quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O novo personal trainer: esbelto, forte e... grisalho


Academias americanas começam a recrutar treinadores mais velhos para seus clientes com mais idade

The New York Times
Quando Ellen Guest decidiu procurar os serviços de um "personal trainer", ela criou uma imagem mental de como seria essa pessoa: "Corpo definido, bronzeado, jovem, bastante sério – e homem", disse Guest, hoje com 65 anos e moradora de San Diego. Em vez disso, ela acabou com Sharon Hill, uma animada loira apenas quatro anos mais nova que Guest. "Fiquei muito contente", disse Guest. "Porque então percebi que não teria de corresponder à ideia de malhação de alguém com 30 anos. Ali estava alguém que podia entender como é ter mais idade."

À medida que mais idosos se dirigem às academias, seja por questões de saúde ou apenas vaidade, muitas vezes quem os recebe é alguém muito similar a eles. Exceto, talvez, por um pouco mais de tonificação. Estudos da IDEA, uma organização mundial de profissionais de fitness, mostram um aumento regular no número de adultos mais velhos escolhendo trabalhar no negócio dos exercícios.

A IDEA também afirma que o número de treinadores e instrutores com mais de 55 anos comparecendo à sua Convenção Mundial de Fitness, em Los Angeles, cresceu de 5%, em 2004, para 12% no ano passado. A tendência é confirmada pelo público de outros eventos da IDEA, incluindo o anual Instituto de Personal Trainers, em Alexandria, na Virginia – onde, no ano passado, 42% dos visitantes tinham entre 45 e 64 anos.

"Sem nenhuma dúvida, estamos vendo pessoas mais velhas entrando na indústria do fitness", diz Kathie Davis, diretora executiva da IDEA. "Hoje as pessoas envelhecem e não estão prontas para se aposentar. Elas querem se manter ativas e envolvidas, e veem os exercícios como uma forma de fazer isso."

E os beneficiários muitas vezes são seus iguais. "Trabalhar com uma pessoa mais velha pode ter algumas vantagens bastante distintas", explica Hank Williford, professor de ciência dos exercícios na Universidade Auburn, em Montgomery. "Alguns jovens provavelmente se interessam pelo treino como um meio de vida, e não uma paixão, enquanto o treinador mais velho possui um interesse além do aspecto monetário."
Observação minha: Grifei estas últimas linhas por me afinar muito com esta idéia...
Em tempo: Saúde sim... malhação, como querem alguns... NÃO!
Maurício Bertolossi Moreira CREF 5511 

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Saúde, o melhor investimento para a aposentadoria


POR QUÊ?

1- Porque custa caro – então você tem que se preparar para cobrir ou reduzir estas despesas, seja com seguro, com dinheiro, com prevenção ou com todas as três alternativas juntas.
2- Porque talvez você não consiga parar de trabalhar nunca, pois não conseguiu acumular um patrimônio suficiente para ficar aposentado por mais de 40 anos! É isso aí, a longevidade custa caro. Muito caro.
3- Porque é o principal ingrediente para que você viva bem todos esses anos a mais que ganhou com o aumento da expectativa de vida.

por mara.luquet da CBN Brasil

Comentário do Professor: Você precisa pensar nisso agora, pra não se arrepender depois, com o passar dos anos...
                                           Abraços !!!

sábado, 25 de agosto de 2012

ÁGUA QUENTE DEPOIS DAS REFEIÇÕES...


São diversas as dicas dadas por nutricionistas quanto à sua alimentação. Evitar água durante as refeições é uma delas. Mas, os chineses e os japoneses vão além;  bebem chá quente com as refeições,não água fria. Talvez seja hora de repensarmos nossos hábitos alimentares.



Para aqueles que gostam de beber água fria, tipo sucos ou pior ainda, refrigerantes, pensem nesta dica "oriental":É bom ter um copo de bebida quente após a refeição!


A justificativa deles para isso é bem simples, mas requer confirmações científicas:

a água fria solidifica o alimento gorduroso que você acabou de comer. Isso retarda a digestão. Uma vez que essa 'mistura' reage com o ácido digestivo,

ela reparte-se e é absorvida pelo intestino mais depressa do que o alimento
sólido. Muito em breve, isso poderá  se transformar em
gordura e até levar ao câncer. Segundo a tradição oriental, é melhor tomar uma sopa quente ou água quente
após cada refeição.


Parece difícil pra gente, não é? Mas achei importante que meus leitores tomassem conhecimento!
Abraços, Maurício.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

HOMENS EM FORMA AOS 40, TEM MENOS CHANCE DE MORRER


A pesquisa acompanhou mais de 14.000 voluntários por 11 anos e mostrou que os homens condicionados aos quarenta anos tem 30% menos chances de morrer que os não treinados. Manter o condicionamento reduziu, segundo a pesquisa, em 28% o risco de morte cardiovascular. O melhor de tudo é que a pesquisa mostrou que mesmo aquelas pessoas que não praticam atividades regulares, podem se beneficiar se somente fizerem atividades aeróbicas, tais como correr, caminhar, pedalar, dentre outras.
Segundo o estudo, o inverso também é verdade: aqueles que perderam condicionamento ao longo da década de estudo tiveram aumento no risco de morte.
As alterações cardiovasculares positivas foram acompanhadas de alterações na composição corporal, com diminuição dos níveis de gordura, o que acabou ajudando os indivíduos a melhorarem ainda mais sua saúde.
Fica claro que este estudo serve como mais um argumento para aqueles que estão “cheinhos” ou sem praticar exercícios. Sempre há tempo para se beneficiar de um bom programa de treinamento!
Adaptado da coluna Saúde em Foco da CBN – Luis Fernando Correia

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Os Dez Hábitos das Pessoas Altamente Saudáveis


Quando li este livro, confesso que achei difícil atender a toda expectativa do autor, mas tenho vivido cada dia tentando melhorar. Faça uma análise você e tente!!! 

1>    O hábito do equilíbrio
2>    O hábito do cuidado com você mesmo
3>    O hábito do perdão
4>    O hábito da redução da infelicidade(ansiedade, depressão, estresse)
5>    O hábito dos relacionamentos
6>    O hábito do bem-estar espiritual
7>    O hábito da auto-imagem positiva
8>    O hábito de descobrir o próprio futuro
9>    O hábito da responsabilidade e capacitação pessoal
10>                       O hábito do trabalho em equipe

Esses princípios foram criados e programados tendo em vista a própria essência do nosso ser. O escritor Walt Larimore acredita que se você os compreender e souber aplica-los a sua vida, dará os primeiros passos para tornar-se altamente saudável!!! 

sábado, 18 de agosto de 2012

PEDALE MAIS !!! VEJA DICAS

PARECE FÁCIL, MAS NÃO É!!! ISTO É O QUE OS POLÍTICOS DIZEM...ENQUANTO AS CICLOVIAS SÃO POUCAS, PEDALE COM CUIDADO, RESPEITANDO AS SINALIZAÇÕES, COMO SE FOSSE UM CARRO. ASSIM, VOCÊ TERÁ SUAS RAZÕES NO TRÂNSITO LOUCO DAS CIDADES.
DICA: INSTALE LUZ(FAROLETE NO GUIDOM) E LUZ DE ALERTA EM BAIXO DO BANCO. EVITE ROUPAS ESCURAS, PRINCIPALMENTE QUANDO FOR PEDALAR DE NOITE.
BANCO OU ASSENTO: REGULE-O DE FORMA QUE SUA PEDALADA SEJA CONFORTÁVEL E VOCÊ FAÇA UMA SEMI-EXTENSÃO DOS JOELHOS(QUASE "ESTICA" A PERNA NA PARTE MAIS BAIXA DA PEDALADA)
GUIDOM: SE SUA BICICLETA VEIO COM ESTE EQUIPAMENTO TIPO BAIXO, TROQUE E COLOQUE UM GUIDOM ALTO. AUMENTA O CONFORTO PARA PEDALAR MAIS TEMPO.
PNEUS: MANTENHA-OS CALIBRADOS ENTRE 35 E 40 LIBRAS SE QUISER CANSAR MENOS DURANTE A PEDALADA. MAS, SE FOR PARA TRILHAS DE BARRO, ENCHA-OS MENOS, PARA SOFRER MENOS COM OS IMPACTOS.
DIVIRTA-SE!!! PEDALAR É UMA DELÍCIA E UM ÓTIMO EXERCÍCIO!
OBS: UMA PEDALADA TIPO"PASSEIO" DE 1 HORA PODE GASTAR ATÉ 500 CALORIAS.
MAURÍCIO MOREIRA-CREF 5511

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

SEDENTARISMO NO BRASIL

O MINISTÉRIO DA SAÚDE DIVULGOU RESULTADOS DE PESQUISA DE VIGILÂNCIA DE FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO PARA DOENÇAS CRÔNICAS, REFERENTE A 2011. OS RESULTADOS SÃO ALARMANTES QUANTO A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS VOLUNTÁRIAS. 14% DA POPULAÇÃO ADULTA BRASILEIRA É SEDENTÁRIA. OU SEJA, 18 MILHÕES DE PESSOAS NÃO PRATICAM QUALQUER TIPO DE ATIVIDADE FÍSICA, SEJA NO TRABALHO, NO DESLOCAMENTO, EM TRABALHO DOMÉSTICO OU EM SEU TEMPO LIVRE.
O DADO JÁ É PREOCUPANTE POR SÍ SÓ, MAS O PIOR É QUE, PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE A DEFINIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA EM TEMPO LIVRE, QUE COMPÕEM PARTE DAS RESPOSTAS DADAS NA ENTREVISTA, É MUITO PRECÁRIA(OU SIMPLISTA DEMAIS).
VEJAM SÓ: FALAMOS AQUI OUTRO DIA, QUE 150 MINUTOS DE ATIVIDADES FÍSICAS VOLUNTÁRIAS POR SEMANA, TIRAM VOCÊ DO SEDENTARISMO, CERTO? ENTÃO VEJAM, O MINISTÉRIO DA SAÚDE AINDA CONSIDERA QUE 75 MINUTOS DE EXERCÍCIOS VIGOROSOS POR SEMANA, NÃO CLASSIFICAM UMA PESSOA COMO SEDENTÁRIA.
ESTA CLASSIFICAÇÃO É ARRISCADA, POIS INSERE COMO "PRATICANTE" DE ATIVIDADE FÍSICA(NÃO SEDENTÁRIO) AQUELE CARA QUE BATE UMA BOLINHA COM AMIGOS NO FIM DE SEMANA. O ESTRESSE CARDÍACO AO QUAL SE SUBMETE ESTE CARA, É PERIGOSO DEMAIS, POIS ELE DÁ PIQUES E SE DESLOCA COM CERTO VIGOR NUMA ÚNICA "PELADA" DE FIM DE SEMANA. O CORAÇÃO DESSE SUJEITO AGUENTA?
ENFIM, ESTÃO AÍ DADOS PREOCUPANTES. NÃO BASTASSE O SEDENTARISMO, SOME-SE A ISTO UMA ALIMENTAÇÃO INADEQUADA, O ESTRESSE DIÁRIO, ENFIM ...
VAMOS DAR UMA GUINADA GENTE!!! PARE E PENSE...PRATIQUE EXERCÍCIOS REGULARMENTE!
MAURÍCIO MOREIRA
CREF 5511

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O BRASIL NAS OLIMPÍADAS

AS OLIMPÍADAS DE LONDRES ACABARAM E O QUE MAIS ME PERGUNTAM É O QUE ACHEI DO RESULTADO DO BRASIL? FRANCAMENTE, NÃO ESPERAVA MAIS QUE ISTO. HOUVE INVESTIMENTO SIM, MAS NAQUELES QUE PODERÍAM "MEDALHAR". ALGUNS DESTES, DECEPCIONARAM, MAS PARA FELICIDADE DO COB, OUTROS EM QUEM NÃO SE INVESTIU MUITO, SURPREENDERAM E PENDURARAM MEDALHAS NO PEITO.
O QUE É PRECISO E URGENTE, É INVESTIR NA BASE, NÃO MAIS PARA 2016, É VERDADE, MAS PARA O BEM DA SAÚDE ESPORTIVA DO PAÍS. NÃO FALO ISSO PRA "PUXAR BRASA PRA MINHA SARDINHA" , MAS SE ANALISARMOS COM CARINHO, VEREMOS QUE MUITOS DE NOSSOS REPRESENTANTES NAS OLIMPÍADAS SÓ SÃO O QUE SÃO, GRAÇAS AO ESPORTE. O QUE SERÍA DE UM OU OUTRO NÃO FOSSE O ESPORTE?
TAMBÉM É PRECISO ACREDITAR QUE ,EM SE INVESTINDO NO ESPORTE, OUTROS TALENTOS SURGIRÃO, MOTIVANDO A MENINADA "A TOA" NA VIDA A PENSAR NO CASO... E NÃO INGRESSAR NO CRIME!
AGORA , A CONTAGEM REGRESSIVA PARA 2016 COMEÇOU. FALTAM POUCO MAIS DE 1450 DIAS PARA O INÍCIO DOS JOGOS. MUITA COISA DEVERÁ SER FEITA PARA QUE TUDO CORRA DENTRO DO PREVISTO E DESEJÁVEL. ACREDITO, SINCERAMENTE, QUE(NO FINAL) FAREMOS UMA GRANDE FESTA. O CARIOCA É UM POVO MARAVILHOSO, COMO O É , A CIDADE. AS OLIMPÍADAS DO RIO 2016 SERÃO UMA GRANDE FESTA DO ESPORTE MUNDIAL!
MAURÍCIO MOREIRA-CREF5511

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

ASPARTAME OU AÇÚCAR?



Artigo escrito pela Dra. Mancy Marckle, afirma que quando a temperatura excede 30º C,o álcool contido no ASPARTAME se converte em formaldeído e daí para ácido fórmico (o ácido fórmico é o veneno das formigas), que provoca acidose metabólica.
A toxicidade do metanol imita a esclerose múltipla e as pessoas 
recebem diagnóstico errado de esclerose múltipla. A Esclerose múltipla não se constitui em sentença de morte, mas a toxicidade do metanol sim. 
No caso do Lúpus sistêmico, estamos percebendo que é quase tão
grave quanto a esclerose múltipla, especialmente em usuários de refrigerantes diet. 
Nos casos de Lúpus sistêmico causado pelo ASPARTAME, a vítima 
geralmente não sabe que o Aspartame é a causa de sua doença e continua com seu uso, agravando o lúpus a um grau tão intenso que 
algumas vezes ameaça a vida. Quando interrompemos o uso do Aspartame, 
as pessoas que tinham lúpus ficam assintomáticas.
Em uma conferência a Dra.  disse: 'Se você está usando ASPARTAME 
(Nutrasweet, Equal, e Spoonful, etc.) e sofre de sintomas como fibromialgia, 
espasmos, dores, formigamento nas pernas, câimbras, vertigem, tontura, dor de cabeça, zumbido no ouvido, dores articulares, depressão, ataques de ansiedade, fala atrapalhada, visão borrada ou perda de memória - você provavelmente tem a DOENÇA DO ASPARTAME!
O Aspartame muda a química do cérebro. É a causa de diversos 
tipos de ataque. Esta droga muda os níveis de dopamina no cérebro.
Imagine o que acontece com ospacientes que sofrem de Doença de
Parkinson? Também causa malformações fetais. Não existe nenhuma razão 
para se utilizar este produto.
NÃO É UM PRODUTO DIETÉTICO! Os anais do congresso dizem: ele 
faz você desejar carboidratos e faz engordar. Dr. Roberts viu que quando ele 
interrompeu o uso do Aspartame a perda de peso foi de 9,5 kg por pessoa. O 
formaldeído se armazena nas células adiposas, principalmente nos quadris
e coxas.
O Aspartame é especialmente mortal para os diabéticos. O Dr. H.J.
Roberts, especialista em diabétes e perito mundial em envenenamento pelo 
Aspartame, escreveu um livro entitulado: DEFESA CONTRA A DOENÇA DE ALZHEIMER www.sunsentpress.com/defenseAgainstAlzheimers.html
Dr. Roberts conta como o envenenamento pelo Aspartame está
relacionado à doença de Alzheimer. E realmente está. Mulheres de 30 anos 
estão sendo internadas com Alzheimer. São várias as evidências dos malefícios deste produto, segundo os especialistas no Congresso.

Dr. Russell Blaylock e Dr. Roberts lançarão ainda este ano livro com mais relatos a respeito do uso do aspartame.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

GORDURA TRANS: o perigo é bem maior...


A lei que entrou em vigor em 31 de Agosto de 2007, passou a obrigar os fabricantes de alimentos industrializados a identificar e discriminar no rótulo de seus produtos, a quantidade de gordura trans contida neles.
O problema é que enquanto a gordura animal – aquela encontrada na gordura da picanha ou nas manteigas – entope as artérias por placas gordurosas, a gordura trans não só entope, mas também torna a pessoa mais gorda ; o peso extra, tem tendência a se concentrar mais no abdomem, entre as vísceras ; triplica o risco de infarto ou derrame ; quintuplica a probabilidade de diabetes ; oferece 30% a mais de risco de casos de câncer, em especial os de mama, útero e cólon ; aumenta as taxas de triglicérides e de LDL, o colesterol ruim ; eleva a pressão arterial e reduz o colesterol bom, o HDL.
Não há gordura mais nociva à saúde do que a gordura trans! Ela é utilizada para dar mais sabor aos alimentos e para prolongar o prazo de validade dos mesmos.
A Organização Mundial de Saúde defende que a gordura trans não passe de 1% do total calórico diário. Então, sendo assim, você deve evitar ingerir as pipocas de microondas, os salgadinhos de pacote, as bolachas recheadas, os sorvetes, a maioria das margarinas e os lanches tipo fast-food.
Você pode e deve cuidar da sua alimentação. É uma questão de decidir o que é melhor para a sua saúde!!!