terça-feira, 23 de agosto de 2011

PESQUISA MOSTRA COMO GANHAR 4 ANOS DE VIDA !

A pesquisa realizada na Suécia, mostrou como ganhar quatro anos de vida a partir dos 50 anos de idade.
Exercícios intensos aumentam expectativa de vida, assim como moderados. Os exercícios muito leves devem ser utilizados para reabilitação física.
Estudo feito na Suécia acompanhou pacientes durante duas décadas.A pesquisa publicada na revista "British Medical Journal" mostra que 2.200 homens com idade acima dos 50 anos, foram acompanhados por mais de 20 anos, período durante o qual foram registrados o padrão de atividades físicas e a mortalidade no grupo estudado. As atividade físicas foram classificadas de leves a intensas de acordo com a frequência e intensidade.
Para estar no grupo de atividades intensas os participantes precisavam relatar: atividade esportiva competitiva ou treinamento esportivo, atividades recreativas esportivas ou trabalhos externos, como jardinagem intensa, pelo menos três vezes por semana. Esse grupo apresentou uma redução de mortalidade de 32% quando comparado ao grupo que não praticava exercícios. Mesmo quem praticava atividades de forma moderada também tinha redução da mortalidade, só que dessa vez de 22%.
A avaliação do ganho em anos de vida foi obtida ao se aplicar o efeito de redução da mortalidade sobre a expectativa de vida daquele grupo. Os pesquisadores chamam a atenção para um detalhe importante. Os benefícios dos exercícios só aparecem após 10 anos de atividade física.
Como se pode ver o segredo está em se manter fisicamente ativo sempre, seu corpo e sua saúde agradecem.
Luis Fernando Correia é médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

SEU TRABALHO TE DÁ DOR NAS COSTAS?

Você não precisa ser bombeiro, policial ou mesmo trabalhar em uma usina nuclear para correr riscos em seu ambiente de trabalho. Basta ficar sentado na sua mesa de trabalho por volta de 40 a 60 horas semanais, ou empilhando coisas em prateleiras sem flexionar os joelhos. Adicione a isto aquele estresse usual e a esticada de pescoço para enxergar de perto a tela de computador. Ambulância! Que trabalho é esse?
Você passa grande parte de seu tempo trabalhando, então além de seus negócios, você precisa aprender a administrar seu corpo. Siga estas dicas e suas costas vão agradecer.
Mantenha a tela do computador no nível dos olhos, para que assim suas costas e cabeça permaneçam alinhadas.
Se você fica no telefone a maior parte do dia, utilize "headphones". Eu sei que você pode não ser telefonista ou cantor performático mas mesmo assim, este aparato evita que você fique inclinado apoiando o telefone entre a cabeça e o ombro enquanto escreve ou digita no seu computador.
Quando sentado, coloque uma pequena toalha enrolada em forma de cilindro na curva localizada na base das costas.
Evite deixar carteira ou outros objetos no bolso de trás da calça enquanto está sentado.Sente-se sempre com os pés apoiados no chão, e não na cadeira ou mesa.
Quando for levantar pesos, flexione os joelhos, e caso o peso seja muito grande lembre-se: Antes pedir ajuda do que ter que pedir socorro depois.
Por
Equipe de Jornalismo
DO Planeta Natural