sábado, 28 de setembro de 2013

PERIGOS DA MARGARINA PRA SUA SAÚDE

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA MARGARINA:

Gorduras Vegetais Hidrogenadas, Sebo AnimalÁcido Sulfúrico, Leite de Vaca, Soda Cáustica, Ácido Benzóico, Ácido Butil Hidroxitolueno(explosivo), Galato Propila, Corante Artificial(CI, CII, etc.), Aromatizantes Artificiais(PI, PIV), AntioxidantesArtificiais(AV, AVI e AVIII), Estabilizantes Artificiais, Vitamina "A" Sintética ou Acetato de Vitamina A2,20.COC Co)

RISCOS DE CONSUMO:

Ácido Sulfúrico, soda cáustica, ácido benzóico, antioxidante, aromatizante, estabilizante; estes são alguns ingredientes utilizados na fabricação da Margarina – produto que freqüenta com desenvoltura as mesas de milhões de pessoas no mundo inteiro.

A denúncia é do Dr. Haroldo Timponi, médico e presidente da Associação de Cultura Biodinâmica, uma entidade formada por naturistas e estudantes da alimentação de Belo Horizonte.

Segundo o pesquisador mineiro, além dos produtos mencionados, a margarina contém ainda outros componentes altamente nocivos à saúde, como óleos vegetais saturados e sebo bovino. Ele explica que o óleo vegetal da Margarina recebe átomos de hidrogênio na sua industrialização e os fabricantes ainda usam quinze diferentes produtos químicos, inclusive um que é explosivo – o ácido butil hidroxitolueno – para quebrar as estruturas de sebo de boi e conservar a mistura. E afirma que "não é difícil prever o que pode ocorrer quando se coloca isso tudo no organismo".

Dezoito anos de experiência médica – o Dr. Haroldo alega que a própria classe está omissa ao assunto, e que isso se deve à falta de informação. "O que se vê é a televisão mostrando a margarina como um produto inteiramente vegetal, com aquele cheiro de fazenda e infelizmente, a maioria dos médicos aceita isso passivamente aponto de recomendarem o uso do produto aos seus pacientes". O médico de Minas conta que atende em seu consultório pacientes que apresentam queixas de doenças causadas pelo uso inadequado de gorduras, principalmente da Margarina. Mas o Dr. Haroldo só chegou a essa conclusão e passou a preocupar-se com a questão à partir de1979, quando seu filho mais novo e sua mãe de 81 anos insistiram para que ele próprio deixasse de consumir a Margarina. "Na época eu vivia com dor de cabeça, indisposto e usava muito o produto por julgar ser ele o melhor para saúde que a manteiga. Minha mãe sempre dizia para eu deixar de usá-la porque continha sebo bovino. Eu lhe repondi que não era possível e que ela devia estar enganada acerca da informação. Mas um dia contou-me que conhecia um fazendeiro, no interior de Minas, que fornecia o sebo de boi para as fábricas de Margarina. A partir daí, resolvi estudar o assunto onde para minha surpresa, constatei que ela estava absolutamente certa.
http://cozinhaverde.blogspot.com.br/2008/11/os-perigos-da-margarina-para-sua-sade.html

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

AQUECIMENTO GLOBAL

Os maiores cientistas do mundo estão divulgando o mais importante estudo das últimas décadas: ele prova, de uma vez por todas, que as mudanças climáticas são uma enorme ameaça, mas que uma ação dos nossos governos ainda pode impedir a catástrofe. É um alerta para salvar o nosso planeta, porém as grandes petroleiras e empresas de energia têm um aliado que está impedindo a verdade de vir à tona.

Rupert Murdoch, o barão da mídia, é dono de centenas de veículos de comunicação, incluindo a rede ultra-conservadora de notícias Fox News e o Wall Street Journal. Ele está usando sua influência sobre os meios de comunicação para ajudar seus parceiros na indústria petroleira a impedir que governos diminuam os lucros destas empresas. Somente nos EUA, cerca de 80% – um índice absurdo – das notícias sobre mudanças climáticas em jornais de Murdoch induzem os leitores ao erro no que diz respeito ao aquecimento global! Agora ele quer fazer o mesmo com esse estudo inovador – e seu conglomerado de mídia vai dominar o debate, a menos que pessoas de todo o mundo se juntem para acabar com seus planos.

Batalhas como estas são vencidas ou perdidas no tribunal da opinião pública. Uma petição global de proporções gigantescas em apoio à verdade no debate das mudanças climáticas, além de cartas, tuítes e mensagens enviadas aos editores dos jornais por meio das redes sociais, pode ser a ação de que precisamos para vencer esta luta. Vamos apelar a Murdoch agora e persuadi-lo a recuar em seu ataque contra a ciência e publicar apenas a verdade. Vamos nos unir agora e espalhar esta campanha para todos: quando nossa petição alcançar 1 milhão de assinaturas, enviaremos um grupo dos maiores cientistas do mundo para o escritório de Murdoch e mostraremos a ele os fatos. Participe você também

ACESSE www.avaaz.org

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

GASTO CALÓRICO DE ATIVIDADES FÍSICAS

De acordo com o especialista em medicina do esporte Brian J. Sharkey, a pessoa sempre gasta alguma energia, mesmo quando está dormindo. Se ficar na cama por 24 horas sem fazer nada, gasta em torno de 1.600 Kcal (para uma pessoa de 70 kg). O gasto calórico pode ir de 1,2 kcal/min em repouso para mais de 20 kcal/min durante o esforço vigoroso. "A atividade física tem o maior efeito nas necessidades de energia", diz o médico, explicando que a caminhada queima aproximadamente 5 kcal/min e a corrida 15 kcal/min. 
A ingestão calórica diária deve ser proporcional ao consumo calórico. Se sua ingestão calórica diária exceder o seu gasto calórico, você ganhará peso. Do contrário, seu peso será mantido. 

GASTO CALÓRICO DA ATIVIDADE EM KCAL POR HORA OU POR MINUTO (Pessoa de 70 kg) 
extraído de bemstar.com

Andando de bicicleta180 a 300/hora
Balé8 kcal/min
Basquete10 kcal/min
Beijando8 kcal/min
Beijar e fazer carícias60 kcal/hora
Boxe11 kcal/min
Caminhada5,5 kcal/min
Caminhando rápido520 kcal/hora
Caminhar devagar240 kcal/hora
Carregando bebê141 kcal/hora
Capoeira12 kcal/min
Ciclismo6 kcal/min
Compra no Supermercado270 kcal/hora
Corrida10 kcal/min
Corrida500 a 900 kcal/hora
Cozinhar168 kcal/hora
Dança de Salão3,5 kcal/min
Dançando rápido605 kcal/hora
Deitado77 kcal/hora
Digitando95 kcal/hora
Dormindo60 kcal/hora
Escrever10 a 20 kcal/hora
Esqui aquático11 kcal/min
Esqui na neve7,5 kcal/min
Estudar120 kcal/hora
Exercício leve310 kcal/hora
Falando ao telefone85 kcal/hora
Fazer amor190 kcal/hora
Ficar de pé130 kcal/hora
Futebol9 kcal/min
Ginástica aeróbica6 kcal/min
Ginástica olímpica6 kcal/min
Golfe3 kcal/min
Handebol10 kcal/min
Hidroginástica6 kcal/min
Jiu-jitsu12 kcal/min
Jogando vídeo game108 kcal/hora
Jogar futebol580 kcal/hora
Judô12 kcal/min
Lavar louça60 kcal/hora
Limpeza de casa300 kcal/hora
Mountain bike12 kcal/min
Musculação5 kcal/min
Natação9 kcal/min
Natação500 kcal/hora
Pintar casa160 kcal/h
Remo11 kcal/min
Squash13 kcal/min
Subir escada1000 kcal/hora
Surfe8 kcal/min
Tênis8 kcal/min
Trabalhar leve em pé150 kcal/hora
Trabalho mental casa60 kcal/hora
Vôlei6 kcal/min
Windsurf7 kcal/min

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

QUAIS SÃO OS ALIMENTOS QUE MAIS PREJUDICAM NOSSO CORPO?

Comer é um dos maiores prazeres que temos, porém é necessário prestarmos bastante atenção aos tipos de alimentos que consumimos, pois nem tudo aquilo que é bom faz bem para o nosso corpo.  


Confira alguns alimentos que precisam ser ingeridos com moderação:

 Refrigerantes diet: além de todos os problemas dos refrigerantes normais, as versões diet contêm aspartame, substância ligada a ataques de ansiedade; compulsão alimentar; cegueira; tumores cerebrais; tonturas; perda auditiva e insônia

 Refrigerantes: uma lata contêm, em média, 10 colheres de açúcar, além de ser prejudicial aos rins e estar relacionado a doenças cardíacas, obesidade e cáries.

 Donuts: cerca de 40% do produto contêm gorduras trans, relacionadas ao câncer e doenças cerebrais.

Cachorro-quente: o consumo de salsicha e outras carnes processadas aumenta em 67% o risco de câncer no pâncreas.

Bacon: seu consumo, como o de outras carnes processadas, aumenta em 42% o risco de doenças cardíacas e 19% de diabetes. Batata-frita: contêm gorduras trans e acrilamida, uma potente substância cancerígena formada quando as batatas são aquecidas.

Salgadinhos de batata: não trazer nenhum benefício nutricional e ainda contêm níveis altos de acrilamida do que as batatas fritas convencionais.

 Pizza: a maioria das pizzas está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Elas são feitas com farinha branca, que é metabolizada como açúcar, causando aumento de peso e desequilíbrio das taxas de glicose no sangue.

 Salgadinhos de milho: ele causa rápidas variações dos níveis de açúcar no sangue, o que pode provocar ganho de peso e irritabilidade. Sorvete: é rico em açúcar, gorduras trans, corantes, aromatizantes e flarorizantes (substâncias que adicionam sabor), que podem causar danos ao cérebro e sistema nervoso.

 Em entrevista ao portal Extra, a nutróloga Valéria Abrahão Rosenfeld, do Hospital Badim, diz que é importante cuidar da saúde do organismo, mas sem radicalismos. “Essas comidas não devem fazer parte do dia a dia, mas podem ser consumidos eventualmente, numa festa ou num momento de lazer”, explica.
http://espacosaudedamulher.blogspot.com.br/

terça-feira, 24 de setembro de 2013

LOGÍSTICA REVERSA

Mogi das Cruzes adere à logística reversa e obriga supermercados a coletarem garrafas pet

Logística reversa – A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, município da Região Metropolitana de São Paulo, aprovou, na última semana, projeto de lei de autoria do vereador Caio Cunha (PV) que obriga os hipermercados e supermercados a implantarem pontos de entrega voluntária de garrafas pet.
“Esse material representa grande volume nos lixões e aterros sanitários. Centenas de toneladas dessas embalagens são produzidas no País todos os anos, sendo que quase a metade é descartada na natureza”, afirmou Cunha. Por isso, justifica ele, a necessidade da criação deste projeto.
“A ideia é evitar esse despejo irregular, dando uma destinação adequada às garrafas pet. Com a estrutura adequada, é possível disseminar a cultura da redução do consumo deste produto e também o reaproveitamento das embalagens na sociedade”, destacou.
Segundo o projeto, as garrafas pet recebidas através da entrega voluntária deverão ser encaminhadas a órgãos, ONGs, cooperativas, associações e outras instituições que possam dar o tratamento de reutilização e reciclagem apropriado.
Os hipermercados e supermercados deverão implantar os coletores em local acessível e de fácil visualização. O descumprimento implicará em multa diária de 20 UFMs (Unidade Fiscal do Município), que corresponde a R$ 2.443,40.
Colaboração Gilberto Lemes
www.cambuquira.blogspot.com

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

BICICLETAS INVADEM DECORAÇÃO

O pedido do cliente triatleta de Agnes Manso e Alice Miglorancia era claro: destaque total para a sua bicicleta na decoração do apartamento. A exigência fez com que as arquitetas do Studio SM2 aproveitassem o aparador de uma das suítes do imóvel de 180 m², transformada em home-office, para evidenciá-la. “Ele tinha outras guardadas, mas aquela era usada em competições e precisava estar em evidência. Buscamos exibí-la como um verdadeiro objeto decorativo”, diz Agnes.

O publicitário Rafael Carmineti aproveitou a iluminação destinada ao quadro da parede para destacar sua bicicleta. Foto: Arquivo pessoal
3/9
O cliente das arquitetas, assim como tantos outros ciclistas, usa a bicicleta em exposição, sem se importar em ter de caprichar na limpeza a cada uso. “Ele cuidava dela como um verdadeiro bichinho de estimação e sempre a limpava antes de colocá-la no lugar”, lembra Agnes. O tratamento VIP para o meio de transporte integrado à decoração também é algo presente no apartamento de Larissa Wakatsuki. “Minha bicicleta e a do meu namorado ficam na parede quando não as usamos, e nunca sujaram nada. Cuidamos muito da manutenção”, afirma a designer.
As “magrelas” de Larissa foram parar dentro de casa porque o bicicletário do prédio não estava em boas condições. Porém, o imóvel de tamanho reduzido não oferecia muitas possibilidades para abrigar as novas moradoras. E o importante era conseguir um local prático que não afetassem a circulação nos ambientes. Como as bicicletas eram bonitas, Larissa resolveu pendurá-las em suportes, economizando espaço e decorando o lugar . Quem também embarcou na ideia foi o estrategista de marca Mateus Bagatini. “Tenho a minha bike há dois anos e meio e sempre a deixei na parede. Queria um suporte bonito e acessível, mas não encontrava no mercado. Então, minha amiga e eu resolvemos fazer um modelo próprio”, conta.
Não há regras ou limite de espaço para a presença de bikes na decoração. Elas podem ficar na sala, no home theater, na varanda e até mesmo no quarto. “Se o living contar com um sofá grande, é adequado pendurá-la logo acima do móvel. Isso transformará a bicicleta em um quadro na parede”, diz Kathya Campos, arquiteta. Um bom truque para valorizar o meio de transporte é apostar em umprojeto de iluminação (repleto de luzes indiretas), como fez o publicitário Rafael Carmineti, que aproveitou a luz de uma obra de arte na hora de iluminar a bicicleta instalada abaixo do quadro.
O charme das bicicletas nos ambientes da casa foi ainda aproveitado pela jornalista Lina de Albuquerque, que tem na biblioteca um modelo inglês que pertencia à sua mãe, em 1940. A peça esteve por muitos anos com uma prima, mas acabou chegando na casa da jornalista em 1998. “É uma bicicleta muito especial e que requer manutenção periódica. Ando nela às vezes, porém, agora a deixo mais na decoração. Lembro-me de um ano em que a usei como árvore de Natal e de outro que virou capa do CD da Fernanda Porto”, revela. 

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

150 minutos !!!

É O QUE VOCÊ PRECISA PRA SAIR DO SEDENTARISMO!!!
AS PRINCIPAIS PESQUISAS RELACIONADAS A SAÚDE APONTAM PARA ESTA MARCA DE TEMPO POR SEMANA. SÃO 150 MINUTOS, QUE PODEM SER DIVIDIDOS EM 5 DIAS DA SEMANA.
ISTO REPRESENTA APENAS 30 MINUTOS POR DIA. E SABE O QUE É MELHOR? VOCÊ AINDA PODE FAZER ESTES TRINTA MINUTOS DIVIDIDOS EM 3 MOMENTOS DO SEU DIA!
COMO VOCÊ PODE VER, SAIR DO SEDENTARISMO NÃO CUSTA MUITO.
E...O QUE FAZER? VALE CAMINHAR, PEDALAR, CORRER, JARDINAR, LAVAR SEU CARRO, ENFIM...É PRECISO SE MEXER UM POUQUINHO MAIS DO QUE VOCÊ TEM FEITO.
O RITMO DAS ATIVIDADES DEVE SER DE MODERADO A RÁPIDO. AS ÚLTIMAS PESQUISAS TEM MOSTRADO QUE OS RITMOS MAIS INTENSOS, TRAZEM MELHORES RESULTADOS A SUA SAÚDE.
TÁ DADA A DICA! AGORA É COM VOCÊ... VAI SE MEXER MAIS?
Maurício Moreira
CREF 5511 G

terça-feira, 17 de setembro de 2013

MEDIDA CERTA, PROPOSTA ERRADA

O quadro Medida Certa da rede Globo sem dúvida nenhuma é de grande importância e mostra que a prevalência do sobrepeso e do sedentarismo é hoje um fato que, além de já ser caracterizado como uma verdadeira epidemia, com certeza dá muita audiência.
Com certeza, a intenção é muito boa, uma vez que o projeto procura levar a proposta de fazer exercícios, estimulando a população com ações promocionais em praças públicas, além de usar artistas conhecidos para promover uma maior sensibilização.
Apesar de bem intencionado, o projeto tem algumas deficiências que talvez sejam consequência de priorizar a audiência, que com certeza é a mola propulsora da maior importância.
O que mais chamou a atenção foi a falta de um diagnóstico adequado do estilo de vida e das aptidões e necessidades específicas dos participantes. O cuidado com a prevenção de problemas, que inclusive já provocou uma séria dificuldade em uma das participantes, não foi devidamente considerado. Sabemos que os métodos de avaliação empregados deixaram muito a desejar. Este é um aspecto que chama muito a atenção, porque estamos falando de um quadro que está servindo de exemplo para milhões de pessoas.
Agora, o problema mais sério é o método utilizado, talvez fruto da necessidade de criar um quadro para a televisão em um programa semanal. A proposta de um programa de intervenções agressivas nós já sabemos que não funciona como resultado definitivo. É quase a mesma proposta de um spa, onde as pessoas são “patrulhadas” com restrições muito agressivas, perdem peso, entretanto quando o programa termina voltam a ganhar todo o peso perdido e ainda com um saldo a mais.
Para perder peso, ganhar condicionamento físico e saúde, é precisoMUDAR HÁBITOS. Não deu para perceber nenhuma satisfação dos participantes ao fazer os exercícios propostos, ao contrário, ou eles estavam envolvidos em atividades competitivas ou fazendo exercícios com enorme sacrifício e desconforto. Dificilmente algum deles irá manter estas propostas quando o programa terminar. É quase a mesma coisa que a lipoaspiração que um dos participantes declarou ter feito. Voltaram os hábitos errados, voltou a gordura acumulada.
Seria ótimo se a excelente intenção do programa adotasse a proposta correta, tentando intervir dentro da rotina de vida de cada um, propondo exercícios e orientações de correção de hábitos nutricionais inadequados que pudessem ser bem aceitos e proporcionassem sua adoção definitiva. As atividades físicas propostas teriam que ser realizadas com prazer pelos participantes e a orientação nutricional corrigir as “imprudências”.
De qualquer forma devemos louvar a iniciativa da Globo, e quem sabe esperar que o próximo quadro tenha uma proposta mais adequada proporcionando ATINGIR E MANTER a medida certa.
meu comentário: CONCORDO PLENAMENTE E ACRESCENTO QUE ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS DEVERIAM SER DADAS SEMPRE POR PROFISSIONAL NUTRICIONISTA. Maurício Moreira CREF 5511 G  

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

MEDIDA CERTA DE CINTURA

Circunferência da cintura
O índice de massa corporal é, sem dúvida, um indicador de saúde. Mas, a medida de cintura tem sido utilizada para tal por diversos profissionais da saúde.
Yoga - CDC/ Amanda Mills
Excesso de peso, mensurado pelo índice de massa corporal, não é o único risco para a sua saúde. A localização da gordura em seu corpo também é. Se você carrega gordura principalmente na região abdominal ao redor da cintura estará mais propenso a desenvolver problemas de saúde do que se a maior parte da gordura estivesse nas coxas e quadris. Isso vale mesmo se o seu índice de massa corporal estiver na faixa considerada normal. Mulheres com uma medida da cintura de mais de 88 centímetros, ou homens com a medida da cintura de mais de 100 centímetros, podem ter maior risco de sofrer enfermidades do que aqueles com menor medida de cintura devido a onde a gordura está localizada.
Adaptado de www.copacabanarunners.com.br
Por Maurício Moreira CREF 5511

domingo, 15 de setembro de 2013

VITAMINA D x INDUSTRIA DOS FILTROS SOLARES

VITAMINA D - O que a indústria não fala...
SOBRE A VITAMINA DE EXPOSIÇÃO AO SOL

(Compilado por Mike Adams, com base em uma entrevista com o Dr. Michael Holick, autor do livro "The UV Advantage)
A vitamina D é talvez o nutriente mais subestimado no mundo da nutrição. Isso é provavelmente porque é "gratuita": seu corpo a produz quando a luz solar atinge a sua pele. As empresas farmacêuticas não podem lhe vender a luz solar, por isso não há promoção dos seus benefícios à saúde.
A maioria das pessoas não sabe destes fatos verdadeiros sobre a vitamina D:
Os saudáveis raios de luz solar natural que geram a vitamina D em sua pele não atravessam o vidro e, por isto, seu organismo não produz vitamina D quando você esta no carro, escritório ou em sua casa.
Pessoas com a pigmentação escura da pele podem precisar de 20-30 vezes mais exposição à luz solar do que pessoas de pele clara para gerar a mesma quantidade de vitamina D. Por isto, também, o câncer de próstata é muito frequente entre homens negros - é a simples deficiência generalizada de luz solar.

Mesmo filtros solares fracos (FPS = 8) bloqueiam em 95% a capacidade do seu corpo de gerar vitamina D. É por isto que o uso constante de protetores solares provocam deficiência crítica de vitamina D.
A industria de protetores solares não quer que você saiba da necessidade de exposição ao sol sem filtro solar. Isto significaria uma grande perda para eles.
O risco de desenvolver doenças relacionadas a falta de vitamina D é reduzido de 50% a 80% através da exposição simples, à luz solar natural 2 a 3 vezes por semana.A exposição à luz solar é realmente uma das terapias mais poderosas. Não há nenhuma droga, nenhum procedimento cirúrgico ou de alta tecnologia que chegue sequer perto do surpreendente efeito saudável da luz natural.
O melhor ????  Você pode obtê-lo gratuitamente !!!
O pior ????    Pouca gente sabe e quase ninguém o divulga...

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A BANANA






A banana contém três açúcares naturais - sacarose, frutose e glicose, combinados com fibra. A banana dá uma instantânea e substancial elevação da energia.

Pesquisas provam que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para um treino de 90 minutos extenuantes. Não é à toa que a banana é a fruta número um dos maiores atletas do mundo.

Mas energia não é a única forma de uma banana poder nos ajudar a manter a forma. Pode também nos ajudar a curar ou prevenir um grande número de doenças. Tornando-se uma obrigação adicionar a banana à nossa dieta diária.

Depressão: De acordo com recente pesquisa realizada pela MIND, entre pessoas que sofrem de depressão, as pessoas se sentiam melhores após ter comido uma banana. Isto porque a banana contém triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em seratonina, reconhecida por relaxar, melhorar o seu humor e, geralmente, fazem você se sentir mais feliz.

TPM: Esqueça as pílulas - coma uma banana. A vitamina B6 regula os níveis de glicose no sangue, que podem afetar seu humor.

Anemia: contendo muito ferro, bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.

Pressão Arterial: Este fruto tropical é muito rico em potássio, mas reduzido em sódio, tornando-a perfeita para combater a pressão alta. Tanto é assim, que a Food and Drug Administration nos Estados Unidos, permitiu que a indústria da banana oficialmente informasse ao publico, que ao comer essa fruta, ela poderá reduzir o risco de pressão alta e infarto.

Cérebro: 200 estudantes da escola Twickenham na Inglaterra tiveram ajuda nos exames este ano, comendo

Bananas no café da manhã, lanche e almoço em uma tentativa de elevar sua capacidade mental. A pesquisa mostrou que o elevado teor de potássio na banana, pode ajudar a aprendizagem, tornando os alunos mais alertas.


Constipação: com elevado teor de fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as funções intestinais, ajudando a superar o problema sem recorrer a laxantes.

Ressaca: uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer uma vitamina de banana, adoçado com mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue, enquanto o leite suaviza e reidrata o sistema.

Azia: têm efeito antiácido natural no organismo. se você sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar.

Enjôo matinal: comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevado e evita as náuseas.

Picadas de mosquito:antes do creme para picada de inseto, experimente esfregar a zona afetada com a parte interna da casca da banana. Muitas pessoas acham excelentes para reduzir o inchaço e a irritação.

Nervos: Bananas são ricas em vitaminas do complexo B que ajuda a acalmar o sistema nervoso.

Excesso de pressão no trabalho: Estudos do Instituto de Psicologia na Áustria mostram que a pressão no trabalho leva à excessiva ingestão de alimentos como chocolate e biscoitos. Estudando 5000 pacientes em hospitais, pesquisadores concluíram que os mais obesos eram os que mais sofriam de pressão alta e ataques de ansiedade. O relatório desse estudo, concluiu que: para evitar que comamos biscoitos e doces quando estamos ansiosos, então é necessário que se coma alimentos ricos em carboidratos a cada duas horas para manter níveis estáveis de açúcar no sangue, e é aí que entra a nossa querida banana.

Úlcera: A banana é usada na dieta diária contra desordens intestinais pela sua textura macia e suavidade. É a única fruta crua que pode ser comida sem desgaste em casos de úlcera crônica. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.

Controle de temperatura: Muitas culturas vêem a banana como fruta 'refrescante', que pode reduzir tanto a temperatura física como emocional de mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, as grávidas comem bananas para os bebês nascerem com temperatura baixa.

Seasonal Affective Disorder (SAD): a banana auxilia os que sofrem SAD, porque contêm a vitamina B6 e Triptofano, que nos acalma e nos faz ficar bem humorados.

Fumar e Uso do Tabaco: As bananas podem ajudar as pessoas que tentam deixar de fumar. Vitaminas - A, B6 e B12, assim como o potássio e magnésio, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da retirada da nicotina.

Stress: O potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regula o equilíbrio de água no corpo. Quando estamos estressados, nossa taxa metabólica se eleva, reduzindo os níveis de potássio que podem ser reequilibrado com a ajuda da banana, que é rica em potássio.

Infarto: de acordo com pesquisa publicado no New England Journal of Medicine, comer bananas como parte de uma dieta regular, pode reduzir o risco de morte por enfarto em até 40%.

Verrugas: os interessados em alternativas naturais juram que se quiser eliminar verrugas, pegar um pedaço de casca de banana e colocá-lo sobre a verruga, com o lado amarelo para fora. Segure cuidadosamente a casca no local com esparadrapo!

CONSULTE SEMPRE UM NUTRICIONISTA
Colaboração de Alexandre Biancovilli

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

ERROS NA UTILIZAÇÃO DA ESTEIRA

1. Pisar primeiro com as pontas dos pés. 

Nos seus passos, o calcanhar deve ser a primeira parte do pé a tocar o chão. Segundo o professor, isso gera um movimento cíclico, igual ao de um skatista quando vai tomar impulso. É melhor para o desempenho e diminui o impacto com o chão, protegendo suas articulações. 
Aumentar o ritmo e a respiração na mesma intensidade - Getty Images
2. Aumentar o ritmo e a respiração na mesma intensidade. 

A respiração deve ser mais tranquila do que a movimentação das pernas e braços, e pode ser feita pela boca ou pelo nariz, desde que seja confortável. Mantendo a calma nas trocas gasosas, você garante mais fôlego para chegar ao fim do exercício com menos desgaste. 
Correr segurando na barra - Getty Images
3. Correr segurando na barra. 

Fora o incômodo, correr com as mãos na barra pode até machucar os punhos, que seguram parte do impacto do corpo. Você também deixa de treinar o equilíbrio e diminui a exigência de coordenação motora. Os braços devem estar em um ângulo que pode ser de 75 a 90 graus, para evitar o inchaço das mãos. 
Aumentar a velocidade e dar passos muito largos, quase saltos - Getty Images
4. Aumentar a velocidade e dar passos muito largos, quase saltos. 

Além de prejudicar o exercício (você pula em vez de correr, diminuindo o trajeto efetivamente percorrido), há aumento no impacto sobre as articulações a cada vez que você aterrissa na esteira, favorecendo as chances de uma lesão nos joelhos e nos calcanhares. 
Correr com o tronco ligeiramente inclinado para frente
5. Correr com o tronco ligeiramente inclinado para frente. 

Apesar de facilitar os movimentos, esta inclinação só deve ser mantida quando você sobe uma ladeira. No piso plano e na descida, esta postura sobrecarrega a coluna e causa desvios de postura, além de dores nas costas. 
Correr na esteira sem beber água - Getty Images
6. Correr na esteira sem beber água. 

Muita gente acha que só precisa de água quem corre na rua. Nada disso, a hidratação ajuda no rendimento do exercício, desde que você tome quantidades moderadas com intervalos de 15 a 20 minutos. 
Relaxar o abdômen - Getty Images
7. Relaxar o abdômen. 

O abdômen deve permanecer contraído o tempo todo para proteger a coluna de sobrecarga. No começo, pode parecer difícil, mas insista. Com um mês de treino, você vai transformar a contração num movimento automático. 

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

DOR DE LADO DURANTE O TREINO...

QUANTAS PESSOAS JÁ NÃO SENTIRAM A TAL DOR DE LADO, NA REGIÃO ABDOMINAL, AO TREINAR? E NEM PRECISA TREINAR MUITO FORTE NÃO, BASTA NÃO ESTAR BEM CONDICIONADO.
O DESCONFORTO NA REGIÃO ABDOMINAL SURGE GERALMENTE DURANTE CORRIDAS DE MÉDIA INTENSIDADE, MAS A REGULARIDADE NO EXERCÍCIO FAZ COM QUE O CORPO SE ACOSTUME COM O ESFORÇO E CONSIGA SEGUIR A DIANTE.
SÃO CAUSAS MAIS COMUNS PARA ESTE DESCONFORTO:
> IMPACTO SOBRE O FÍGADO - A DISTENSÃO DO TECIDO QUE SUSTENTA O FÍGADO PODE NÃO ESTAR PREPARADO PARA O IMPACTO DA CORRIDA E ACABA REAGINDO COM DOR.
>RESPIRAÇÃO ERRADA - RESPIRAR PELA BOCA PODE FAZER COM QUE O ESTÔMAGO RECEBA ESTE AR, PROMOVENDO A PRODUÇÃO DE ÁCIDO CLORÍDRICO, QUE CAUSA ARDÊNCIA E MAL ESTAR.
>DIAFRAGMA - A ISQUEMIA NESTA MUSCULATURA PODE LEVAR A DOR, GERALMENTE CAUSADA POR EXCESSO DE VELOCIDADE NO TREINAMENTO DE CORRIDA.
>BAÇO -  O EXCESSO DE DEMANDA CIRCULATÓRIA DURANTE O EXERCÍCIO, SOBRECARREGA A FUNÇÃO DESTE ÓRGÃO.
>ESTÔMAGO CHEIO - A COMPETIÇÃO ORGÂNICA ENTRE MANTER O PROCESSO DIGESTIVO E SUSTENTAR O CORPO EM EXERCÍCIO, PODE CAUSAR DORES ABDOMINAIS DURANTE OS EXERCÍCIOS.
> POSTURA ERRADA - MENOS COMUM, MAS TAMBÉM POSSÍVEL, AMÁ POSTURA PODE LEVAR A DORES ABDOMINAIS, PRINCIPALMENTE QUANDO SE ESTÁ MAL CONDICIONADO FISICAMENTE.
Adaptado de Folhapress
27.08.2013 
Maurício Moreira
CREF 5511-G

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

KETTLEBELL, O QUE É ISSO?

Exercícios com Kettlebell prometem queimar até 600 calorias em 30 minutos
Técnica popular entre mulheres usa bola de ferro com haste para desenvolver flexibilidade, força e resistência, mas é preciso ter condicionamento físico prévio para praticar
Elioenai Paes·          
Edu Cesar/Fotoarena
Os exercícios com o Kettlebell são práticos, mas é necessário, por questões de segurança, aprender as técnicas com um profissional de Educação Física

Uma bola de ferro oca com uma haste, com oito ou 12 quilos, promete fazer mudanças consideráveis no condicionamento do corpo em um período relativamente curto de tempo. É assim o chamado Kettlebell, uma modalidade de exercícios físicos que vem ganhando destaque no Brasil.
Segundo o americano Steve Cotter, presidente e fundador da Federação Internacional de Kettlebell e Fitness (IKFF), quem praticar rotinas com o Kettlebell durante 20 minutos, três vezes por semana, poderá notar resultados a partir de duas semanas e atingirá um bom nível de condicionamento depois de seis meses.
“Comecei a me exercitar com kettlebell na época da faculdade, pois havia parado com as artes marciais por não ter mais tempo. O Kettlebell é muito prático e consegui recuperar meu condicionamento físico”, conta Cotter.
Regis Stefanelli, gerente de ginástica da academia Companhia Athletica, explica que a modalidade não é para iniciantes. “A pessoa precisa ter um certo condicionamento físico antes, por ser um exercício de alta intensidade. O Kettlebell é complementar à musculação, não a substitui”.
“Essa modalidade está ficando muito popular entre as mulheres, porque é especialmente bom para as pernas e glúteos, além de tonificar os músculos do braço. Provavelmente este é o melhor exercício para mulheres”, acrescenta Cotter.
O americano recomenda que a pessoa que deseja praticar esse tipo de exercício que aprenda a técnica com um profissional qualificado antes de qualquer tentativa. “É uma recomendação por questões de segurança”, explica.
O presidente da IKFF conta que os exercícios regulares aumentam a força, resistência e flexibilidade, mas pessoas com algum problema de saúde, hipertensão, doenças cardiovasculares e doenças crônicas, como restrições de mobilidade por conta da coluna e joelho, devem sempre consultar um médico antes.
MEU COMENTÁRIO: Infelizmente, mais um tipo de treinamento que não é para todos. As cargas utilizadas geralmente estão acima da ideal para cada praticante, podendo acarretar em lesões. É preciso desconfiar sempre de tudo o que se propõem a oferecer resultados rápidos. Antes de iniciar qualquer tipo de atividade em um instituto ou academia, solicite uma aula experimental e veja se a atividade se encaixa perfeitamente pra você. Bons treinos!!!
Maurício Moreira - Personal Trainer 





quarta-feira, 4 de setembro de 2013

TREINAMENTO FUNCIONAL

treinamento funcional não é uma novidade, afinal a funcionalidade do ser humano já foi uma questão de sobrevivência. Seguindo a linha histórica, na mitologia grega é observada a importância de uma plena funcionalidade para sucesso de desafios propostos, como Os doze trabalhos de Hércules. Na Grécia Antiga encontramos os Jogos Olímpicos. Para melhoria da performance os atletas gregos desenvolveram equipamentos e métodos de treinamento específicos para superação de resultados. Esta prática, também foi aplicada na Roma Antiga, entre os gladiadores.
Na atualidade o treinamento funcional, mantém a sua essência como um método de treinamento físico, com a premissa básica de melhoria da aptidão física relacionada à saúde ou melhoria da aptidão física relacionada a performance e prevenção de lesão músculo esquelético. Tem como característica realizar a convergência das habilidades biomotoras fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes. A vantagem deste método de treinamento é a de atender tanto o indivíduo mais condicionado como o menos condicionado, criando um ambiente dinâmico de treino.
Paul Chek desenvolveu um sistema de treinamento funcional focado nos movimentos fundamentais do homem primitivo e que são executados também no cotidiano do homem moderno, são eles os movimentos de: agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar.
Fonte: Wikipédia

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Obesidade aumentou muito !!!

Mais da metade dos brasileiros está acima do peso, revela pesquisa do Ministério da Saúde. O trabalho, feito em todas as capitais do País e no Distrito Federal, mostra que 51% da população tem sobrepeso. Em 2006, quando o levantamento começou a ser feito, eram 43%. A obesidade também aumentou no período de 11% para 17%. Ao anunciar os números, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a adoção de hábitos mais saudáveis é tarefa de todos. "A hora é agora. Caso algo não seja feito, em dez anos podemos ter números semelhantes aos dos Estados Unidos."
Apesar do crescimento registrado na pesquisa, Padilha disse não haver intenção do governo de mudar a estratégia para prevenção e combate ao excesso de peso da população, um problema que está relacionado ao aparecimento de doenças como diabetes, hipertensão e câncer. A ideia, completou, é reforçar as medidas que já vêm sendo adotadas: a construção de unidades do Academia de Saúde, centros com infraestrutura e profissionais para orientar a população a práticas de atividade física, e o Saúde na Escola, com informações sobre obesidade para estudantes.
Batizada de Vigitel, a pesquisa é feita por meio de entrevistas telefônicas, com maiores de 18 anos. O trabalho mostra outro dado preocupante: o alto porcentual de pessoas que consomem em excesso bebida alcoólica. O abuso é maior entre as pessoas com maior escolaridade: 22% dos que têm mais de 12 anos de estudo disseram ter consumido de forma excessiva bebidas no mês anterior à entrevista. Entre aqueles com 9 a 11 anos, a média foi de 19,4% e entre os com menos de oito anos, 15%. "A população mais vulnerável é a masculina: da parcela com maior escolaridade, 31,9% disseram beber de forma excessiva", afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.
Colaboração de Gilberto Lemes
MEU COMENTÁRIO: observem o crescimento do número de casos de obesidade !!! De 11% pra 17% é um aumento de mais de 50% nos casos. Não é a toa que cada vez mais cruzamos com obesos nas ruas. E, quando se fala na obesidade, é bom que se diga, não se fala por uma questão estética. O fato é que obesos tem doenças associadas - diabetes, pressão alta, e vai por aí a fora...