Caroline, Gabriela Marcelino, Suzana Machado, Fernanda Granja, Alessandra Coelho, Juliana de Luca e Juliana Castellli, nutricionistas. Por Marcella Pacheli/Vida longa e saudável

sexta-feira, 25 de abril de 2014

AERÓBICO + MUSCULAÇÃO + ALONGAMENTOS

SE VOCÊ PENSA EM UM FUTURO SAUDÁVEL, É BOM SE LIGAR NESTES TRÊS ITENS, POIS TODAS AS PESQUISAS APONTAM PARA A NECESSIDADE DE FAZER EXERCÍCIOS AERÓBICOS, FORTALECIMENTO MUSCULAR E ALONGAMENTOS PARA QUE NOSSA SAÚDE NÃO SINTA TANTO O PESO DO PASSAR DOS ANOS.
AERÓBICOS, COMO JÁ FALADO EM OUTRAS OPORTUNIDADES, PEDALAR, CORRER, CAMINHAR... NA MEDIDA CERTA, SÓ FAZ BEM. A DOSE CERTA É FAZÊ-LOS POR 30 MINUTOS EM PELO MENOS 4 DIAS DA SEMANA.
O FORTALECIMENTO MUSCULAR PODE SER FEITO EM ACADEMIAS, MAS TAMBÉM PODE-SE PRATICAR EXERCÍCIOS EM CASA, UTILIZANDO-SE O PRÓPRIO PESO CORPORAL. HÁ DIVERSAS FORMAS DE SE TREINAR A MUSCULATURA. O USO DE EXTENSORES ELÁSTICOS É MUITO BOM E NÃO OCUPA ESPAÇO EM SUA CASA. MELHOR BUSCAR ORIENTAÇÃO ANTES DE COMEÇAR SEUS TREINOS.
ALONGUE-SE NO CHUVEIRO, NO ESCRITÓRIO, EM UMA CAMA FIRME. PARA FAZER ESSE TRABALHO DE FORMA CORRETA HÁ MUITO MATERIAL BOM, INCLUSIVE NA INTERNET. PROCURE "BOB ANDERSON" E VOCÊ ENCONTRARÁ UMA SÉRIE DE BONS EXERCÍCIOS. SE PRECISAR DE ALGO MAIS ESPECÍFICO E PROFISSIONAL, BUSQUE ORIENTAÇÃO DE UM FISIOTERAPEUTA, FAÇA RPG, POR EXEMPLO.
UMA COISA É CERTA: VOCÊ PRECISA DESENVOLVER-SE EM CADA UM DESSES TRÊS ITENS. EXISTE COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA PARA ESSA NECESSIDADE. NÃO HÁ MAIS O QUE SE DISCUTIR QUANTO AOS BENEFÍCIOS DESSAS PRÁTICAS.
A DECISÃO É SUA! COMECE JÁ!
Maurício Moreira
CREF 5511-G

quarta-feira, 23 de abril de 2014

4.700 RAZÕES !!!

O CIGARRO TEM 4.700 TOXINAS. Cada uma delas é um bom motivo pra não fumar!
Abaixo, alguns dados pra você estimular alguém a parar de fumar:
>Quem para de fumar entre os 30 e 40 anos, GANHA ATÉ NOVE ANOS EXTRAS DE VIDA.
Se parar entre os 40 e 50, o bônus é de seis anos. Já depois dos 65 anos, é possível ganhar até quatro anos e vida.
>Parando de fumar, em um ano, O RISCO DE MORRER POR INFARTO CAI EM 50%. Entre cinco e dez anos, o risco fica igual ao de quem nunca fumou.
>Homens que param de fumar tem menos risco de sofrer de impotência sexual. Já para as mulheres, CAEM AS CHANCES DE COMPLICAÇÕES NA GRAVIDEZ.

Você sabe que esses são apenas alguns dados e benefícios por não fumar ou até mesmo por parar de fumar já com alguma idade. Nunca é tarde!!!

Abraços! Maurício

Fontes: Instituto Nacional do Câncer e Portal Drauzio Varella.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

O TREINO IDEAL

Não fazer nada, não faz bem. Fazer alguma coisa errada, pode fazer mal. E, fazer muita coisa errada, poderá fazer muito mal! A princípio, você pode estar pensando que está sem saída, mas não está...
Na dúvida, opte por atividades de intensidade moderada e que sejam conhecidas. Exemplos: caminhar, pedalar, dançar... As atividades mais intensas, devem ser acompanhadas. As desconhecidas do público, muito mais!
Mas então, qual é o treino ideal? Você deve fazer aquele exercício que mexe com você, sem "detonar" com tudo! Como assim? Sabe aquela peladinha que você joga com os amigos e leva mais de semana com dores por todo o corpo? Pois é...este não é o exercício certo. Ficar extremamente dolorido ou esbaforido não representam um bom treinamento.
Busque um ritmo ideal, aquele no qual você consegue "bater um papo" enquanto corre ou caminha. A respiração não deverá estar muito descompassada. Se você conseguir, pegue seus batimentos na região do punho esquerdo ou no pescoço e observe se a frequência cardíaca está próxima de 140 batidas. Pra maioria das pessoas, isso já faz muito bem...
Não exagerar na dose e fazer um pouco cada dia é a melhor opção. Lembre-se da velha regra: 150 minutos de exercícios por semana são suficientes!
Bons treinos!!!

Maurício Moreira
CREF 5511-G

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Gordura encontrada nas células se expande em decorrência do desuso, diz estudo


Ao contrário dos tecidos musculares, depósitos de gordura nas células aumentam com a redução da utilização

Gordura encontrada nas células expande em decorrência do desuso, diz estudo Divulgação/Divulgação
Ao adquirir gordura, células lipídicas alteram não apenas sua forma e composição, mas também o que está ao seu redorFoto: Divulgação / Divulgação
Mais de 35% dos adultos norte-americanos e 17% das crianças americanas são consideradas obesas, de acordo com o último levantamento realizado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Associada com diabetes, doenças cardíaca, derrame e até mesmo alguns tipos de câncer, a obesidade representa um enorme fardo sobre o sistema de saúde e a economia do país.
Para compreender como a obesidade se desenvolve, um grupo de cientistas da Universidade de Tel Aviv fez uso de tecnologia de ponta para analisar a acumulação de gordura no corpo a nível celular. De acordo com as suas conclusões, a nutrição não é o único fator determinante da doença. A mecânica de "expansão celular" parece desempenhar um papel primordial na produção de gordura.
Com um melhor entendimento desse processo, a equipe agora está criando uma plataforma para desenvolver novas terapias e tecnologias para prevenir ou mesmo reverter o ganho de gordura.
— Queríamos descobrir por que uma vida sedentária resulta em obesidade, além de comer hambúrgueres em excesso. Vimos que as células adiposas expostas à pressão ininterrupta - como o que acontece com as nádegas quando você está sentado - experimentaram um crescimento acelerado das gotículas lipídicas, que são moléculas que carregam gorduras— explica o professor Amit Gefen.
Ao contrário dos tecidos musculares e ósseo, que se tornam mecanicamente mais fracos em decorrência do desuso, os depósitos de gordura nas células expandem ao experimentar uma carga sustentada em até 50%.
A equipe descobriu que, uma vez que acumuladas gotículas lipídicas, a estrutura de uma célula e sua mecânica mudam dramaticamente. Usando aparelhos de microscopia, eles foram capazes de observar a composição do material da célula lipídica a transformando, tornando-a mais rígida ao se expandir. Esta rigidez altera o ambiente das células que estão ao redor, deformando-as fisicamente e levando-as a mudar sua própria forma e composição.
— Quando elas ganham massa e alteram a sua composição, acabam forçando a expansão e a deformação das células vizinhas. Isso prova que você não é apenas o que você come. Você também é o que você sente - e o que você está sentindo é a pressão do aumento de peso e de carga sustentada nos tecidos das nádegas— esclarece Gefen.
—Se entendermos a etiologia do ganho de peso, de como as células nos tecidos de gordura sintetizam componentes nutricionais sob um determinado ambiente de carregamento mecânico, então poderemos pensar em diferentes soluções práticas para a obesidade. Se você pode aprender a controlar o ambiente mecânico das células, então você pode determinar como modular as células de gordura para produzir menos gordura— acrescenta o professor.
http://zerohora.clicrbs.com.br/

sábado, 12 de abril de 2014

TREINAR AO AR LIVRE É BEM MELHOR PARA CRIANÇAS!


Redução da pressão arterial estaria vinculada a realização de atividades físicas junto à naturezaExercícios ao ar livre trazem mais benefícios para a saúde das crianças, revela estudo Charles Guerra/Agencia RBS

Foto: Charles Guerra / Agencia RBS
As crianças que são expostas à natureza durante o exercício são mais propensas a experimentar efeitos benéficos à saúde após a atividade, de acordo com um estudo da Universidade de Coventry.
Pesquisadores de ciência do esporte pediram a crianças, com idade entre nove e 10 anos, para realizar uma série de atividades de intensidade moderada bicicleta por 15 minutos. Um dos grupos visualizava um vídeo de floresta sincronizado com os seus exercícios no aparelho; o outro, não sofria nenhum tipo de estímulo visual.
A equipe descobriu que, após o "exercício verde", a pressão arterial das crianças foi significativamente menor do que aquelas que não foram expostas ao vídeo, indicando que as cenas da natureza promoveram efeitos positivos para a saúde.
A baixa pressão arterial é normalmente associada a um menor risco de desenvolver problemas de saúde, ao passo que a pressão arterial elevada — também conhecida como hipertensão — é um fator de risco para doença cardiovascular.
— Se há de fato uma correlação entre as cenas de natureza visualizadas e uma menor pressão arterial pós-exercício, como indicado por nossos dados, isso poderia ter implicações muito positivas no sentido de incentivar os profissionais da saúde pública a prescrever atividades físicas ao ar livre para reduzir o risco para a saúde — acrescenta.
http://zerohora.clicrbs.com.br/

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Alimentos que potencializam as atividades físicas

Pães integrais, cereais, batata doce, frutas e castanhas são alguns aliados

Conheça os alimentos que potencializam as atividades físicas Diogo Zanatta/Especial
Reposição de nutrientes é fundamental para ajudar no aumento, manutenção e recomposição da massa muscularFoto: Diogo Zanatta / Especial
Uma boa dieta faz toda a diferença para turbinar um programa de exercícios físicos e obter melhores resultados e mais rápidos, seja para melhorar o preparo físico ou para recuperar o corpo depois de muita malhação. Comer os alimentos adequados antes e depois de fazer exercício auxilia na perda de gordura e na manutenção da massa muscular.
É importante esclarecer que a ideia de que treinar em jejum ajuda a perder peso é um engano e gera grandes prejuízos à saúde, pois os quilos perdidos não são de gordura, mas sim de músculo. A escolha dos alimentos certos é fundamental na manutenção da massa muscular.
— Sem a alimentação adequada, o organismo não tem energia para praticar a atividade. Os músculos e os órgãos precisarão de uma fonte de energia e o corpo a retira do músculo. Por isso, antes da atividade física, são indicados lanches leves, mas ricos em carboidratos e em fibras que ajudam a manter a energia durante a prática e acelerar a queima de gordura— esclarece o nutrólogo André Veinert.
De acordo com o especialista, o ideal é escolher alimentos com baixo índice glicêmico, como pães integrais, cereais, batata doce ou frutas. Nozes e castanhas também são uma boa opção. Estes alimentos têm digestão mais lenta, portanto, o açúcar será liberado no organismo aos poucos, mantendo a energia constante.
Alimentos com alto índice glicêmico como pão branco, bolachas, açúcar refinado, bolos e tortas podem levar a sintomas de hipoglicemia, que é a queda brusca de açúcar, pois eles são rapidamente digeridos e o açúcar entra da mesma forma no sangue.
— Os sinais da hipoglicemia são tontura, fadiga, tremores e dores de cabeça durante o exercício. O ideal é consumir alimentos de baixo ou médio índice glicêmico uma hora antes do treino. Também é recomendável evitar a associação de muitos alimentos ricos em fibras, pois eles podem fermentar e causar desconforto abdominal durante o exercício— explica o médico.
Leia mais em
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia/2014/03/conheca-os-alimentos-que-potencializam-as-atividades-fisicas-4461507.html

quarta-feira, 9 de abril de 2014

FEIJÃO CONTRA O COLESTEROL!

Feijão reduz colesterol ruim e risco de doenças cardíacas

  • Estudo canadense e americano sugere que consumo diário de uma porção de leguminosas não oleaginosas diminui em 5% o nível de LDL




Hábito de comer feijão todos os dias pode fazer bem ao coração
Foto: Agência/O Globo

Hábito de comer feijão todos os dias pode fazer bem ao coração Agência/O Globo
TORONTO - O costume de comer feijão diariamente pode ajudar a proteger o coração do brasileiro. Uma nova pesquisa canadense e americana sugere que uma porção de feijão, ervilha, grão de bico ou lentilha por dia pode reduzir o colesterol ruim (LDL) em 5% e, assim, diminuir o risco de doenças cardiovasculares em até 6%.
O estudo foi publicado no “Canadian Medical Association Journal” e reforça as diretrizes de prevenção de doenças crônicas, que indicavam o consumo de leguminosas não oleaginosas, além de vegetais e frutas, como parte de uma dieta saudável.
Conduzida por pesquisadores de vários centros, a pesquisa analisou 26 ensaios clínicos randomizados que incluíram 1.037 pessoas. Apesar das disparidades entre os estudos, os pesquisadores encontraram uma taxa de redução de 5% na lipoproteína de baixa densidade (LDL) com o consumo de 130 gramas ou 3/4 de xícara de leguminosas não oleaginosas por dia.