sábado, 26 de novembro de 2011

DICAS PARA TER UMA BOA ALIMENTAÇÃO

Divida a alimentação em 3 refeições principais
e 3 lanches intermediários.

Nunca pule uma refeição.

Coma mais devagar durante as refeições.

Mastigue no mínimo 30 vezes cada garfada.


Consuma muito líquido no intervalo das refeições.

Aumente o consumo de fibras.

Faça as refeições em lugar tranqüilo e sem pressa.

Fuja das grandes compensações do tipo comer muito e depois, por culpa, não comer mais
nada.

Restrinja a ingestão de alimentos
muito ricos em sódio ou sal.

Varie os alimentos, quanto mais colorida for a composição mais completa.

Inclua mais frutas, legumes e verduras
nos seus hábitos alimentares.

Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas.

Diminua o consumo de doces.

Procure substituir os produtos industrializados pelos mais naturais .

Diminua a quantidade de gordura da alimentação.

Faça exercícios físicos regularmente.
Nanci Rouse Teruel Berto
Nutricionista CRN 14408

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

HÁBITOS DE VIDA E SAÚDE

Você sabia que são os seus hábitos de vida que determinam a sua saúde? Pois é. Se seus hábitos de vida são adequados, o seu organismo será forte, resistente, e você dificilmente adoecerá. E o que vem a ser hábitos de vida adequados, já que este é o segredo da saúde ? É quando, na sua maneira de viver, você não agride o seu organismo e atende as suas necessidades. Mas, se você não atende as necessidades do seu organismo e, ao contrário, o agride, seus hábitos não são adequados e trarão dificuldades para sua saúde e provocarão doenças.
O ORGANISMO E SUAS NECESSIDADES
O ser humano foi criado por Deus como um organismo global, um todo que funciona em perfeita harmonia entre suas partes, e deve ser atendido em sua totalidade, para que tenha saúde. Assim, é importante que você conheça como ele é constituído. Seu organismo é constituído de corpo, mente e espírito, e cada uma destas partes têm suas necessidades próprias, que você precisa atender e cuidar bem. Se uma das partes estiver mal cuidada, o organismo todo estará prejudicado. Essas necessidades devem ser atendidas de acordo com as leis que determinam o que é melhor, e não de acordo com a vontade ou o gosto de cada pessoa. Este é o grande problema que têm causado muito prejuízo e sofrimento às pessoas: fazer o que é gostoso ( e não o que é correto, melhor e saudável) criando hábitos de vida prejudiciais, que provocam doenças.
Pense nisso e não se esqueça: só um corpo bonito, não resolve! É preciso estar com a cabeça em ordem e com um espírito em sintonia com Deus!!!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

STRESS X MEMÓRIA

Níveis de stress elevados podem, além de lhe deixar fora de si, prejudicar sua memória.
Quando um nome não vem a sua mente ou você esquece rapidamente algo que alguém acabou de lhe contar, a culpa não está, necessariamente, na idade ou até mesmo no Mal de Alzheimer – mas pode ser stress. “As partes do cérebro que formam a memória também servem para mediar o stress,” comenta Bill Klemm (PhD, professor de neurociência na Universidade A&M – Texas/EUA e autor do livro “Obrigado Cérebro, por tudo que você lembra”). “Então, tentar memorizar alguma coisa quando você está estressado é como se pedisse ao cérebro para fazer duas coisas ao mesmo tempo.”

O que isso quer dizer para você: reduzir o seu nível de stress é muito importante – mas nem sempre é fácil. Para aguçar sua memória sem deixar de cumprir sua longa lista de tarefas diárias, tente estas práticas: estimule sua mente por meio de desafios como ler, solucionar enigmas e charadas ou jogar xadrez; tudo isso ajuda a “alongar” o cérebro, diz Klemm. Alimente sua capacidade cerebral por meio de uma dieta pobre em gorduras saturadas (para manter suas artérias limpas; artérias limpas, memórias idem) e alto teor de anti-oxidantes – rica em frutas e vegetais. Estudos mostraram que ratos tinham a memória melhor quando submetidos a uma dieta rica em anti-oxidantes – mais especificamente a fruta Mirtilo (Blueberry).

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

HORA DE DECISÃO!!!

E não é a do campeonato brasileiro , não! É hora de decisão para as florestas brasileiras.
Nos próximos dias o Senado poderá encaminhar a votação da alteração do Código Florestal Brasileiro, cujo texto proposto vai significar mais destruição ambiental no Brasil.
Eu, confesso, estou preocupado com isso, pois tenho observado que mesmo dentro das cidades, as áreas verdes estão acabando...
A campanha "Floresta faz a diferença" é uma proposta do Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, criado por instituições não governamentais e diversos segmentos sociais cuja meta é recolher assinaturas a favor da proteção das florestas e contra as mudanças no projeto de reforma do Código Florestal que ameaçam o meio ambiente. É uma maneira de convocar a sociedade brasileira a se unir a esse desafio, contribuindo para a promoção do debate e a apresentação de propostas, de modo que o Senado tenha a seu alcance elementos para aprovar uma lei à altura do Brasil.
Se você quer saber mais, contate no_reply@wwf.org.br

sábado, 5 de novembro de 2011

AUTÊNTICO PILATES

Está havendo uma verdadeira febre por Pilates!!! As pessoas procuram informações, querem saber mais e são levadas a fazer os exercícios em studios por acreditarem que este treinamento fará milagre em sua forma física.
O grande problema é que devido ao grande interesse da população, multiplicaram-se ás pessoas que se apresentam como formadoras de “instrutores” do método Pilates. Em sua grande maioria, estas pessoas não possuem experiência suficiente para tal e tão pouco são habilitadas a ministrar qualquer curso na área.
Joseph Humbertus Pilates, antes de morrer, deixou a cargo de sua esposa, Clara, difundir seus conhecimentos e todos os arquivos referentes ao método e ao seu studio – Pilates NY, situado em Nova York(USA). Dona Clara, após um ano da morte do marido, e já com mais de oitenta anos conferiu a Romana, melhor aluna de Pilates os direitos de difusão e formação de instrutores do método.
Romana hoje está em plena atividade e no Pilates NY ainda treinam alunos de Joseph, com mais de setenta anos de idade. O único centro formador de instrutores de Pilates no Brasil é o Pilates Brasil, de propriedade de Inélia Garcia – chilena radicada em São Paulo.
Tive a grande oportunidade de conhecer a Prof. Inélia em Congresso Internacional em Foz do Iguaçu-Pr. Formada em Educação Física pela Universidade do Chile ela detém a única franquia do autêntico método Pilates. Ministrou curso de atualização a quase cem participantes e obteve a admiração de todos os congressistas pela seriedade com que encara os princípios deixados por Pilates.
Você pode e deve praticar os exercícios de Pilates. Mas vale a pena investigar que formação tem seu instrutor e se ele possui os pré-requisitos básicos para exercer trabalhos de prescrição e treinamento físico. Bons treinos!!!
Maurício Moreira
Personal Trainer