terça-feira, 24 de dezembro de 2013

OS 7 VILÕES DA BARRIGA !!!

Alguns hábitos alimentares tem o poder de fazer a sua barriga crescer mais. E a barriga volumosa ou saliente é o terror entre homens e mulheres. Quanto mais a idade passa, mas  difícil perder a maldita barriga.
Primeiramente é preciso entender como anda seus hábitos alimentares. Como você tem investido todos os dias em uma alimentação saudável? Será que você  tem priorizado a ingestão de produtos industrializados ? Será que você tem optado mesmo por produtos práticos e rápidos devido a correria do dia-a-dia???
Os alimentos mais problemáticos no dia a dia são mesmo os industrializados.
Dicas para perder a barriga

Conheça os 7 vilões causadores da barriguinha saliente.


1) O pão branco e massas.
Pelo excesso de carboidratos simples, ou seja armazenamento de açúcar que se transforma em gordura, principalmente ingerindo sem ter feito atividades físicas no decorrer do dia. O legal é trocar pelo pão integral.

2) Acompanhamentos: maionese, manteiga de pão.
Por conter gordura, principalmente a gordura saturada.

3) Alimentos industrializados: biscoito, embutidos, macarrão pronto.
Por terem excesso de sódio e novamente carboidrato simples.

4) Feijão.
Em grandes quantidades principalmente no período da noite causa desconforto gastrointestinal, causando distensão abdominal e flatulências. Isto faz estufar a barriga.

5) Bebida alcóolica.
Em especial a cerveja, que tem excesso de amido e por considerar que muitos pessoas tomam cerveja em grandes quantidades.

6) Refrigerante.
Esse vilão da alimentação tem excesso de açúcar e calorias vazias (calorias que não possuem nutrientes)

7) Frituras em geral.
Devido ao armazenamento de gordura saturada; Evite ao máximo o salgado na hora de fazer aqueles lanchinhos, principalmente fora de casa.

Claro que podemos ter um abdômen definido, sem aquela barriguinha saliente. Basta realmente prestar bastante atenção no que se come e bebe.
No próximo post eu vou falar sobre Algumas trocas inteligentes na alimentação. Você vai aprender a optar pelo saudável e ficar sem a barriga saliente.
dicas-para-emagrecer-nutricionista-alessandra-carneiro Alessandra Carneiro é nutricionista especialista em obesidade e emagrecimento e nutrição esportiva. 

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

CALORIAS NA MESA DE NATAL...

Final de ano, época festiva. A preocupação de quem quer manter uma dieta balanceada é saber quantas calorias vai ingerir numa ceia de natal. Fazendo boas escolhas, é possível não derrapar muito na dieta e aproveitar muito bem a festa familiar. Se algum deslize acontecer, é perfeitamente possível começar a compensar o erro logo no dia seguinte, sem esperar o novo ano chegar. 
Veja as calorias de algumas guloseimas natalinas:










Uvas passas: 110 calorias a cada 40 gramas. Foto
PANETONE, 280 calorias cada fatia; PERU, 160 por fatia; Lombo, 90 por fatia; LENTILHA, 160 por concha; CHESTER, 55 Calorias por fatia; CHAMPAGNE, 90 calorias cada taça; 

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Dores do nervo ciático

Queimação, fisgadas, dormência, falta de sensibilidade e uma dor que "corre" pelas pernas, começa gradualmente e piora durante a noite. São esses os desconfortos mais comuns de quem algum dia já sofreu com a chamada dor ciática. O incômodo não é à toa: o ciático é o nervo mais longo do corpo humano, leva inervação para toda a musculatura dos membros inferiores, sendo responsável pela sensibilidade, flexibilidade e força da região lombar, nádegas, pernas e pés. Quando este nervo está irritado por causa de uma inflamação, por uma compressão externa decorrente de uma artrite ou pelo deslocamento do disco intervertebral (hérnia de disco) na coluna lombar, a dor aparece.
— A dor ciática causa um desconforto que começa na parte inferior das costas e se espalha pelas nádegas, pernas, tornozelos e, ocasionalmente, para o pé. A dor geralmente é sentida como um entorpecimento, uma pontada ou uma queimação. Ela também pode causar formigamento, parestesias (baixa sensibilidade) ou fraqueza nos músculos da perna afetada — explica o médico neurocirurgião Paulo Porto de Melo.
É preciso, no entanto, ficar atento às causas. A dor ciática não é uma doença, mas sim o sintoma de várias. A hérnia de disco, por exemplo, é a maior causadora desse tipo de dor, seguida da degeneração natural desses discos intervertebrais, cujas funções são evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto entre elas. O comprometimento do ciático também pode ser resultado do deslocamento da coluna e do encolhimento do canal vertebral, problemas que comprimem o nervo e, consequentemente, provocam a sensação dolorida.
Identificar origem da dor é importante para o diagnóstico
O diagnóstico da dor ciática é clínico, pelo relato do paciente; e laboratorial, através de exames. Após o problema constatado, o tratamento é aplicado. Segundo Melo, no entanto, os males da dor ciática podem ser controlados, sendo que apenas 10% dos pacientes precisam ser tratados ou passar pela cirurgia, que deve ser indicada apenas quando as outras terapias falharam.
O controle pode iniciar com períodos de descanso e diminuição da atividade, seguidos de exercícios para melhorar a mobilidade e fortalecer as costas. Se os sintomas persistirem, a fisioterapia pode ser útil.
— Para aliviar a inflamação ao redor do nervo, pode ser recomendável que se alterne o uso de compressas quentes e frias. Raramente, a cirurgia é necessária, apenas em casos, como por exemplo, quando a dor é causada por uma hérnia de disco — esclarece o especialista.
O neurocirurgião sugere uma série de cuidados para evitar problemas no nervo ciático:
PosturaDevemos cuidar de nossa postura. Procurar manter uma posição correta ao sentarmos, ao levantarmos (da cama, do carro, de uma cadeira, usando as mãos), ao carregar um peso, ao abaixar para pegar um objeto, ao inclinar para pegar um bebê no berço, ao receber um objeto pesado das mãos de outra pessoa. De acordo com Melo, prestando atenção nesses aspectos, são menores as chances de se ter um quadro de lombalgia, ciática ou lumbago agudo.
Dieta Devemos procurar manter um peso adequado. Mais peso no corpo significa mais peso para a nossa coluna sustentar, maior probabilidade de dores na região
Frio Cuidado com o frio. Procure se agasalhar bem, não deixe de praticar seu esporte no frio, porém procure realizar os alongamentos com cuidado nesta estação
Atividade física Pratique esportes de forma regular. Se estiver enferrujado comece devagar, aumentando a intensidade progressivamente. Se tiver dores nas coxas e pernas, principalmente as que descem abaixo do joelho, procure a orientação do médico especialista antes de dar prosseguimento ao seu esporte.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Jovens brasileiros estão preocupados com o peso

Pesquisa foi realizada pelo IBGE com mais de 100 mil estudantes.
Busca pela forma ideal começa cada vez mais cedo e pode ser prejudicial.


Pesquisa do IBGE feita com mais de 100 mil estudantes entre 13 e 15 anos, nas cinco regiões do país, mostra que os jovens estão muito preocupados com o peso. Segundo o estudo, 31% das meninas fazem regime e 21% dos meninos se preocupam em ganhar mais peso e músculos.
A busca pela forma ideal começa cada vez mais cedo. “A gente tem que seguir para ficar dentro dos padrões, é uma neura”, conta a estudante Kenny Gomes. “É coisa de estética mesmo, nem é por causa da saúde”, completa a jovem Tainá .
Não há problema em se olhar no espelho e achar que o corpo poderia ser diferente, mas tornar o emagrecimento ou fortalecimento dos músculos uma obsessão só para se adequar à moda pode gerar problemas. Em vez de ganhos para a saúde, o efeito vai ser o inverso.
Entre as meninas, 6% chegam a provocar o vômito e tomam laxantes para perder peso. Hábitos que podem provocar doenças alimentares, como bulimia e anorexia, além de outras complicações. “O primeiro grande problema é uma fortíssima desnutrição, fator que pode interromper os ciclos menstruais e a ovulação. Pode provocar osteoporose, além de grandes problemas psicológicos”, alerta o endocrinologista Bruno Geloneze.
Entre os homens, o fortalecimento dos músculos pode ser impulsionado pelos anabolizantes. “Se a gente falar de um menino que ainda não entrou na puberdade e começa a usar anabolizante, ele vai acelerar esse processo e pode ter entre cinco a dez centímetros de altura a menos do que teria normalmente se não tivesse feito nada”, explica o endocrinologista.
O médico também alerta para o consumo exagerado de anabolizantes, que podem prejudicar o fígado e aumentar o risco de câncer de próstata.
MEU COMENTÁRIO: o estudo, apesar de mostrar que existe interesse pelo controle do peso, é alarmante na medida em que se nota a total falta de informação a respeito do porquê se deve buscar um peso ideal. Meninas querem ser     " secas" e fazem qualquer coisa por isso e rapazes tomam" bomba" pra fazer mais massa. Se não houver uma orientação segura, pelo menos nas academias, teremos uma geração a ser cuidada ou fadada a morte precoce...
Maurício Moreira - CREF 5511-G
saiba mais http://g1.globo.com

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

EU NÃO POSSO USAR AÇÚCAR?

Ujatoba_acucar

Na hora de adoçar o cafezinho, o suco ou de preparar uma sobremesa, qual você prefere: mel, açúcar ou adoçante? Hoje o Universo Jatobá esclarece qual o mais saudável. Segundo a nutricionista Carolina Godoy, da Equilibrium Consultoria, entre estes três alimentos, tudo vai depender do perfil do consumidor e seus objetivos. “Açúcar e mel têm calorias e o que chamamos de “carboidratos simples”, ou seja, caso você tenha o objetivo de perda de peso ou faz uma dieta restrita em açúcares (como é o caso dos diabéticos) a melhor opção são os adoçantes”, explica.
Se você é saudável e segue uma alimentação balanceada, não há problemas em ingerir açúcar de maneira controlada, seguindo a orientação da pirâmide nutricional. Carolina esclarece que no topo da pirâmide estão açúcares, doces, gorduras e óleos, que são alimentos e/ou preparações que podem ser consumidas com moderação. “Deveríamos consumir, no máximo, 10% das calorias diárias vindas do açúcar, então, se fizermos um exercício simples com uma pessoa que deveria consumir 2.000 Kcal por dia (que é a media da população brasileira), poderíamos consumir 200 calorias de açúcar, o que representa em torno de 50g (2 colhes de sopa)” , diz. Mas, não é tão fácil assim não ultrapassar o valor recomendado. Muitas vezes, o açúcar vem escondido. “Se tomarmos um copo de suco de frutas adoçado, cafezinho preto (2 por dia) e consumirmos uma fatia de bolo por exemplo, já ultrapassamos este valor”, alerta.
O mercado também oferece diversos tipos de açúcar, o refinado, cristal ou mascavo. Segundo a nutricionista, o que diferencia é o processamento. O mascavo é o menos processado e tem mais minerais, mas, segundo a Carolina: “não existem evidências cientificas suficientes que recomendam este tipo de açúcar em detrimento dos demais, pois como devemos consumir em quantidades muito pequenas, a quantidade de minerais não é tão relevante”. Tem também o açúcar light e a diferença com relação ao tradicional vai além das calorias. “Ele é uma mistura entre o açúcar comum e os adoçantes”, afirma. A indicação é para aquelas pessoas que desejam reduzir as calorias, mas não conseguem se habituar com o sabor do adoçante. Para quem busca uma alimentação mais natural, a melhor opção é o açúcar orgânico. Apesar de não ter diferenças nutricionais, a plantação da cana que dá origem ao açúcar é livre de pesticidas e agrotóxicos.
O mel é mais antigo e foi o primeiro método utilizado pelo ser humano para adoçar os alimentos. Com o passar do tempo, ele foi sendo substituído pelo açúcar e pelo adoçante por serem opções mais práticas. Mas, é importante lembrar que ele traz muitos benefícios para a saúde. Ele tem propriedades cicatrizantes e antibióticas e, além disso, é rico em cálcio, magnésio, potássio e vitaminas B1 e C. O recomendado é buscar a melhor opção que se adeque ao seu estilo de vida e que atenda às suas necessidades. “Quando falamos de alimentação, não existe um alimento por si só mais ou menos saudável do outro, o que precisa ser saudável, é o hábito alimentar”, reforça.
Os adoçantes são boas alternativas para diabéticos e também para pessoas que buscam perda de peso. Existem vários tipos: sucralose, aspartame, ciclamato e o estevia. Todos os adoçantes utilizados no Brasil são aprovados pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e, portanto, a escolha deve ser pelo que mais agrada o seu paladar. O de estevia, por exemplo, tem um sabor mais forte e o da sucralose tem um gosto parecido com o do açúcar. Segundo Carolina, existem muitos mitos em relação aos adoçantes. “Dizem que engorda, causa câncer, dores de cabeça, entre outros, porém sabe-se que dentro do valor do IDA (Índice Diário Aceitável), que é bastante alto, não existe nada cientificamente comprovado”, afirma.
Você sabia?
Todas as pessoas, inclusive grávidas e crianças, podem consumir qualquer tipo de adoçante desde que respeitando os valores do IDA (Índice Diário Aceitável) de cada adoçante, que deve ser calculado de acordo com o peso corporal. Veja um exemplo seguindo o uso de adoçante de aspartame. O valor do IDA dele é de 40. Então, uma pessoa de 60 Kg pode consumir até 2.400 mg de aspartame por dia. Isso porque 40×60 = 2.400. Esse valor equivale a aproximadamente 60 sachês de 1g ou 4,5 litros de refrigerante adoçado com aspartame.

domingo, 15 de dezembro de 2013

Médicos divergem sobre necessidade de uso de remédio para combater colesterol

A polêmica em relação aos riscos do colesterol no sangue tem gerado debate entre médicos. De um lado, a Sociedade Brasileira de Cardiologia decidiu, recentemente, tratar a doença com mais rigor, baixando de 100 para 70 o total aceitável de miligramas de LDL (o chamado colesterol ruim) por decilitro de sangue para pacientes com alto risco de doenças cardiovasculares. 
Por outro lado, numa atitude completamente oposta, há médicos que questionam a necessidade de se preocupar com o índice, o que realmente seria uma dieta saudável para o coração e até mesmo efeitos colaterais das estatinas, remédio usado para reduzir o índice de colesterol ruim.
A querela começou quando a associação americana publicou novas diretrizes que indicavam a necessidade de reduzir em 50% o LDL de pacientes de risco. A preocupação se dá, pois de acordo com as associações, o colesterol é uma gordura (tese lipídica) que quando acumulada ocasiona a doença cardiovascular. "Por isso, ninguém pode desestimular o uso de remédios para pacientes de risco”, afirma Hermes Xavier, presidente do Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia e autor da nova diretriz.
Não é o que pensa o clínico geral Eduardo Almeida, PhD em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Para ele, o colesterol é uma fraude. “O colesterol não é uma gordura, é um esterol (álcool), com estrutura semelhante a de um hormônio, e está na membrana celular, está na carne e não na gordura. Criou-se uma falsa ciência para a venda de alimentos e posteriormente a venda de remédios”, diz.
Não sendo gordura, explica, não cria placas e, consequentemente, não entope as artérias. "O colesterol não é um caso e saúde, é uma campanha de marketing", diz ele em referência à indústria alimentar - que criou produtos como a margarina, de gordura vegetal - e a farmacêutica, responsável pelas estatinas, o remédio de controle do colesterol.
Almeida afirma, ainda, que as estatinas bloqueiam a enzima hepática, inibindo o colesterol, mas também bloqueia outras enzimas como o doricol, responsável pela replicação do DNA e a coenzima Q-10, que faz parte da mitocôndria e estaria ligada a produção de energia. "A pessoa começa a ter dores musculares e aumenta a chance de ter insuficiência do miocardio. O remédio ocasiona danos ao fígado, parkinson, aceleração de doenças neurodegenerativas", disse.
Leia mais em  http://saude.ig.com.br
Colaboração de Gilberto Lemes

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

MENOS SAL, MAIS SAÚDE !

Se você não lê os rótulos dos alimentos e não se preocupa com a quantidade de sódio, preste atenção: os brasileiros estão consumindo até o dobro do recomendado. Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma pessoa pode consumir até 2g de sódio por dia, o que equivale a 5g de sal, se for considerado que cerca de 40% do sal é composto de sódio.
Os alimentos industrializados, embutidos e fast-foods são os campeões. Segundo a nutricionista do ambulatório de Nutrição do Hospital Samaritano de São Paulo, Marisa Chiconelli Bailer, “além de conferir sabor aos alimentos, o sódio proporciona a garantia da segurança sanitária, aumentando o prazo de validade dos alimentos e estabelece funções tecnológicas como textura e estrutura dos produtos”.
Os alimentos ricos em sódio devem ser consumidos com moderação, principalmente enlatados, alimentos industrializados, como caldos de carne e salgadinhos de pacote, refrigerantes, embutidos (linguiça, salsicha, mortadela, presunto), queijos amarelos, macarrão instantâneo, alimentos congelados, queijos, azeitonas, entre outros.
Para solucionar o problema do excesso, a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação, seus parceiros e o Ministério da Saúde assinaram, no início de novembro, mais uma etapa de acordos, com metas e termos, para a redução de sódio nos alimentos, que integram o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Essas medidas devem ser adotadas pelas indústrias de 2014 a 2017.
Um termo foi assinado em 2011 e outro em 2012. Somando este último, já são três e a estimativa é de que, até 2020, sejam retirados mais de 20 mil toneladas de sal do mercado.
Uma dieta rica em sódio pode trazer sérias consequências para a saúde, como hipertensão arterial, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral conhecido como AVC e até o comprometimento da função renal. Mas, cuidado. A partir do momento em que se reduz a quantidade de sódio dos alimentos, há a inclusão de cloreto de potássio. “O consumo excessivo do cloreto de potássio, conhecido como “sal light” poderá ser prejudicial para a saúde, principalmente em paciente portadores de doenças cardíacas e renais”. Uma maneira simples de reduzir a ingestão de sódio sem prejudicar o sabor das preparações é substituir o sal de cozinha (cloreto de sódio) pelo sal de ervas. Desta forma é possível reduzir em até 75% o consumo de sódio adicionado às preparações.
Colaboração de Gilberto Lemes

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

MORTES POR CÂNCER AUMENTAM...

Mortes por câncer chegam a 8,2 milhões, tumor de mama cresceu 20% em 4 anos

No mundo, os cânceres mais comuns são os de pulmão, mama e colorretal. Apenas no Brasil, devem ser diagnosticados 576.580 novos casos de câncer no próximo ano


O número global de mortes por câncer subiu para 8,2 milhões em 2012, refletindo principalmente a expansão da doença nos países em desenvolvimento. Os casos de câncer de mama foram os que mais cresceram.
A mortalidade por câncer subiu 8% em relação aos 7,6 milhões da pesquisa anterior, em 2008, segundo dados da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer (Iarc, na sigla em inglês), da Organização Mundial da Saúde (OMS). O câncer de mama matou 522 mil mulheres no ano passado, alta de 14% no mesmo período.
"O câncer de mama também é uma importante causa de morte nos países menos desenvolvidos do mundo", disse David Forman, diretor do Departamento de Informação sobre o Câncer da Iarc.
Segundo ele, tal expansão "se deve em parte a uma mudança no estilo de vida, e em parte porque os avanços clínicos para o combate à doença não estão chegando às mulheres que vivem nessas regiões".
Estima-se que 14,1 milhões de pessoas tenham desenvolvido câncer em 2012, o que é cerca de 1,4 milhão a mais do que em 2008. Houve 1,7 milhão de diagnósticos de câncer de mama no ano passado, ou 20% a mais do que em 2008.
O relatório da Iarc, chamado Globocan 2012, oferece a mais atualizada estimativa a respeito de 28 tipos de câncer em 184 países. No conjunto da população, os cânceres mais comuns são os de pulmão, mama e colorretal. Os mais letais são os de pulmão, fígado e estômago.
A Iarc ainda prevê um "aumento substancial" nos casos mundiais de câncer, podem chegar a 19,3 milhões em 2025, acompanhando a expansão e envelhecimento da população.
Brasil
No Brasil, a previsão é de que, em 2014, surjam 576.580 novos casos de câncer no Brasil. A previsão é que o tumor de pele não melanoma, o mais frequente na população feminina e masculina, atinja 182 mil pessoas no próximo ano, equivalente a 31,5% do total. Depois deste, o que mais acomete homens é o câncer de próstata (68,8 mil), que responde por 33,7% da incidência nesse público quando se exclui o de pele. Em relação às mulheres, o segundo de maior ocorrência é o de mama (57,1 mil), responsável por 30% dos casos em relação aos demais tipos. 
O câncer atualmente é a segunda causa de morte no Brasil e no mundo, atrás apenas das doenças cardiovasculares. Em 2011, 184.384 pessoas morreram por conta da doença no País.
O maior número de casos da doença no Brasil e no mundo está relacionado ao envelhecimento da população, às mudanças na alimentação, à pouca prática de exercícios físicos e ao hábito de fumar, entre outros fatores de risco.
"Uma necessidade urgente para o controle do câncer hoje é desenvolver abordagens eficazes e acessíveis para a detecção precoce, diagnóstico e tratamento do câncer de mama entre mulheres que vivem em países menos desenvolvidos", disse Christopher Wild, diretor do Iarc.
Com informações da Agência Reuters

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

ÓLEO DE MILHO É MELHOR QUE AZEITE

Óleo de milho pode reduzir em até 10% os níveis de LDL

Segundo pesquisadores, a diminuição é muito maior do que a provocada pelo azeite de oliva extravirgem

Óleo de milho pode reduzir em até 10% os níveis de LDL Stock.Xchng/Divulgação
Os benefícios são devido a presença de esteróis vegetais no óleo de milhoFoto: Stock.Xchng / Divulgação
Segundo um estudo apresentado nesta quinta-feira, o óleo de milho reduz significativamente os níveis do colesterol ruim (conhecido como LDL), bem mais do que o azeite de oliva extravirgem. Conduzida pelo pesquisador Kevin C. Maki, do Biofortis (empresa da Mérieux NutriSciences), a pesquisa foi apresentado na Conferência de Nutrição Clínica, da Sociedade Americana de Avanços e Controvérsias da Nutrição.

Para chegar a esses resultados, foram convidados 54 homens e mulheres saudáveis, que consumiram, diariamente, alimentos feitos com quatro colheres de sopa de óleo de milho ou de azeite de oliva extravirgem, recomendações essas da Diretriz Dietética para Americanos. 

Segundo os pesquisadores, o óleo de milho diminuiu o colesterol ruim em 10,9%, em comparação ao azeite de oliva extravirgem, que foi 3,5%. Já em relação ao colesterol total, as reduções foram de 8,2% e 1,8%, respectivamente.

O estudo analisou, ainda, os efeitos dietéticos dos óleos quando em um jejum de lípideos e lipoproteínas, além de comparar os efeitos nos triglicerídeos. Foram feitos exames de sangue, além de outros testes clínicos, antes e depois de cada fase do tratamento. 

De acordo com Maki, os resultados sugerem que o óleo de milho tem efeitos significativamente melhores sobre a diminuição dos níveis de colesterol no sangue. Isso ocorre, segundo ele, devido aos esteróis vegetais contidos no alimento, que tem uma capacidade de bloqueio do LDL. 

Esses compostos são substâncias à base de plantas, presentes naturalmente em frutas, legumes, nozes, sementes, cereais, vegetais e óleos, e estão presentes quatro vezes mais no óleo de milho do que no azeite de oliva, e 40% a mais do que no óleo de canola.
http://zerohora.clicrbs.com.br

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O TREINAMENTO E O CALOR: DICAS !

Para evitar problemas ao malhar no calor do verão, a primeira medida é diminuir o ritmo. A intensidade e a duração da atividade física devem ser menores, aconselha o fisiologista Paulo Zogaib, do Centro de Medicina Preventiva e do Esporte do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Fuja, claro, dos horários mais quentes do dia, com sol a pino. Outro cuidado importantíssimo é a hidratação, que precisa ser feita antes, durante e depois do exercício. O certo é beber água mesmo sem sentir sede, afirma Laíra Campêllo, especialista em Medicina do Esporte da Universidade Federal de São Paulo. Tenha como referência a orientação médica: tomar cerca de 300 mililitros de água (um copo grande) a cada 20 minutos de atividade física. Assim, você repõe o líquido e os sais minerais perdidos durante a transpiração. Daí é mais difícil sofrer cãibras, visão turva e mal-estar. 
Com que roupa? 
Tirar a camisa para malhar não alivia o calor. A radiação do sol direto na pele esquenta ainda mais, destaca Cláudia Forjaz. Não é à toa que jogar vôlei na praia apenas de sunga ou biquíni cansa um bocado. Para se proteger, o ideal é usar roupas claras elas refletem os raios solares e leves. Se o calor for muito intenso, vale molhar com água uma camiseta de algodão. Outra opção é vestir um daqueles tecidos hi-tech com mecanismos que facilitam a transpiração. Alguns têm furinhos em formato de cone que auxiliam na evaporação do suor, conta Zogaib. 
Além dos limites de segurança 
O que pode acontecer se você não tomar cuidado ao se exercitar no calor 
Cãibras 
A perda de sais minerais na transpiração perturba o chamado equilíbrio eletrolítico, que garante o bom funcionamento dos músculos. Daí surgem os espasmos, mais freqüentes no abdômen e na panturrilha (batata da perna). 
Síncope 
Na falta de bons goles de água ou suco para reforçar a hidratação, o volume de sangue diminui. A pressão arterial cai, gerando fraqueza generalizada, tontura, palidez e desmaio. 
Exaustão 
Se o volume sangüíneo cai demais, o sistema cardiovascular não consegue garantir o fluxo de sangue para todo o corpo e entra em pane. As células em geral ficam desidratadas, o que provoca descoordenação, vertigem, dor de cabeça, náuseas e vômito. 
Choque térmico 
Se a desidratação é intensa, o suor diminui e a pele fica seca e quente. A temperatura ultrapassa os 39° C e danifica os mecanismos termorreguladores. Há risco de morte. 
http://saude.abril.com.br

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

GORDINHO SAUDÁVEL É MITO !

  • BBC
    Excesso de gordura ainda traz riscos à saúde, mesmo com níveis de colesterol e pressão normais
    Excesso de gordura ainda traz riscos à saúde, mesmo com níveis de colesterol e pressão normais
Defendida por uma corrente de endocrinologistas e nutricionistas, a ideia de que um indíviduo com sobrepeso possa ser um 'gordinho saudável' não passa de um mito, segundo uma nova pesquisa.

O estudo, conduzido por cientistas canadenses com mais de 60 mil pessoas, mostrou que o excesso de gordura ainda traz riscos à saúde, mesmo quando os níveis de colesterol, pressão arterial e açúcar são normais.

Divulgada na publicação científica "Annals of Internal Medicine", a pesquisa analisou resultados de mais de 1 mil outros estudos publicados sobre o tema.

Os pesquisadores do Hospital Mount Sinai, em Toronto, terminaram por contradizer a máxima de que o excesso de peso não implicaria necessariamente em riscos para a saúde desde que os indivíduos se mantivessem saudáveis de outras maneiras.
Ampliar

Abdominal afina a barriga? Veja mitos e verdades sobre o tema10 fotos

2 / 10
Pessoas magras também podem ter barriga? VERDADE. Embora ao olhar para um homem de pernas finas e barriga proeminente o senso comum julgue que ele seja magro, sob o ponto de visa da medicina, ele tem obesidade abdominal. "Uma pessoa com esse corpo tem gordura visceral, que é o tipo mais perigoso. Os homens assim têm mais risco de enfartar cedo", diz o endocrinologista Marcio Mancini, chefe do departamento de obesidade do Hospital das Clínicas da USP. A gordura abdominal costuma vir associada a problemas como colesterol alto, diabetes e hipertensão. É perigosa também porque a pessoa acredita que aquela barriga é natural e não procura emagrecer. Leia mais ThinkStock
Mito

O levantamento concluiu que pacientes com sobrepeso cujo coração foi monitorado por mais de 10 anos não apresentaram qualquer melhora na saúde.

Os cientistas argumentam que os 'gordinhos', apesar de metabolicamente saudáveis, têm, provavelmente, fatores de risco subjacentes que pioram com o tempo.

Responsável pelo estudo, Ravi Retnakaran disse à BBC: "Nossos resultados realmente colocam em dúvida a existência desse conceito obesidade saudável".

"Os dados sugerem que tanto os pacientes que são obesos e metabolicamente doentes quanto os que são obesos, mas metabolicamente saudáveis têm risco elevado de morte por doenças cardiovasculares. Nesse sentido, a 'obesidade saudável' pode ser considerada um mito."

A Fundação Britânica do Coração diz que a obesidade é um conhecido fator de risco para doenças cardiovasculares e as pesquisas mostram que não há nível saudável de obesidade.

Para a enfermeira chefe de doenças cardíacas Doireann Maddock, "mesmo se os níveis de pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue estiverem normais, a obesidade ainda pode colocar o coração em risco".

Ela destaca a necessidade de uma mudança no estilo de vida em detrimento de uma preocupação exagerada com os fatores de risco individuais.

"Além de acompanhar seu peso, se você parar de fumar, começar uma atividade física regular e mantiver a pressão arterial e o nível de colesterol a um nível saudável, você pode fazer uma diferença na redução de seu risco de doença cardíaca."

"Se você está preocupado com seu peso e quer saber mais sobre as mudanças que você deve fazer , marque uma visita com o seu médico."

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

O VERÃO JÁ CHEGOU...AGORA É TARDE?

EU VEJO QUE OS ANOS PASSAM E AS PESSOAS CONTINUAM AGINDO DA MESMA FORMA - PROCURAM OS PARQUES E AS ACADEMIAS QUANDO O VERÃO VAI SE APROXIMANDO...
ALGUNS ALUNOS QUE PASSAM O ANO INTEIRO TREINANDO COMIGO, ME PERGUNTAM: AGORA É TARDE NÉ MAURÍCIO? MINHA RESPOSTA - SIM E NÃO.
EU EXPLICO O PORQUÊ. SIM, É TARDE PRA AQUELA PESSOA QUE PRETENDE TER RESULTADOS ESTÉTICOS PARA ESTE VERÃO. PODE SER MAIS TARDE AINDA PARA AQUELAS QUE TÃO POUCO NEM INICIARAM UM PROGRAMA NUTRICIONAL...AGORA É TARDE PRA QUERER RESULTADOS NO MÊS QUE VEM! AINDA ASSIM, OS PARQUES, PISTAS, ACADEMIAS, PROFESSORES, FICAM LOTADOS DE ALUNOS QUE RESOLVERAM, ENFIM, TREINAR E SE PREPARAR PRO VERÃO.
MAS EU FALEI QUE UMA DAS RESPOSTAS QUE DOU É NÃO. É CERTO QUE NÃO É TARDE COMEÇAR A TREINAR AGORA SE SEU OBJETIVO É, POR EXEMPLO, CONSEGUIR CAMINHAR A PRAIA INTEIRA EM FINS DE JANEIRO...PODE SER QUE VOCÊ, COM BOA ORIENTAÇÃO E DEDICAÇÃO CONSIGA SIM! EXISTEM FORMAS DE TREINAR QUE LHE DARÃO RESULTADOS MAIS RÁPIDOS PRA CORRER OU CAMINHAR CERTA DISTÂNCIA DAQUI A DOIS MESES. OS INTERVALADOS SÃO ÓTIMOS PRA ISSO. É CLARO QUE TAMBÉM NÃO É TARDE COMEÇAR AGORA UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS PRA VIDA INTEIRA. NUNCA É TARDE! MUITAS E MUITAS PESQUISAS TEM MOSTRADO QUE É SEMPRE TEMPO DE INICIAR UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS... ELES VÃO MUDAR SUA VIDA!
MAURÍCIO MOREIRA
CREF 5511-G

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

ALIMENTOS QUE AJUDAM A EMAGRECER!!!

Os alimentos termogênicos agem nas células e fazem com que haja uma produção maior de energia em forma de calor, o que acelera a queima de gordura.
A nutricionista Mariana Andrade, do Sistema de Saúde Hapvida, explica que as pimentas, chá-verde, chá-mate, café, gengibre, mostarda, soja, cúrcuma e suco de uva, além de outros, são os alimentos que têm esse poder.
Segundo Mariana, as pimentas contém o composto chamado capsaicina. “Ele é o grande responsável pelo efeito termogênico. A capsaicina favorece um aumento na mobilização de gorduras e diminuição da massa de tecido adiposo. Todas as pimentas vão proporcionar esse efeito, sendo malagueta, rubra (conhecida como biquinho, que arde bem pouco) ou pimenta preta (melhor moída na hora), mas as que possuem maior ardência normalmente possuem maior concentração de capsaicina”, explica.
Já o chá-verde, além de conter cafeína, também carrega um grupo de polifenóis chamados de catequinas. “As catequinas são os principais compostos que atuam no processo de emagrecimento”, explica a nutricionista.
Uva: a casca é rica em resveratrol, que além de proteger o coração, ajuda a inibir a formação de mais gordura. Foto: Getty Images
1/10
E o chá- mate também entra no grupo de alimentos a favor da dieta. Mariana explica que a cafeína e outros compostos ajudam na termogênese. “A erva mate aumenta a produção de GLP-1, um hormônio fundamental para a termogênese e aumento do gasto calórico. O GLP-1 também aumenta a saciedade após a refeição e controla a liberação de insulina”.
O suco de uva, apesar de ser pouco conhecido para esse fim, tem poder de auxiliar no emagrecimento. “O resveratrol presente na casca das uvas conhecido como protetor do coração é também capaz de aumentar a quebra de gordura e inibir a formação de mais gordura no tecido adiposo”, explica Mariana. Além da uva, a canela e o açafrão também ajudam a inibir a formação de gordura.
Quanto e como consumir?
A quantidade recomendada desses alimentos varia bastante. “Mesmo sendo naturais, alguns deles têm contraindicações. O chá verde, por exemplo, deve ser evitado por quem tem problemas na tireoide. Mas, de maneira geral, os chás devem ser consumidos várias vezes ao dia, totalizando 2 a 3 xícaras diariamente”, explica a nutricionista da Hapvida.
Os temperos devem ser colocados nos alimentos sempre que for possível. “O gengibre pode ser colocado nos sucos e o suco de uva deve ser integral, sem aditivos, sem açúcar e de preferência orgânico. Mas tem que ser consumido com moderação pela grande concentração de açúcares da fruta”.
É preciso entender, porém, que os alimentos termogênicos são mais uma ferramenta no controle do peso, mas nunca podem ser considerados uma solução. “Os alimentos atuam em conjunto, alguns aumentando a termogênese, outros eliminando toxinas, reduzindo a inflamação e fazendo as células utilizarem gordura de forma eficiente”, explica a nutricionista. 
Comer a cada no máximo quatro horas e fazer exercícios físicos também contribuem para manter o metabolismo ativo.