terça-feira, 28 de junho de 2011

PEDRA NOS RINS AUMENTA RISCO DE INFARTO

A relação entre as duas doenças pode estar na tendência genética ao acúmulo de cristais de cálcio nos rins e nas artérias


Tendência genética: pacientes com histórico de pedras nos rins correm mais riscos de problemas cardíacos

Um estudo apresentado no último Congresso Americano de Urologia, em Washington, sugere que quem sofre de cálculo renal tem 31% mais riscos de desenvolver problemas cardiovasculares. Segundo os pesquisadores, uma possível explicação seria a tendência genética de acumular cristais de cálcio nos rins e nas artérias.

Foram acompanhados, por nove anos, 15.424 pacientes. Os 4.564 voluntários que sofriam de cálculo renal apresentaram, inicialmente, risco 38% maior de sofrer infarto. Quando os pesquisadores ajustaram a análise para anular a influência de outras doenças, como hipertensão, diabetes, obesidade, colesterol elevado, dependência de álcool ou cigarro, o índice passou para 31% — ainda considerado alto por especialistas.
A matéria faz parte da última edição da revista Veja(24/6/2011)

segunda-feira, 27 de junho de 2011

TREINANDO NOS DIAS DE INVERNO

A MELHOR HORA PRA COMEÇAR!

Muito embora possa parecer estranho eu dizer isto, é verdade: o inverno é a melhor hora pra se começar um programa de treinamento físico. Veja porque e leia dicas importantes para seus treinos:

1) Você terá tempo para conseguir seus resultados até o verão, quando as roupas são mais leves, o corpo aparece mais e bate aquela vontade de ir pra praia!
2) No inverno o gasto calórico aumenta, pois é necessário mais energia para manter a temperatura corporal em equilíbrio, resistindo aos dias mais frios.
3) O frio aumenta a sua capacidade de se exercitar. Os melhores resultados são alcançados nos dias frios, pois você terá uma vontade maior de se " esquentar " rapidamente fazendo o melhor na sua atividade física.
4) Mantenha sua alimentação balanceada e opte por alimentos de valor nutricional elevado. Uma alimentação rica em fibras sustenta muito seus dias de treinos. Frutas da estação devem ser consumidas. Fuja das calorias vazias(que não alimentam nada!)
5) Não deixe a hidratação de lado. Beber líquidos é importante tanto no inverno quanto no verão. Uma hidratação adequada mantém ou até melhora sua performance, evitando queda de rendimento nos treinos. Observe se você está bebendo líquidos de forma adequada, analisando a cor da urina. Se ela estiver mais pra escura, pode ser um indicativo de má hidratação!
6) Casacos muito fechados ou pesados demais são contra indicados. Eles atrapalham o exercício e aumentam muito sua temperatura, fazendo cair seu rendimento. Depois do aquecimento, deixe seu casaco de lado e use-o logo depois do treino pára evitar as doenças do inverno.
7) De maneira nenhuma use roupas plásticas coladas ao corpo e muito menos enrole plásticos no corpo afim de "queimar" as gordurinhas. Isto é mito e não permite que sua transpiração ocorra de forma segura.
8) Finalmente, não se esqueça da preparação para o treino. Os dias frios são campeões de produzir lesões. Faça seus alongamentos com calma, movimente pernas e braços, flexionando e extendendo membros superiores e inferiores. Gaste tempo se preparando. Você irá não só preparar seus músculos, mas aquecer seu ritmo cardíaco também! Comece a treinar agora! Bons treinos!!!

MAURÍCIO MOREIRA
CREF 5511 - Graduado na UERJ

quinta-feira, 23 de junho de 2011

SONHO DE MENINO


Este vídeo foi elaborado por meu filho Henrique e tem por base a história relatada na música Sonho de Menino de Alexandre Biancovilli. A cidade é Cambuquira/MG e os personagens são meus pais Milton e Rachel, minha espôsa Nara e meus filhos, Henrique e Guilherme.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

O PODER DO EXERCÍCIO FÍSICO !

VOCÊ PODE ATÉ NÃO FAZER NADA... VOCÊ ATÉ ACHA ADMIRÁVEL AQUELES QUE TREINAM...OU VOCÊ É DAQUELES QUE ACHA UMA LOUCURA SUAR A CAMISA?
A VERDADE É QUE SEJA QUAL FOR A SUA SITUAÇÃO, OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA REGULAR DE EXERCÍCIOS FÍSICOS, SÃO INEGÁVEIS. NA VERDADE, NEM DÁ MAIS PRA DISCUTIR ESTE ASSUNTO DE TÃO ÓBVIO QUE FICOU.
ATÉ OS PLANOS DE SAÚDE ESTÃO ENXERGANDO QUE QUEM FAZ EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARES VAI MENOS AO MÉDICO E GERA MENOS DESPESAS PARA O SISTEMA. VOCÊ DEVE ESTAR SABENDO QUE ESTES PLANOS ESTÃO PARA BRINDAR SEUS FILIADOS QUE COMPROVEM FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARMENTE - TAL QUAL O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ FAZ SEU SEGURO DE VEÍCULO - USOU POUCO, PAGOU MENOS!
POIS BEM. E VOCÊ SABE O QUE VOCÊ PRECISA FAZER DE EXERCÍCIOS? SÓ 150 MINUTOS! É ISSO MESMO: SOMENTE ESTES MINUTINHOS POR SEMANA LHE TIRARÃO DO SEDENTARISMO. E A BOA NOTÍCIA É QUE NÃO PRECISA FAZER TUDO DE UMA VEZ. UMA HORA DE MUSCULAÇÃO NUM DIA, MAIS OUTRA HORA DE CORRIDA . . . NÃO, NÃO NÃO!!! FAÇA 30 MINUTOS POR DIA E PODE ATÉ PARCELAR ESTES TRINTA. FAZ DEZ DE MANHÃ, MAIS 10 CAMINHANDO PRA CASA NO FIM DO DIA E 10 DE ALONGAMENTOS AO FIM DO DIA. FICOU FÁCIL, NÃO É?
E O QUE É MELHOR: CUSTA MUITO POUCO!!! É SÓ VOCÊ QUERER! VAI... FAZ!!!