quinta-feira, 28 de junho de 2012

DICAS DE ABDOMINAIS

Abdominal (Flexão parcial do tronco) - Realizar de três a quatro séries, de 15 a 20 repetições, três vezes na semana em dias alternados.
“Com os joelhos flexionados em 90º, deitado e com a barriga para cima, eleve o tronco até o ponto onde a escápula é erguida do colchonete. Os dedos ficam entrelaçados atrás da cabeça, sem forçar o pescoço.”

Abdominal (Flexão inversa com joelhos flexionados) - Realizar três a quatro séries de 15 a 20 repetições, três vezes na semana em dias alternados.
“Deitado e com as mãos ao lado do quadril, o praticante vai elevar a pelve trazendo o joelho na direção do peito. As coxas são mantidas imóveis durante o exercício.”

Abdominal (Flexão parcial do tronco com rotação) - Realizar três a quatro séries de 20 a 30 repetições, três vezes na semana em dias alternados.
“Com os joelhos flexionados em 90º e deitado com a barriga para cima, eleve o tronco até o ponto em que a escápula é erguida do colchonete, fazendo rotação do tronco alternando os lados. Os dedos ficam entrelaçados atrás da cabeça.”


Abdominal estático(SEM MOVIMENTAÇÃO NENHUMA) - Contar até dez, mantendo a posição.
"De frente para o chão, com apoio de antebraços e pontas de pés, somente. O corpo fica reto, quase que paralelo ao chão. Não elevar o bumbum - o tronco deve ficar estendido. Contraia firmemente abdomem e glúteos.


Se é verdade que os abdominais não resolvem seu problema de gordura na barriga, é muito verdade que eles ajudam a disfarçar a "maldita" barriguinha e estabilizam sua coluna !!!
Maurício Moreira- CREF 5511 

quarta-feira, 27 de junho de 2012

PEDÔMETROS PODEM AJUDAR VOCÊ!!!


Os pedômetros são pequenos aparelhos de altíssima precisão e baixo custo que contam quantos passos você dá por dia. Eles podem motivar você a ser mais ativo, caminhando mais, utilizando escadas ao invés de elevadores, enfim, mudando para melhor seu estilo de vida.
Aliás, estivemos falando da importância de um estilo de vida saudável recentemente numa palestra, mas quero destacar agora a importância de ser  mais ativo. Pequenas atitudes mudam significativamente o gasto calórico diário e podem representar diminuição do peso corporal e melhoria da  qualidade de vida. Veja só:
>Trabalhar sentado gasta 700 Kcal/dia. Em pé, você gasta 1400!
>Ficar sentado trabalhando 300 Kcal/dia. Se trabalhar sentado, mas movimentar os braços(costura, artezanato...) o gasto calórico sobe para 700.
Voltando aos aparelhos "pedômetros", que tem cerca de 5 cm e pesam gramas, eles ajudam você a comparar dia-a-dia quantos passos você dá ao caminhar. Por exemplo: se você caminha 5.000 passos em um dia, você está numa situação de sedentarismo. Passando dos 7.000, você está começando a mudar de atitude. E se caminhar em torno de 9.000 passos por dia é ativo e vai evitar uma série de doenças.
Que tal pensar em comprar um destes aparelhos, verdadeiros "personal trainers" miniaturas! Compre pela internet mesmo - é facílimo e custa pouco. Seja ativo!!! Em tempo: alguns celulares estão vindo equipados com contadores de passos.
Maurício Moreira
CREF 5511

segunda-feira, 25 de junho de 2012

O EXERCÍCIO CERTO PRA VOCÊ

MUITAS PESSOAS ME PERGUNTAM QUAL EXERCÍCIO DEVEM FAZER? A RESPOSTA NÃO É TÃO FÁCIL ASSIM... MAS VAMOS LÁ:
CORRER, TEORICAMENTE É O EXERCÍCIO MAIS VIGOROSO E QUE GASTARÁ MAIS CALORIAS. MAS, CAMINHAR, É O EXERCÍCIO DE MENOR CONTRA-INDICAÇÃO PRA MIORIA DAS PESSOAS.
E PEDALAR? NEM TODAS AS PESSOAS MORAM EM CIDADES COM ESTRUTURA QUE FACILITE A BOA PEDALADA. RUAS AINDA SÃO INSEGURAS.PARQUES PÚBLICOS FICAM DISTANTES, MUITAS VEZES...
MAS, ENFIM, O EXERCÍCIO CERTO PRA VOCÊ, É AQUELE QUE VOCÊ SE SENTE BEM FAZENDO, ASSIM COMO A ACADEMIA CERTA É AQUELA MAIS PRÓXIMA DA SUA CASA!
QUANTO A INTENSIDADE DO EXERCÍCIO, ACERTE O PASSO PARA QUE SUA RESPIRAÇÃO ESTEJA NUM LIMIAR ENTRE O CONFORTÁVEL DEMAIS E O DIFÍCIL. A FREQUENCIA RESPIRATÓRIA DEVE SER INTENSA PARA QUE SEU EXERCÍCIO PRODUZA MELHORES RESULTADOS. PASSOS TIPO 'CAMINHANDA EM FRENTE A VITRINES" SÃO FRACOS. A SUA PASSADA DE TREINO DEVE SER NO RITMO DO "VAI CHOVER!", OU SEJA, MAIS RAPIDINHO...
ESPERO QUE TENHA AJUDADO A VOCÊ QUE PRECISA COMEÇAR SEUS TREINOS !
MAURÍCIO MOREIRA
CREF 5511-G

sábado, 23 de junho de 2012

PERDE E GANHA QUANDO SE PARA DE TREINAR


SE VOCÊ PAROU DE TREINAR ESTÁ PERDENDO, ISTO É CERTO!
MAS SE VOCÊ PAROU SEUS TREINOS AERÓBICOS, PAROU DE CORRER, PAROU DE CAMINHAR E NÃO PEDALA MAIS? PERDE MAIS RÁPIDO ESTA VALÊNCIA FÍSICA OU PERDE MAIS RÁPIDO A FORÇA MUSCULAR?
NÃO EXISTE UM CONSENSO QUANDO SE TRATA DESTE ASSUNTO, MAS ALGUNS ESTUDOS MOSTRAM QUE É MAIS FÁCIL PERDER A FORÇA MUSCULAR QUE A RESISTÊNCIA AERÓBICA. ESTA, LEVA MESES ATÉ DECLINAR AO ESTADO INICIAL, QUANDO VOCÊ NÃO TREINAVA AINDA.
JÁ A FORÇA MUSCULAR, APÓS ALGUMAS SEMANAS SEM TREINO, DECLINA VERTIGINOSAMENTE. MAS HÁ UM PONTO POSITIVO: AO RETOMAR SEUS TREINOS, A SUA FORÇA VOLTARÁ MAIS RÁPIDO QUE SUA POTÊNCIA AERÓBICA!
DE QUALQUER FORMA É MELHOR NÃO PARAR. SE O DESÂNIMO BATER, REDUZA A ACARGA DE SEUS TREINOS, MAS NÃO PARE TOTALMENTE! O RETORNO É SEMPRE MUITO COMPLICADO...
Seu Professor e amigo, Maurício. CREF 5511

sexta-feira, 22 de junho de 2012

EMAGRECER EXIGE ESFORÇO !


Conseguir emagrecer pode ser um suplício para algumas pessoas. Com tantas delícias “engordativas” por aí, fica difícil manter uma alimentação equilibrada. Tem que ter determinação! Algumas dicas podem ser interessantes: 

Tem gente que resolve pular refeições quando decide emagrecer. Esta atitude é a pior. Na refeição seguinte, você vai acabar descontando o que não comeu na anterior. Se alimente a cada três ou quatro horas, em pequenas porções. Isso também ajuda a eliminar a sensação de fome que faz comer em excesso. Carregue com você, barras de cereais e frutas secas, para preencher os horários. Nem sempre você terá tempo para uma refeição de fato!. Experimente também comer com calma. Coloque os talheres na borda do prato e mastigue lentamente. Parece uma atitude boba, mas ajuda a saciar a fome. 
Durante o dia, tente beber pelo menos dois litros de água. Mantenha na geladeira de casa iogurtes com polpa de frutas, pudins e gelatinas light (que ajudam na hora do desejo por doces), congelados light, saladas e legumes congelados, queijos magros, blanquet de peru e chester. Evite ao máximo os alimentos industrializados, como biscoitos recheados. De preferência, passe longe desta gôndola do supermercado. Quando for fazer compras, faça uma lista. E não saia dela. 
Nunca coma lendo ou vendo TV. Você acaba não prestando atenção no que está fazendo e pode comer demais. E tome cuidado com os molhos que usa. Alguns deles têm muitas calorias. Os molhos brancos também são calóricos demais. Aqueles molhos industrializados também devem ser evitados. Eles têm algumas substâncias em excesso, como o sal. 
Colaboração de Vanesca Soares-Nutricionista

quarta-feira, 20 de junho de 2012

ABDOMEM SARADO É DIFÍCIL !


Todo mundo reclama que quer uma barriguinha sequinha... mas conquistar uma barriga chapada exige mais do que dieta. Não basta contar calorias, é preciso escolher alimentos que favoreçam a ação do intestino e não retenham líquidos, por exemplo. A malhação, claro, é obrigatória, mas vai além dos abdominais­. Até o equilíbrio emocional é importante para quem busca um abdômen sarado­.

O estresse, os distúrbios hormonais e as alterações na flora­ intestinal podem resultar­ em gordura localizada porque elevam a produção de cortisol ou insulina­. Segundo o endocrinologista Filip­po Pedrinola­, de São Paulo, a insulina aumenta o tamanho das células de gordura­ e induz ao maior armazenamento delas no corpo. O cortizol, quando­ liberado em grande quantidade, como em situa­ções de estresse, aumenta o apetite­. “Por isso, tantas pessoas emagrecem, mas reclamam que não conseguem perder a barriga — que é resultado de um conjunto de hábitos pouco saudáveis”, diz. 

http://revistamarieclaire.globo.com