quarta-feira, 26 de junho de 2013

INVERNO CHEGANDO...PESO AUMENTANDO?

É POSSÍVEL ATRAVESSAR O INVERNO SEM PERDER O CONTROLE DA BALANÇA? DÁ PRA CONTINUAR FAZENDO EXERCÍCIOS MESMO NO PERÍODO FRIO?
É FATO QUE MUITOS DESISTEM DOS TREINAMENTOS NESTA ÉPOCA E TAMBÉM É VERDADE QUE TEMOS UMA TENDÊNCIA A COMER MAIS NESTES TEMPOS DE FRIO.
MAS VOCÊ PODE SE "ESQUENTAR" NO INVERNO, SEM PERDER O FOCO. E DIGA-SE QUE O FOCO DEVE SER SEMPRE A SUA SAÚDE. A ESTÉTICA É BRINDE DE UMA SAÚDE QUE VAI BEM.
TENTE NÃO PARAR, NEM REDUZIR SEUS TREINOS. APROVEITE OS DIAS MENOS FRIOS E FAÇA EXERCÍCIOS AO AR LIVRE. ESCOLHA OPÇÕES DE ATIVIDADES QUE GASTEM MAIS CALORIAS: CORRER, PEDALAR EM TERRENOS ACIDENTADOS, CAMINHAR A PASSOS MAIS LARGOS QUE SEU NORMAL, DEIXAR O CARRO EM CASA...
EXPERIMENTE INVESTIR NOS ALIMENTOS QUENTES E DE BAIXA CALORIA. SOPAS, QUANDO BEM ESCOLHIDAS, SÃO ÓTIMAS OPÇÕES. MUITAS VEZES UM PEDACINHO DE CHOCOLATE AMARGO VAI DAR O PRAZER QUE VOCÊ PRECISA, SEM FAZER MUITOS ESTRAGOS...
ENFIM, SEU PESO NÃO PRECISA AUMENTAR COM A CHEGADA DO INVERNO, MAS É CERTO QUE VOCÊ PRECISA SE CUIDAR!
MAURÍCIO MOREIRA
CREF 5511-G

terça-feira, 25 de junho de 2013

ÁGUA: Quantos litros por dia?

É preciso beber em média 2 litros de água por dia
 Até é verdade, no entanto, pode ocorrer uma pequena variação de indivíduo para indivíduo. “A média diária de ingestão de água por um adulto fica entre 1,5 a 3 litros – ou em torno de 30 a 40ml/kg de peso corporal. Vale lembrar que temos a água natural das frutas, verduras e legumes, que são de extrema importância também”, explica Natália Dourado da Santo Massas sem Glútem-SP.
 Eu ainda acrescento uma dica que considero importante pra se hidratar na dose certa. Beba água e controle a urina. Se a coloração é sempre clarinha, é sinal de que você está bebendo água na dose certa. Já se tende pro amarelo escuro, o alerta está ligado - Beba mais água!
 Outra dica interessante é não beber quantidades muito grandes de uma só vez. Do tipo: "hoje ainda não bebi água; vou beber uma garrafinha inteira". A água tomada de uma única vez pode não ser bem absorvida. O ideal é tomar de copo em copo, em torno de 200 ml, de cada vez.
MAURÍCIO MOREIRA
CREF 5511-G

sábado, 22 de junho de 2013

Chá Verde: muito mais que emagrecer...

Rico em polifenóis, o chá verde é um poderoso antioxidante e desintoxicador, ativando enzimas do fígado que eliminam toxinas do organismo. Além disto, em laboratório, ele aumenta os efeitos da radioterapia em pacientes com câncer.
Importante observar que o chá preto é fermentado, o que acarreta destruição de boa parte dos polifenóis. O chá verde descafeinado contem ainda todos os seus polifenóis.
A liberação das propriedades do chá necessita de uma infusão prolongada, de 5 a 8 minutos, mas de preferência, dez minutos.
A dose recomendada é de 2 gramas de chá verde para um bule a ser consumido dentro de 1 hora, para que os polifenóis não desapareçam. Recomenda-se consumir seis xícaras por dia.
Não guarde o chá verde, após triturar suas folhas pois ele perderá os polifenóis no período de até duas horas. Caso você seja sensível a cafeína, evite beber chá após as 16 horas, pois poderá sofrer de insônia.
Adaptado por Maurício Moreira de
Anticâncer, David Schreiber, pág 163.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

ALIMENTAÇÃO OU REMÉDIO?

VOCÊ SABE QUANTO CUSTA O DESENVOLVIMENTO DE UM MEDICAMENTO PARA TRATAMENTO DO CÂNCER? EM TORNO DE 1.000.000,00 DE EUROS !!!
E VOCÊ TEM NOÇÃO DE QUANTO A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LUCRA COM ESTE MEDICAMENTO? EM TORNO DE HUM MILHÃO DE EUROS POR ANO. VALE A PENA OU NÃO? É CLARO QUE SIM...
INVESTIR EM PESQUISAS A RESPEITO DA CURA ATRAVÉS DE ERVAS, LEGUMES, VERDURAS OU FRUTAS, DARIA TANTO LUCRO? CLARO QUE NÃO! TALVEZ POR ISSO, NÃO APAREÇAM INTERESSADOS EM EXPLORAR TAIS PESQUISAS.
MAS, HÁ MUITOS INDÍCIOS DE QUE ESTES ALIMENTOS SÃO EXCELENTES PREVENTIVOS DAS DOENÇAS CRÔNICAS. DIVERSAS PESQUISAS EM CAMUNDONGOS TEM MOSTRADO O PODER DA BOA ALIMENTAÇÃO.
INFELIZMENTE, A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA É PODEROSA E O GOVERNO NÃO PRETENDE INVESTIR EM PESQUISAS QUE VENHAM A REDUZIR  LUCROS E IMPOSTOS QUE ENTRAM A PARTIR DESTAS EMPRESAS.
ENFIM, SE PODEMOS MUDAR, PORQUE NÃO? NÃO ESPERE AS PESQUISAS SE CONFIRMAREM. PROMOVA MUDANÇAS POSITIVAS EM SUA ALIMENTAÇÃO, REDUZINDO A INGESTÃO DE CARNE VERMELHA, GORDURAS E AÇÚCARES. ISSO É SÓ O COMEÇO...
Dados obtidos a partir da leitura do Livro Anti Câncer de David Shriber
MAURÍCIO MOREIRA
CREF 5511-G

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Óleo de peixe ajuda a conter o câncer

O óleo de peixe, utilizado comumente no enriquecimento de dietas, tem potencial para agir em outra frente da medicina: a de recuperação de pacientes com câncer. É o que indica um estudo feito por professores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Eles utilizaram o suplemento durante o período pós-operatório de pessoas submetidas a cirurgias de câncer gastrointestinal e perceberam uma melhora na resposta imunológica dos pacientes.

Sessenta e três voluntários participaram do estudo e foram divididos em dois grupos. O experimental, que recebeu a infusão com óleo de peixe, tinha 31 pessoas. O de controle, com 32, foi tratado com emulsão normalmente aplicada depois da retirada de tumores. Os pesquisadores notaram, no primeiro grupo, um aumento da substância interleucina IL-6, que é um mediador imunológico relacionado com inflamação, além de maiores níveis da interleucina IL-10, que tem propriedades anti-inflamatórias.

De acordo com a bióloga Raquel Torrinhas, que realizou a pesquisa com o professor e orientador Dan Waitzberg, nutrólogo da USP, as constatações foram positivas ao tratamento. “Esses pacientes apresentaram algumas funções e marcadores de funções de células imunológicas mais preservadas do que aqueles que receberam a emulsão de controle. Os efeitos podem prevenir a imunossupressão, que é a redução da atividade ou da eficiência do sistema imunológico”, explica.



Por Vilhena Soares do Correio Braziliense
4.6.13

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Tomar água gelada queima calorias ?

 
 A temperatura da água gelada é em torno de 4º C; a do corpo humano é cerca de 36º C. Então, quando você ingere o líquido gelado o corpo trabalha para aquecê-lo.
“Esse processo, chamado termogênese, gera aumento de consumo de energia, ajudando assim a promover a queima calórica”, explica a nutricionista Natália Dourado, consultora da Santo Dom Massas sem Glúten, de São Paulo. Mas daí a imaginar que água gelada é a solução para a perda de peso é exagero. Até porque a queima calórica é pequena: meio litro de água gelada consome 17 calorias.
“É pouco representativo em uma dieta de 1500 a 2000 calorias”, completa o endocrinologista e nutrólogo João César Castro Soares, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Extraído de saude.ig.com.br

segunda-feira, 10 de junho de 2013

VITAMINA D SEM SOL ...

A pouca exposição ao sol, tem impedido o corpo de obter um de seus componentes mais importantes: a vitamina D. O problema tomou proporções tão grandes que médicos se arriscam a dizer que todas as pessoas que trabalham em ambientes fechados podem ter deficiência da substância.
- Se a pessoa não toma sol, certamente tem esse problema. Todo mundo que tem uma vida restrita a ambiente fechado pode ter a deficiência - explica a endocrinologista Marise Lazaretti, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
De acordo com a nutricionista Alessandra Almeida, o problema é cada vez mais frequente nos consultórios, atingindo níveis preocupantes. O ideal é que a taxa da vitamina no sangue em adultos seja de 30 nanogramas por mililitro (ng/ml).
- Baixos níveis da vitamina D podem ser relacionados ao aumento da obesidade, casos de câncer, pouca imunidade - alerta Alessandra.
A nutricionista lembra que, mesmo quando a pessoa inclui em sua dieta alimentos ricos na substância precursora da vitamina D, a pró-vitamina D, os benefícios só são alcançados quando, por meio dos raios solares, o nutriente se torna ativo no organismo.
- Se não houver exposição solar, a única forma de ajustar esses níveis é com a suplementação - explica Alessandra, ressaltando que isso só deve ser feito com acompanhamento médico.
A endocrinologista alerta que uma superdosagem de vitamina D também pode trazer problemas:
- A pessoa urina muito, perde o apetite, tem náuseas, sonolência e desidratação.
Funções no corpo
Segundo a nutricionista, a vitamina D ajuda na reprodução celular segura, colaborando na prevenção do câncer, que acontece quando há erro na duplicação das células.
A vitamina também ajuda no emagrecimento, pois atua na funcionalidade do hormônio estrogênio, que pode levar ao aumento de gordura no corpo.
A vitamina D também inibe a produção de substâncias que causam inflamações nas células. Com células saudáveis, o corpo não fica tão sensível aos problemas externos.
Sua principal função é promover o aproveitamento do cálcio, mantendo nossos ossos saudáveis.
A vitamina D também tem ligação direta com a produção de serotonina, responsável pela felicidade, completa a nutricionista.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/raios-solares-irradiam-saude-garantem-producao-de-vitamina-no-organismo-8542306.html#ixzz2UngQoaJO

domingo, 9 de junho de 2013

ALIMENTOS FUNCIONAIS

Os ALIMENTOS FUNCIONAIS são considerados promotores de saúde e podem estar associados com a diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas. Apesar de não curarem doenças, apresentam componentes ativos capazes de prevenir ou reduzir o risco do desenvolvimento de doenças.
No entanto, para obter o benefício, é necessário consumi-los regularmente. Também vale lembrar que os resultados são obtidos quando a alimentação é balanceada. Não adianta comer carnes gordas com salada de soja, achando que a soja irá proteger contra o aumento do colesterol.
Na lista abaixo, você confere os principais alimentos funcionais, seus componentes, propriedades e a quantidade recomendada para consumo:
SOJA E DERIVADOSPEIXES COMO SARDINHA, SALMÃO, ATUM, ANCHOVA, TRUTA E ARENQUEÓLEOS DE LINHAÇA, SOJA, NOZES, AMÊNDOAS, CASTANHAS E AZEITE DE OLIVAAZEITE, ÓLEO DE CANOLA, AZEITONAS, ABACATE E FRUTAS OLEAGINOSAS (CASTANHAS, NOZES, AMÊNDOAS)CHÁ VERDE, CEREJAS, AMORAS, FRAMBOESAS, UVA ROXA, MIRTILO E VINHO TINTOTOMATE E DERIVADOS (MOLHO DE TOMATE, SUCO DE TOMATE), GOIABA VERMELHA, PIMENTÃO VERMELHO E MELANCIA (FRUTAS AVERMELHADAS)FOLHAS VERDES EM GERAL (ESPINAFRE, COUVE, MOSTARDA) E MILHOCENOURA, MANGA, ABÓBORA, PIMENTÃO VERMELHO E AMARELO, ACEROLA E PÊSSEGO (FRUTAS ALARANJADAS)COUVE-FLOR, REPOLHO, BRÓCOLIS, COUVE DE BRUXELAS, RABANETE E MOSTARDA.SOJA, FRUTAS CÍTRICAS, TOMATE, PIMENTÃO, ALCACHOFRA, CEREJA E SALSA.AVEIA, CENTEIO, CEVADA, LEGUMINOSAS (FEIJÕES, ERVILHA, LENTILHA), FRUTAS COM CASCA.ALHO E CEBOLALINHAÇA, NOZ MOSCADA
*Recomendações da American Dietetic Association
** (Nurses Health Study and Health Professionals Follow-up, 1999).
Colaboração de Gilberto Lemes
www.cambuquira.blogspot.com

terça-feira, 4 de junho de 2013

LAR CAIPIRA-Cambuquira-MG

O vídeo Lar Caipira surgiu da composição da música por Alexandre Biancovilli, compositor carioca e conhecedor da minha história com Cambuquira. Assim como em "Cambuquira", a primeira das três músicas e, "Sonho de Menino", a segunda, "Lar Caipira" conta uma história que nasceu bem lá no passado, quando meu avô Henrique, levava seus filhos a Cambuquira, quando a serra da Mantiqueira ainda era uma estrada de barro. As histórias são muitas, mas resumidamente, meu pai Milton e minha mãe, Rachel, continuaram fazendo temporadas de férias na serra sul mineira. Os filhos vieram, Milton, Maurício(eu) e Miriam e as férias continuaram elegendo Cambuquira como ponto de encontro. A casa de veraneio foi construída. As imagens mostram um pouco disto. Agora, os bisnetos do Senhor Henrique, passam suas férias na cidade e se divertem um bocado no Lar Caipira. E a história continua...